5 erros para não cometer ao escolher o seguro de carro

A compra ou troca de um automóvel é um momento importante na vida do consumidor, não é verdade? Junto com a parte burocrática da venda ou compra do veículo, ainda temos outro ponto, que é o seguro.

Ao contratar um seguro, é importante estar atento a todos os detalhes, pois eles podem fazer toda a diferença tanto no momento da escolha quanto no momento do acionamento da proteção.

Por isso, trouxemos aqui os 5 erros mais comuns no momento de escolher o seguro.

Erros comuns ao escolher o seguro de carro

Escolher um bom seguro para o seu veículo é uma tarefa que exige muita pesquisa, calma e atenção para tomar as melhores decisões e fazer a melhor escolha.

Para lhe ajudar, trouxemos alguns erros muito comuns na escolha do seguro auto e como fazer para reverter esses erros. Veja!

1. Não buscar informações sobre as corretoras e seguradoras

Um dos maiores erros ao escolher o seguro auto, e inclusive um dos mais comuns, é não buscar informações sobre as corretoras e seguradoras, a fim de saber qual oferece os melhores seguros e coberturas.

Por isso, a melhor escolha é pesquisar quais as seguradoras disponíveis no mercado, como elas são avaliadas e qual a cobertura dos seguros, considerando o custo-benefício, e não apenas o

custo.

Outra dica para conhecer melhor a empresa é pesquisar as reclamações em sites como o Reclame Aqui, onde está registrada a reputação da empresa e a sua capacidade em resolver problemas e negociações.

Portanto lembre-se: todos os detalhes fazem diferença aqui.

2. Não saber a cobertura do seguro

Outro erro muito grande ao escolher o seguro do seu carro é não conhecer as cláusulas do seguro e a sua cobertura.

Aqui, é importante lembrar de sempre verificar a cobertura, quais os sinistros previstos na apólice e se existe a possibilidade da seguradora não pagar a indenização ao condutor.

Por exemplo, digamos que você está em busca de um bom seguro que ofereça uma boa cobertura, e claro, caiba no seu bolso. Coincidentemente, você encontrou uma proposta com um valor relativamente baixo.

Em todo o caso, é importante verificar qual a cobertura do seguro, se ele cobre acidentes, furtos, roubos e demais situações que possam surgir, para que você não contrate um seguro que não lhe ampare completamente.

Por isso, sempre que houver perguntas ou dúvidas, pesquise e questione para não deixar passar nenhuma informação.

3. Não saber o valor do seguro

E por falar em detalhes, outro ponto que faz toda a diferença, e que é um grande erro, é não saber o valor do seguro. Mas como assim?

Normalmente, os seguros são pagos mensalmente, dependendo do valor da apólice e da sua cobertura. Porém, não existem apenas esses valores a pagar e por isso, é importante você estar atento aos detalhes.

Dependendo do seu tipo de seguro, ao acionar a seguradora, será necessário pagar uma cota, além do valor da mensalidade do seu seguro, o que pode lhe pegar desprevenido e causar alguns prejuízos financeiros.

Por isso, pesquise sobre as franquias do seu seguro e o valor que eles possuem, tanto para tomar a decisão de escolher o seguro quanto para se programar caso precise acioná-lo.

4. Não escolher o principal condutor do automóvel

Outro ponto essencial quando falamos de seguro de automóveis é a definição do condutor principal, ou ainda, a condução dividida do veículo.

Por isso, se você divide o seu veículo com alguém, seja cônjuge ou familiar, deve informar para a seguradora quem é o condutor principal, pois esse ponto é importante para poder definir alguns detalhes na autorização do seguro.

Comumente, o condutor principal é aquele que possui idade menor e que será definido como o principal responsável pelo veículo.

Além disso, esse ponto é essencial no momento da contratação, inclusive no que se trata das

documentações e autorizações do seguro. Portanto, esteja atento.

5. Não atualizar as informações

E por último, mas não menos importante, a falta de atualizações das suas informações também constitui um erro muito grande quando falamos de seguro.

Neste caso, sempre é importante atualizar dados como telefone para contato, endereço e outros dados pessoais, para que não haja divergência de dados no momento do acionamento do seguro.

Perceba que contratar um bom seguro exige bastante dedicação aos detalhes e pesquisa prévia, mas com as informações corretas e seguindo estas dicas, você conseguirá fazer a melhor escolha.

Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no site Smartia Seguros.

Instagram Adoro Plantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui