A safra de café de 2021-2022 do Brasil já foi colhida e está disponível para exportação, principalmente para os EUA, Europa e Japão

Apesar de ser o ano de baixa para a safra de café arábica — a dinâmica da safra se baseia em um ano de alta produção e outro de baixa produção — o mercado geral continua crescendo graças à expansão das plantações e ao aumento da eficiência da mecanização e do apoio logístico de ponta a ponta da Maersk, entre outros.

Mariana Lara, diretora comercial da Hamburg Süd/AP-Moller Maersk, explica que “as principais regiões produtoras do país são o sul de Minas Gerais e o norte do estado de São Paulo. Além disso, o porto de Santos é responsável por 70% das exportações nacionais”.

Atualmente, uma em cada três xícaras de café consumidas no mundo vem do Brasil. Em todo o mundo, estima-se que mais de 2 bilhões de xícaras são servidas diariamente nos seis continentes. Neste contexto, a Maersk tem atuado junto aos fornecedores brasileiros de café para atender à crescente demanda global, apesar do aumento dos custos.

O valor do café aumentou muito no ano passado: de R$ 500-R$ 600 para R$ 1200-R$ 1300 a saca, e o custo do frete também aumentou. No entanto, isso não diminuiu o apetite do mercado internacional, que vem apresentando forte retomada com a melhoria nos índices da pandemia.

À medida que a “revolução das cápsulas” dá lugar à última moda do “café gota a gota”, a China, tipicamente um território onde se consome chá, tornou-se um novo mercado importante, especialmente entre os jovens de 20 a 30 anos, que veem o café como um produto de luxo.

“Temos trabalhado com clientes e parceiros para oferecer um atendimento dedicado e proporcionar melhores condições de retenção de contêineres, permitindo maior segurança e tempo para organizar a exportação e o embarque, e cumprir procedimentos específicos, em especial, processos de aprovação de amostras”, afirma Lara.

A atuação da empresa em dados logísticos de ponta a ponta tem contribuído para a redução das “perdas pós-colheita para os fornecedores brasileiros de café, possibilitando oferecer silos de armazenamento para clientes menores que não possuem essa estrutura em suas fábricas, modernizando a infraestrutura e redução do desperdício”, analisa.

A Maersk realizou o primeiro transporte de sacos via avião (principais amostras para a Ásia) e está prospectando oportunidades de embarque de cargas LCL (carga inferior a um contêiner) para mercados estratégicos, como a Colômbia.

Sobre A.P. Moller – Maersk

A.P. Moller – Maersk é uma empresa de logística de contêineres integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de abastecimento de seus clientes. Como líder global em serviços de transporte marítimo, a empresa opera em 130 países e conta com 80 mil colaboradores ao redor do mundo.

Sobre a Hamburg Süd

Fundada em 1871, a Hamburg Süd é uma marca forte no setor internacional de serviços de logística. Como companhia de navegação de contêineres, possui 250 escritórios em mais de 100 países. Como um dos fornecedores líderes no transporte marítimo internacional, a empresa oferece soluções de logística de porta a porta de uma só fonte.

Em 2021, a Hamburg Süd comemora o seu 150.º aniversário.

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