Somos um país com 200 milhões de habitantes. Com isso, é mais do que natural que haja uma polivalência de tipos de atletas, certo? Sim, certo! Embora muitos achem que o Brasil é, somente, um celeiro de jogadores de Futebol, há diversos brasileiros se destacando em vários outros esportes. No basquete, por exemplo, temos o brasileiro Nenê. E até mesmo no Futebol Americano temos um jogador, Cairo Santos, que recentemente ganhou o prêmio de melhor chutador universitário dos Estados Unidos.

Outro esporte que conta com cada vez mais brasileiros fazendo sucesso é o poker. Pode não parecer, mas esse carteado que você joga bêbado com seus amigos nos finais de semana é levado bastante a sério por muitos profissionais brasileiros. Criado no século XIX nos Estados Unidos, o poker evoluiu de tal forma que passou a ter campeonatos em várias partes do mundo (com premiações incrivelmente altas em termos financeiros) e vários sites dedicados para os jogadores da modalidade praticar.

Listamos aqui, então, alguns jogadores brasileiros de poker que tiveram sucesso em suas carreiras. Não vamos fazer um “top 10” porque acaba sendo difícil qualificar quem é o melhor – ou até mesmo porque André Akkari provavelmente supera todos em termos de técnica. Sem mais delongas, então, vamos mostrar alguns brasileiros bem sucedidos na modalidade.

Gabriel Goffi

Gabriel Goffi

Gabriel, com apenas 18 anos, foi fazer intercâmbio antes de prestar vestibular e do cursinho. O destino foi Londres, capital da Inglaterra. Lá, conheceu o poker de forma amadora e se apaixonou pela coisa. Com efeito, decidiu estudar a modalidade e, de volta ao Brasil, decidiu participar de campeonatos e estudar com mais afinco ainda – o poker, não para a FUVEST (vestibular da Universidade de São Paulo). “Meu primeiro contato foi quando tinha 17 anos. Fui apresentado por amigos de escola, tinha reuniões semanais pra tomar cerveja, algo de diversão. Vi que aquilo não era só um jogo de sorte, mas que era necessário ter habilidade. Comecei a pesquisar e ver que poderia colocar meu lado competitivo e de estratégia. Estudei isso”, falou. Hoje Goffi é um dos milionários da modalidade e já venceu o equivalente ao Campeonato Brasileiro de Poker. Nada mal para quem começou brincando com os amigos.

André Akkari

André Akkari

Uma lista com os melhores brasileiros da modalidade não poderia deixar de contar com Akkari. Comentarista de poker nos canais ESPN, Akkari é um dos dos dois únicos brasileiros a já ter vencido uma etapa da World Series of Poker. Akkari é, também, um dos criadores do circuito brasileiro, o BSOP. Não bastasse isso, André é o técnico do jogador Ronaldo desde que ele foi contratado pelo site Poker Stars para promover o esporte.

Larissa Metran

Larissa Metran

Você trocaria o diploma da faculdade de Direito para se aventurar num mundo dominado por homens? Larissa fez isso. “Eu vivo do poker há três anos, desde quando saí da faculdade. Além de participar de torneios em Goiânia na época, dou treinamento a jogadores profissionais”, disse numa entrevista. Larissa atualmente participa de torneios em Las Vegas e representa um site de poker (a Full Tilt, que vem contratando bastante mulheres para tanto). E ainda é bonita. É mole?