Finalmente uma europeia foi eleita Miss Universo 2016! Iris Mittenaere, representando a França, quebrou o longo tabu que vinha desde 1990, quando a norueguesa Mona Grudt fora eleita. É verdade que Oxana Fedorova, da Rússia, ganhou em 2002, mas a bela foi destronada dando lugar à Justine Pasek, que apesar de ser ucraniana de nascimento, representava o Panamá. Raquel Pélissier (do Haiti) e Andrea Tovar (da Colômbia) foram segunda e terceira colocadas, respectivamente. Agora quem sabe os europeus dêem mais importância à competição – já que é sabido que os concursos nacionais do velho continente privilegiam o Miss Mundo. A nova Miss Universo é estudante de odontologia e se tornou a segunda francesa a conquistar a coroa em todos os tempos (a primeira foi Christiane Martel, em 1953), igualando o Brasil em número de conquistas.

Veja: Miss Universo 2017 já tem candidatas

E infelizmente não deu para nossa Miss Brasil. Raissa Santana teve uma brilhante participação, desfilou bem, chegou em plena forma, mas parou no TOP 13; repetindo a colocação do Brasil nos últimos anos. Raissa já havia quebrado um longo tabu ao ser (apenas) a segunda negra eleita Miss Brasil em todos os tempos (a primeira, Deise Nunes fora eleita em 1986). Mas coroa que é bom, infelizmente não veio. O Brasil, da mesma forma que a França, conquistou a coroa em apenas duas oportunidades, com Iêda Maria Vargas (RS) em 1963 e Martha Vasconcellos (BA) em 1968.

A 65ª edição edição do Miss Universo foi realizada no Mall of Asia Arena, em Pasay, região metropolitana de Manila, nas Filipinas. Já era dia 30 de janeiro, horário local, mas no Brasil o concurso começou em 29 de janeiro. Foi a terceira vez que o evento foi sediado em terras Filipinas; as primeiras foram em 1974 e 1994. A apresentação, novamente, foi de Steve Harvey, ele mesmo, na companhia de Ashley Graham (a modelo plus size mais famosa do momento, talvez até para reforçar a nova imagem de que o corpo magro não é mais o padrão do MU). O show teve transmissão ao vivo da TNT e BAND.

A grande surpresa do evento (onde a organização deixou bem claro que o corpo considerado perfeito em anos passados não valia mais) foi a Miss Venezuela não entrar no TOP 13. Tops 20, 15 ou 13 sem Venezuela é uma aposta que certamente pouquíssimas pessoas fizeram. Sem contar a bela Mary Esther Were, a primeira Miss Quênia a classificar num Miss Universo; e chegou a TOP 6!

A organização nacional, agora a cargo da Polishop, merece críticas. E não é pelo fato da não conquista da coroa este ano. De novo, enquanto o Miss Universo já contava com várias candidatas, o Miss Brasil ainda engatinhava nos estaduais! Essa falta de tempo, que todo ano acontece, certamente prejudicou a Raíssa e muitas brasileiras que tinham reais chances de trazer a coroa; apesar da forte influência política que ronda o certame. A própria vitória de Pia Alonzo Wurtzbach, eleita num dos episódios mais polêmicos da história do concurso, deixou muitas dúvidas sobre a honestidade da organização. No dia seguinte à sua vitória já era especulado que a próxima edição seria nas Filipinas. Dito e feito. A vitória de Olivia Culpo em 2012 e tantos outros resultados, digamos, discutíveis, tiraram a confiança de boa parte dos que acompanham o Miss Universo.

De qualquer forma, a confiança dos brasileiros era imensa, como não acontecia há muitos anos. O resultado de nossa enquete é prova disso:

Miss Universo 2016 | Enquete

Enquete encerrada – A pergunta era se nossa Miss Brasil, Raissa Santana iria finalmente trazer a coroa? O resultado foi:

Miss Universo 2016 Enquete

E a imagem abaixo é o resultado da nossa primeira enquete deste post do Miss Universo 2016, quando perguntamos se na opinião dos leitores o Brasil não vencia porque não envia candidatas certas ou porque é prejudicado na cara dura mesmo.

Resultado enquete Miss Universo 2016

O Miss Universo 2016

A WME-IMG, gigante do setor de moda e entretenimento, que representa artistas em todas as plataformas de mídia: filmes, televisão, música, teatro e internet, adquiriu os direitos da franquia Miss Universo, que até o começo do ano passado eram de Donald Trump – e que recentemente adquiriu também a franquia de lutas UFC; infelizmente não trouxe novidades concretas. A única (e polêmica) grande mudança foi a introdução dos votos via internet. Eu não sou fã dessa prática, pois premia o fanatismo maior em detrimento da mais bela e apta a conquistar a coroa. Qual o sentido de poder votar até 10 vezes por dia em 2 aplicativos e no site? Isso não é justiça, é torcida. Ano passado os votos tiveram um peso enorme no resultado final. Enfim… A mais votada este ano na internet foi a Miss Tailândia (sem novidade. Ou é Tailândia ou é Filipinas).

Neste ano a organização lamentavelmente não divulgou fotos oficiais de biquini e traje de gala, como tradicionalmente acontece. Uma pena. Poderiam ao menos ter fotografado as misses durante o desfile preliminar, sem pesar no Photoshop, dando assim a oportunidade para que todos vissem as misses num mesmo cenário, luz e câmera. Espero que revejam essa política na próxima edição.

E durante a grande final as candidatas desfilaram novamente em moda praia e traje de gala; as que avançaram para o TOP6 enfrentaram ainda a temida ‘Final Question’ e depois o ‘Final Look’, onde tiveram a última oportunidade de desfilar para o júri.

A Miss Universo 2016 Iris Mittenaere, vai morar em um apartamento de luxo, em Nova York, durante o período de reinado, servindo de base enquanto ela viaja pelo mundo “desenvolvendo e representando suas plataformas e aumentando a conscientização e fundos para iniciativas de caridade”, segundo a organização. Além da moradia temporária, Iris ganhará salário por um ano; todas as despesas pagas; guarda-roupa e consultoria de estilo do estilista oficial da Miss Universo Organization; extensa agenda de viagens nacionais (dentro dos EUA) e internacionais; acesso a diversos eventos de Nova York, incluindo estréias de filmes, semanas de moda, eventos esportivos e oportunidades de carreira apresentadas por uma das maiores agências de entretenimento do mundo, a WME | IMG, empresa que controla a organização Miss Universo.

Resultado final do Miss Universo 2016

Vencedora: (França) Iris Mittenaere
2º lugar: (Haiti) Raquel Pélissier
3º lugar: (Colômbia) Andrea Tovar

Completaram o top 6 do Miss Universo 2016

(Filipinas) Maxine Medina
(Quênia) Mary Esther Were
(Tailândia) Chalita Suansane (a mais votada pela internet)

Completaram o top 9 do Miss Universo 2016

(Canadá) Siera Bearchell
(Estados Unidos) Deshauna Barber
(México) Kristal Silva

Completaram o top 13 do Miss Universo 2016

(BRASIL) Raissa Santana
(Indonésia) Kezia Roslin Cikita Warouw
(Panamá) Keity Drennan Mendieta
(Peru) Valeria Piazza

Melhor Traje Típico: (Myanmar) Htet Htet Htun

A primeira seleção do concurso aconteceu no dia 26 de janeiro, três dias antes da grande final. Foi o aguardado Desfile Preliminar, onde todas as misses se apresentaram de biquíni e em traje de gala. Foi aqui que os jurados puderam ver todas em ação para formar o TOP 12 (não sei o motivo de terem definido 12 ao invés de 15 ou 20…). Não assistiu o desfile? Aqui está o vídeo; avance até os 12 minutos, que é quando de fato começa o show:

Últimas Notícias do Miss Universo 2016

E foi neste espaço que eu trouxe as últimas notícias do concurso; conforme divulgadas pela organização; veja um resumo:

26 de janeiro | Aqui está o vídeo editado apenas com a participação da nossa Miss Brasil no desfile preliminar:

26 de janeiro | Nesta data a organização confirmou que não haveria filipinos entre os jurados. No mesmo dia os nomes dos jurados foram liberados: (na ordem em que aparecem na foto abaixo):
Cynthia Bailey (atriz do seriado Real Housewives Atlanta) Americana
Dayanara Torres (Atriz e Miss Universo 1993) Portorriquenha
Sushmita Sen (Atriz e Miss Universo 1994) Indiana
Leila Lopes (Miss Universo 2011) Angolana
Mickey Boardman (diretor editorial da revista PAPER) Americano
Francine LeFrak (produtora de teatro e filantropa) Americana

Jurados do Miss Universo 2016

17 de janeiro | As 86 candidatas do Miss Universo 2016 desfilaram com maiôs da grife italiana Yamamay, tradicional patrocinadora do concurso. Assista:

09 de janeiro | Esta data marcou a chegada de Raissa Santana nas Filipinas. O confinamento estava marcado para começar oficialmente em 12 de janeiro.

09 de janeiro | Alexandre Herchcovitch foi o estilista escolhido para o tradicional traje de gala – o que gerou muita comemoração de muitos que pediam uma renovação nesse aspecto. Segundo a organização, o vestido foi o primeiro com o crystal mais brilhante do mundo, oferecido pela Preciosa Crystais, uma das mais famosas fábricas de cristais, localizada na República Tcheca. O traje era branco, com gola alta e manga longa; com a perna totalmente de fora e uma cauda, disse Herchcovitch. Raissa também utilizou joias Ana Rocha Appolinario e sapatos Di Cristalli.

07 de janeiro | Nossa Miss Brasil, Raissa Santana embarcou rumo ao Miss Universo no dia 7 de janeiro; no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

01 de novembro | Neste dia confirmaram de forma oficial a data do concurso: 29 de janeiro – dia 30 nas Filipinas.

18 de outubro | A Miss Brasil 2016 posou para o fotógrafo Danilo Borges, responsável pelo ensaio de divulgação do Miss Universo; com maquiagem de Saulo Fonseca.

02 de outubro de 2016 | E na madrugada de sábado para domingo finalmente conhecemos nossa Miss Brasil, Raissa Santana.

03 de junho de 2016 | Esta data trouxe um boato que se repete todo ano sobre a sede do concurso; no caso, o jornalista Robin Leach, do ‘Las Vegas Sun’ divulgou que o Miss Universo seria em Las Vegas, no mês de dezembro. Segundo ele a organização pretendia fazer de Las Vegas a sede fixa do concurso. Como vemos, não se confirmou.

19 de janeiro de 2016 | Esta data colocou Manila, capital das Filipinas, como provável sede do concurso. Esse era o boato desde que a Miss Filipina fora eleita no ano passado. E este se confirmou.

03 de janeiro de 2016 | Todos têm curiosidade de saber quais os prêmios para a vencedora do Miss Universo. Veja então a lista do que Pia Wurtzbach ganhou:

  • US$ 250 mil (quase 1 milhão de reais, já que o dólar está pertinho dos R$ 4)
  • Salário considerável (mas não divulgado)
  • Aluguel de um apartamento de luxo em Nova York por 1 ano (ou até terminar seu reinado), sem precisar pagar absolutamente nada – inclusive roupas e alimentação
  • Ela será membro da New York Film Academy of Visual Performing Arts, por um ano
  • Um ano de produtos para cabelos da CHI
  • Uma coroa de diamantes de 120 mil dólares
  • Muitos sapatos da grife chinesa Laundry Shoes
  • Direito de frequentar a academia Gravity Fitness por um ano
  • Ensaios com o fotógrafo Fadi Berisha, responsável pelas fotos “glam” do Miss Universo
  • Um guarda-roupas completo com grifes não divulgadas pela organização.

22 de dezembro de 2015 | Em entrevista ao programa CBS Sports Radio, Mark Shapiro, diretor de conteúdo-chefe da WME | IMG, disse que Steve Harvey será “absolutamente bem-vindo” a apresentar o concurso em 2016. Apesar da gafe (se é que foi mesmo uma gafe), Shapiro foi só elogios ao apresentador: “Ele fez um grande trabalho. Era engraçado, foi informativa, de alta energia e tem um grande número de seguidores. Eu definitivamente quero ele de volta, e eu odiaria se ele não voltasse. Ele vai querer se redimir.”

Curiosidade: assista as coroações das vencedoras do Miss Universo de 1952 até 2015:

Miss Universo 2016 – Candidatas

E aqui estão as 86 candidatas que participaram do Miss Universo 2016; conquistado pela bela Iris Mittenaere. Tanto a idade quanto a altura das misses, foram atualizadas pela organização após o confinamento:

Miss África do Sul 2016 – Ntandoyenkosi Kunene

24 anos e 175cm
Miss África do Sul 2016 - Ntandoyenkosi Kunene

Miss Albânia 2016 – Lindita Idrizi

20 anos e 180cm
Miss Albânia 2016 - Lindita Idrizi

Miss Alemanha 2016 – Johanna Acs

24 anos e 178cm
Miss Alemanha 2016 - Johanna Acs

Miss Angola 2016 – Luisa Baptista

21 anos e 175cm
Miss Angola 2016 - Luisa Baptista

Miss Argentina 2016 – Estefanía Bernal

21 anos e 173cm
Miss Argentina 2016 - Estefanía Bernal

Miss Aruba 2016 – Charlene Leslie

24 anos e 180cm
Miss Aruba 2016 - Charlene Leslie

Miss Austrália 2016 – Caris Tiivel

23 anos e 178cm
Miss Austrália 2016 - Caris Tiivel

Miss Áustria 2016 – Dajana Dzinic

21 anos e 170cm
Miss Áustria 2016 - Dajana Dzinic

Miss Bahamas 2016 – Cherell Williamson

24 anos e 183cm
Miss Bahamas 2016 - Cherell Williamson

Miss Barbados 2016 – Shannon Harris

22 anos e 175cm
Miss Barbados 2016 - Shannon Harris

Miss Bélgica 2016 – Stephanie Geldhof

19 anos e 173cm
Miss Bélgica 2016 - Stephanie Geldhof

Miss Belize 2016 – Rebecca Rath

23 anos e 173cm
Miss Belize 2016 - Rebecca Rath

Miss Bolívia 2016 – Antonella Moscatelli

21 anos e 175cm
Miss Bolívia 2016 - Antonella Moscatelli

Miss BRASIL 2016 – Raissa Santana

21 anos e 1,75 cm | Modelo e estudante de Marketing
Miss Brasil 2016 - Raissa Santana

Miss Bulgária 2016 – Violina Ancheva

21 anos e 173cm
Miss Bulgária 2016 - Violina Ancheva

Miss Canadá 2016 – Siera Bearchell

23 anos e 175cm
Miss Canadá 2016 - Siera Bearchell

Miss Cazaquistão 2016 – Darina Kulsitova

19 anos e 168cm
Miss Cazaquistão 2016 - Darina Kulsitova

Miss Chile 2016 – Catalina Cáceres

26 anos e 175cm
Miss Chile 2016 - Catalina Cáceres

Miss China 2016 – Li ZhenYing

23 anos e 178cm
Miss China 2016 - Li ZhenYing

Miss Colômbia 2016 – Andrea Tovar

23 anos e 180cm
Miss Colômbia 2016 - Andrea Tovar

Miss Coreia do Sul 2016 – Jenny Kim

23 anos e 173cm
Miss Coreia do Sul 2016 - Jenny Kim

Miss Costa Rica 2016 – Carolina Rodriguez Duran

27 anos e 170cm
Miss Costa Rica 2016 - Carolina Rodriguez Duran

Miss Croácia 2016 – Barbara Filipovic

19 anos e 175cm
Miss Croácia 2016 - Barbara Filipovic

Miss Curaçau 2016 – Chanelle De Lau

21 anos e 180cm
Miss Curaçau 2016 - Chanelle De Lau

Miss Dinamarca 2016 – Christina Mikkelsen

24 anos e 175cm
Miss Dinamarca 2016 - Christina Mikkelsen

Miss Equador 2016 – Connie Jiménez

21 anos e 175cm
Miss Equador 2016 - Connie Jiménez

Miss Eslováquia 2016 – Zuzana Kollárová

25 anos e 173cm
Miss Eslováquia 2016 - Zuzana Kollárová

Miss Eslovênia 2016 – Lucija Potocnik

25 anos e 173cm
Miss Eslovênia 2016 - Lucija Potocnik

Miss Espanha 2016 – Noelia Freire

24 anos e 173cm
Miss Espanha 2016 - Noelia Freire

Miss Estados Unidos 2016 – Deshauna Barber

27 anos e 175cm
Miss Estados Unidos 2016 - Deshauna Barber

Miss Filipinas 2016 – Maxine Medina

26 anos e 173cm
Miss Filipinas 2016 - Maxine Medina

Miss Finlândia 2016 – Shirly Karvinen

24 anos e 170cm
Miss Finlândia 2016 - Shirly Karvinen

Miss França 2016 – Iris Mittenaere

23 anos e 173cm
Miss França 2016 - Iris Mittenaere

Miss Geórgia 2016 – Nuka Karalashvili

25 anos e 178cm
Miss Geórgia 2016 - Nuka Karalashvili

Miss Grã-Bretanha 2016 – Jaime-Lee Faulkner

27 anos e 173cm
Miss Grã-Bretanha 2016 - Jaime-Lee Faulkner

Miss Guam 2016 – Muneka Joy Cruz Taisipic

19 anos e 168cm
Miss Guam 2016 - Muneka Joy Cruz Taisipic

Miss Guatemala 2016 – Virginia Argueta

22 anos e 170cm
Miss Guatemala 2016 - Virginia Argueta

Miss Guiana 2016 – Soyini Asanti Fraser

26 anos e 178cm
Miss Guiana 2016 - Soyini Asanti Fraser

Miss Haiti 2016 – Raquel Pélissier

24 anos e 180cm
Miss Haiti 2016 - Raquel Pélissier

Miss Holanda 2016 – Zoey Ivory

23 anos e 180cm
Miss Holanda 2016 - Zoey Ivory

Miss Honduras 2016 – Sirey Moran

26 anos e 175cm
Miss Honduras 2016 - Sirey Moran

Miss Hungria 2016 – Veronika Bodizs

24 anos e 173cm
Miss Hungria 2016 - Veronika Bodizs

Miss Ilhas Cayman 2016 – Monyque Brooks

25 anos e 175cm
Miss Ilhas Cayman 2016 - Monyque Brooks

Miss Ilhas Virgens Americanas 2016 – Carolyn Carter

27 anos e 170cm
Miss Ilhas Virgens Americanas 2016 - Carolyn Carter

Miss Ilhas Virgens Britânicas 2016 – Erika Creque

22 anos e 168cm
Miss Ilhas Virgens Britânicas 2016 - Erika Creque

Miss Índia 2016 – Roshmitha Harimurthy

22 anos e 175cm
Miss Índia 2016 - Roshmitha Harimurthy

Miss Indonésia 2016 – Kezia Roslin Cikita Warouw

25 anos e 183cm
Miss Indonésia 2016 - Kezia Roslin Cikita Warouw

Miss Islândia 2016 – Hildur Maria Leifsdóttir

24 anos e 168cm
Miss Islândia 2016 - Hildur Maria Leifsdóttir

Miss Israel 2016 – Yam Kaspers Anshel

18 anos e 178cm
Miss Israel 2016 - Yam Kaspers Anshel

Miss Itália 2016 – Sophia Sergio

24 anos e 180cm
Miss Itália 2016 - Sophia Sergio

Miss Jamaica 2016 – Isabel Dalley

20 anos e 188cm
Miss Jamaica 2016 - Isabel Dalley

Miss Japão 2016 – Sari Nakazawa

23 anos e 170cm
Miss Japão 2016 - Sari Nakazawa

Miss Kosovo 2016 – Camila Barraza

23 anos e 178cm
Miss Kosovo 2016 - Camila Barraza

Miss Malásia 2016 – Kiran Jassal

20 anos e 170cm
Miss Malásia 2016 - Kiran Jassal

Miss Malta 2016 – Martha Fenech

26 anos e 170cm
Miss Malta 2016 - Martha Fenech

Miss Maurício 2016 – Kushboo Ramnawaj

26 anos e 173cm
Miss Maurício 2016 - Kushboo Ramnawaj

Miss México 2016 – Kristal Silva

25 anos e 178cm
Miss México 2016 - Kristal Silva

Miss Myanmar 2016 – Htet Htet Htun

24 anos e 170cm
Miss Myanmar 2016 - Htet Htet Htun

Miss Namíbia 2016 – Lizelle Esterhuizen

20 anos e 183cm
Miss Namíbia 2016 - Lizelle Esterhuizen

Miss Nicarágua 2016 – Marina Jacoby

21 anos e 173cm
Miss Nicarágua 2016 - Marina Jacoby

Miss Nigéria 2016 – Unoaku Anyadike

22 anos e 183cm
Miss Nigéria 2016 - Unoaku Anyadike

Miss Noruega 2016 – Christina Waage

21 anos e 173cm
Miss Noruega 2016 - Christina Waage

Miss Nova Zelândia 2016 – Tania Dawson

24 anos e 165cm
Miss Nova Zelândia 2016 - Tania Dawson

Miss Panamá 2016 – Keity Drennan Mendieta

26 anos e 175cm
Miss Panamá 2016 - Keity Drennan Mendieta

Miss Paraguai 2016 – Andrea Melgarejo

22 anos e 178cm
Miss Paraguai 2016 - Andrea Melgarejo

Miss Peru 2016 – Valeria Piazza

26 anos e 175cm
Miss Peru 2016 - Valeria Piazza

Miss Polônia 2016 – Izabella Krzan

21 anos e 180cm
Miss Polônia 2016 - Izabella Krzan

Miss Porto Rico 2016 – Brenda Azaria Jiménez

22 anos e 178cm
Miss Porto Rico 2016 - Brenda Azaria Jiménez

Miss Portugal 2016 – Flávia Joana Brito

23 anos e 170cm
Miss Portugal 2016 - Flávia Joana Brito

Miss Quênia 2016 – Mary Esther Were

27 anos e 180cm
Miss Quênia 2016 - Mary Esther Were

Miss República Dominicana 2016 – Rosalba Sal García Abreu

24 anos e 180cm
Miss República Dominicana 2016 - Rosalba Sal García Abreu

Miss República Tcheca 2016 – Andrea Bezdekova

21 anos e 175cm
Miss República Tcheca 2016 - Andrea Bezdekova

Miss Romênia 2016 – Teodora Dan

27 anos e 175cm
Miss Romênia 2016 - Teodora Dan

Miss Rússia 2016 – Yuliana Korolkova

22 anos e 173cm
Miss Rússia 2016 - Yuliana Korolkova

Miss Serra Leoa 2016 – Hawa Kamara

26 anos e 170cm
Miss Serra Leoa 2016 - Hawa Kamara

Miss Singapura 2016 – Cheryl Chou

20 anos e 168cm
Miss Singapura 2016 - Cheryl Chou

Miss Sri Lanka 2016 – Jayathi De Silva

26 anos e 173cm
Miss Sri Lanka 2016 - Jayathi De Silva

Miss Suécia 2016 – Ida Ovmar

21 anos e 173cm
Miss Suécia 2016 - Ida Ovmar

Miss Suíça 2016 – Dijana Cvijetic

23 anos e 170cm
Miss Suíça 2016 - Dijana Cvijetic

Miss Tailândia 2016 – Chalita Suansane

22 anos e 170cm
Miss Tailândia 2016 - Chalita Suansane

Miss Tanzânia 2016 – Jihan Dimachk

20 anos e 175cm
Miss Tanzânia 2016 - Jihan Dimachk

Miss Turquia 2016 – Tansu Sila Çakir

21 anos e 173cm
Miss Turquia 2016 - Tansu Sila Çakir

Miss Ucrânia 2016 – Alena Spodynyuk

19 anos e 180cm
Miss Ucrânia 2016 - Alena Spodynyuk

Miss Uruguai 2016 – Magdalena Cohendet

22 anos e 173cm
Miss Uruguai 2016 - Magdalena Cohendet

Miss Venezuela 2016 – Mariam Habach Santucci

20 anos e 183cm
Miss Venezuela 2016 - Mariam Habach Santucci

Miss Vietnã 2016 – Le Hang

23 anos e 175cm
Miss Vietnã 2016 - Le Hang

É isso. Este foi o Miss Universo 2016. Gostou de ver a francesa Iris Mittenaere conquistar a coroa?


Fatal error: Allowed memory size of 268435456 bytes exhausted (tried to allocate 20480 bytes) in /srv/users/serverpilot/apps/curiosando/public/wp-includes/class-wp-comment.php on line 226