BULGARI apresenta o Octo Finissimo Ultra: o relógio mais fino do mundo

Na noite de ontem em Roma, na lendária praça do Panteão, BULGARI prestou homenagem ao 10º aniversário da coleção da OCTO revelando um extraordinário e histórico 8º recorde mundial: o Octo Finissimo Ultra: o relógio mecânico mais fino do mundo.

Em apenas uma década, a coleção Octo tornou-se uma das mais extraordinárias aventuras relojoeiras do século 21, estabelecendo um novo padrão no mundo da relojoaria elegante contemporânea. Seus sete recordes mundiais, sua destreza técnica, sua forma única e seu design moderno incomparável fizeram dele um ícone da relojoaria. Esta ascensão meteórica revela o poder de combinar o domínio da relojoaria suíça com a elegância italiana – uma aliança que foi apresentada pela primeira vez em Roma em julho de 2012 e que rapidamente confirmou a Bulgari em seu papel pioneiro através de três linhas e tantas expressões: Octo L’Originale (2012), Octo Finissimo (2014) e Octo Roma (2017).

Foi um dia histórico em Roma, 10 anos depois, na lendária Piazza della Rotonda, que pela primeira vez hospeda um evento deste calibre, a Bulgari honrou não só a beleza do Panteão e da cidade de Roma, mas também um sonho tornado realidade: o 10º aniversário da coleção Octo. Um sonho tornado possível graças à colaboração com a Direzione Musei Statali Città di Roma, e o Museo del Pantheon, mas também pelo apoio recebido da Soprintendenza Speciale Archeologia, Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali e Parco Archeologico del Colosseo.

Bulgari Octo Finissimo 10th Anniversary

“Este marco fabuloso que hoje estamos estabelecendo com o Octo Finissimo Ultra é de fato – para mim e para todas as equipes – a realização de um sonho. Um sonho que agora garante que a Bulgari será reconhecida para sempre como tendo escrito alguns dos melhores capítulos da relojoaria suíça. E o fato de a Maison ser italiana nos deixa particularmente orgulhosos”, disse Jean-Christophe Babin, CEO Bulgari.

Um sonho que parecia impossível: o de um oitavo recorde mundial consecutivo para a coleção Octo e que provavelmente nunca será batido, honrando a criação do relógio mecânico mais fino do mundo. A magreza deste Octo Finissimo Ultra – que a 1,8 mm é apenas mais espesso que uma folha de papel de desenho – desencadeia uma sensação física e emocional inigualável quando usado. Um feito mecânico extraordinário que anuncia uma nova era de ultrafinosidade.

Arte, ciência e tecnologia foram literalmente entrelaçadas na superfície da fachada do Panteão, que foi virtualmente reimaginada no cenário magistral para uma produção arquitetônica contemporânea realçada pela exibição do majestoso “TEMPLE OF LIGHT_ULTRA AT PANTHEON” de OUCHHH, uma obra de arte generativa em tempo real curada pela Reasoned Art, criando assim uma ponte entre o patrimônio cultural e a inovação.

O templo dos deuses da Roma Antiga era o cenário de uma instalação de arte icônica que consistia em três momentos, um dos quais em tempo real ao vivo. O início e o fim da exposição viram milhares de dados da história da arquitetura e da arte italiana que, através de algoritmos de inteligência artificial, foram retrabalhados e projetados sobre os pronaos do Panteão.

Na seção intermediária do evento, a orquestra da Accademia di Santa Cecilia fez sua estréia com uma apresentação ao vivo. No palco, o 8 + 8 Percussion Ensemble da Accademia Nazionale di Santa Cecilia – Alta Formazione liderado por Edoardo Giachino deu um concerto de tirar o fôlego, demonstrando notavelmente um excepcional domínio da percussão.

A arte, neste momento da exibição, foi criada em Live, utilizando dados extraídos das ondas cerebrais do condutor monitorado através de um dispositivo EEG Headset. O resultado final foi uma criação impressionante de um trabalho nunca antes visto que atravessa a fronteira entre homem e máquina, fundindo o fluxo da consciência humana com o fluxo de dados coletados e reprocessados através de algoritmos de inteligência artificial.

“A maestria da Accademia Nazionale di Santa Cecilia amplia a majestade do Octo Watch. O ritmo da música fundido com a arte digital da IA dos artistas Oouch cria o cenário perfeito para expressar os 10 anos de uma viagem que quebra recordes” disse Antoine Pin, Diretor da Divisão de Relógios da Bulgari.

Os vários convidados, amigos da Maison, celebridades e embaixadores se reuniram entusiasticamente em torno de Jean-Christophe Babin, CEO Bulgari, para celebrar o evento juntos.

A figura 8… As 8 colunas do Panteão. Comemorando o 8º recorde mundial. Em 8 anos. Uma espessura de 1,8 mm para a qual foram depositadas 8 patentes. De um relógio cujo desenho tem 8 facetas (uma exposição sobre a história da forma do octógono está atualmente em exposição na histórica boutique Bulgari na Via Dei Condotti), o octógono está agora completo. O evento foi o passo final de uma aventura única e uma abertura para uma dimensão totalmente nova.

Graças a um QR code gravado na roda de catraca do relógio, os primeiros dez proprietários do Octo Finissimo Ultra receberão uma arte exclusiva NFT que garante a autenticidade e a singularidade do relógio por meio da tecnologia blockchain. A arte conceitualiza a narrativa de sua experiência de décadas no mundo Octo e o caminho criativo que levou ao nascimento do Octo Finissimo Ultra. Os dois certificados de autenticação estarão ligados: um para a obra de arte e outro para o relógio, que englobará o conjunto através da tecnologia Bvlgari Singvlarity. Isto representa a fusão de mundos reais e virtuais, do passado e do futuro. Desafiando as leis da física através de sua mecânica, o relógio se torna um ecossistema global que se estende a um mundo não-físico. Descubra a nova dimensão do Octo Finissimo Ultra em https://octo-ultra.bulgari.com/press

No primeiro dia da primavera do Hemisfério Norte, a Bulgari simbolizou a criatividade, a inovação, a herança cultural combinada com uma abordagem livre de quaisquer noções pré-concebidas, o que leva a relojoaria como um todo a uma nova era: a da ultra-fina, assim como a da conexão entre o mundo mecânico tradicional e o universo digital.

SOBRE A BVLGARI

Parte do Grupo LVMH, a Bvlgari foi fundada em Roma em 1884 como uma joalheria. Conhecida como a magnífica joalheria romana e mestre das gemas coloridas, a Bvlgari estabeleceu uma reputação mundial de excelência italiana e goza de renome pelo seu requintado artesanato. O sucesso internacional da empresa evoluiu para um fornecedor global e diversificado de produtos e serviços de luxo, que vão desde joias finas e relógios high-end até acessórios e perfumes, e com uma rede inigualável de boutiques e hotéis nas áreas de compras mais exclusivas do mundo. Demonstrando através de suas numerosas parcerias filantrópicas, Bvlgari acredita profundamente em inovar o presente para um futuro sustentável através de seu compromisso com a Responsabilidade Social Corporativa e retribuir – à natureza e à comunidade.

SOBRE A OOUCH

Ouchhh é um centro criativo multidisciplinar sediado em Istambul. O coletivo cria trabalhos digitais imersivos que entrelaçam e revisitam elementos de diferentes campos disciplinares, tais como arte, ciência e tecnologia. A combinação destes mundos aparentemente diferentes é possível graças à multidisciplinaridade e heterogeneidade do coletivo. Usando inteligência artificial, Ouchhh cria obras de arte imersivas e projetos de arte pública que foram expostos em todo o mundo em grandes cidades como Tóquio, Nova Iorque, LA, Abu Dhabi, Milão, Paris, Melbourne, Xangai, Pequim, São Paulo, Seul, Roma, Moscou, Londres, Barcelona, Berlim. Ouchhh tem recebido muitos prêmios e prêmios internacionais por seus projetos artísticos.

Instagram Adoro Plantas