Instagram cresce no Brasil com vídeos online e ultrapassa os 100 milhões de usuários

0
Instagram cresce no Brasil

Fonte: Unsplash

Nos últimos dois anos, o Instagram tem focado totalmente na publicação de vídeos online por parte dos usuários. O Reels e o IGTV, por exemplo, foram recursos essenciais para a plataforma superar os 100 milhões de usuários no Brasil. Atualmente, o país aparece como o terceiro país que mais usa o Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Índia. No mercado interno, somente o Facebook e o WhatsApp contam com mais usuários ativos entre todas as redes sociais disponíveis por aqui.

Desde a chegada dos recursos direcionados para a publicação de vídeos, o Instagram deixou de ser uma mídia voltada para fotos e se transformou em uma das melhores plataformas para publicação do formato mais interativo. Segundo dados oficiais do Facebook, cerca de 500 milhões de pessoas publicam vídeos nos stories diariamente, sendo que quase 35% são de empresas comerciais. Ou seja, o recurso é usado não apenas por diversão, mas também para questões profissionais.

O sucesso do Reels, por exemplo, é algo que já falamos por aqui. Esse recurso lançado em 2020 abriu espaço para que os influenciadores digitais pudessem criar ainda mais conteúdos no Instagram, inclusive com campanhas comerciais. A ferramenta foi lançada como resposta ao sucesso do TikTok, a rede social chinesa focada em vídeos de curta duração. Recentemente, a Google lançou o YouTube Shorts com o mesmo objetivo.

As redes sociais estão ficando cada vez mais importantes no Brasil, e atingindo milhões de pessoas. O próprio Instagram conseguiu ultrapassar a barreira dos 100 milhões de usuários, e se mantém atrás apenas do Facebook e do WhatsApp no ranking de redes sociais mais utilizadas por aqui. Entretanto, as três plataformas possuem públicos diferentes, o que garante ao Instagram a liderança quando o assunto é vídeo online nas mídias digitais.

Outros recursos para vídeos

Não são apenas as redes sociais que lançam ferramentas voltadas para os criadores de conteúdo. O sucesso dos vídeos online está incentivando empresas no desenvolvimento de recursos que facilitam na criação e edição de posts para as redes sociais. Esse é o caso, por exemplo, do software Intro Maker lançado pela InVideo. A ferramenta possui mais de 4 mil templates personalizáveis que ajudam o usuário a criar uma intro ideal para qualquer categoria de vídeo. Além disso, como uma biblioteca de imagens, músicas e vídeos, é possível criar todo o conteúdo na plataforma, além da própria introdução.

O uso de tais ferramentas é essencial para que mais pessoas possam publicar conteúdos na internet. Isso é um dos motivos que explicam o sucesso do Instagram, pois a plataforma abre espaço para qualquer tipo de criador de conteúdo. Porém, é evidente que os vídeos com maior qualidade chamam mais atenção, e o uso de editores de vídeos online pode fazer uma grande diferença no alcance de um determinado post.

Com um algoritmo ainda mais focado nos vídeos online, como mostra o blog Bume, a ideia de investir tempo e criatividade neste formato parece ser o mais correto. Isso não é algo que acontece apenas no Instagram, mas em todas as redes sociais. Até mesmo o Facebook e o WhatsApp, que lideram o ranking de audiência, estão abrindo espaço para este formato nas plataformas.

Os vídeos online estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, e o Instagram agiu cedo para garantir que os usuários possam publicar conteúdos assim na plataforma. Isso significa que a rede social antes dedicada para as fotos, agora é uma referência quando o assunto é vídeo. O lado bom é que são mais opções para consumir na internet.

Artigo anteriorC-Pack lança embalagens antivirais
Próximo artigo7 destinos para conhecer na Ilha da Madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui