Dicas para produzir vídeos de qualidade

Dicas para produzir vídeos de qualidade

Não é novidade que hoje em dia os vídeos são os grandes protagonistas na internet. Eles captam a atenção com muita facilidade e, por causa dessa característica, acabam se destacando pela versatilidade.

Se você quer falar sobre games, quer vender um produto ou até dar dicas de como consertar a pia do banheiro, produza um vídeo sobre o assunto. Inclusive, dependendo do sucesso dessa empreitada, é possível até obter um retorno financeiro.

O formato vídeo conquistou o seu lugar ao sol. A popularidade e o alcance do Youtube estão aí para comprovar isso. É também importante mencionar que a presença de dispositivos móveis no dia a dia das pessoas contribuiu para isso.

Luz, câmera, ação e… sucesso em seu empreendimento

Atualmente na hora de fazer um plano de Marketing Digital é importante reservar um lugar na estratégia para a produção e divulgação de vídeos.

Por isso, atualmente já não basta saber como criar um blog, é preciso também pensar na produção audiovisual. E como o WordPress tem como uma das suas virtudes possibilitar a inserção de vídeos em suas postagens, vale a pena experimentar esse formato.

Além disso, os mecanismos de busca do Google também levam em consideração a presença dos vídeos.

Digamos, por exemplo, que o seu empreendimento seja uma confeitaria. Nesse caso, o seu blog pode ter postagens apresentando os produtos que você vende, bem como divulgar promoções e trazer dicas básicas sobre o tema.

Luz, câmera, ação e… hospedagem

Além de uma boa plataforma para o seu blog suportar vídeos, é importante dar a devida atenção para a hospedagem de site.

Se fotos contribuem para tornar um site e um blog pesado, os vídeos ainda mais. E a lentidão no carregamento das páginas na web é um convite para o usuário deixar o seu blog de lado.

Por isso, uma boa empresa de web hosting é a sua grande aliada para assegurar o bom desempenho do seu blog, mesmo que ele tenha muitos vídeos.

Se a sua plataforma do coração é o WordPress, as melhores empresas do ramo disponibilizam a hospedagem WordPress. Esse tipo de hospedagem conta com características direcionadas para blogs baseados nessa plataforma.

Em alguns casos, se você considerar a necessidade de um suporte mais robusto para os seus vídeos, poderá contar também com uma hospedagem VPS.

Com o Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado) você compartilha o servidor com outros usuários, porém, ainda assim você tem uma parte do servidor totalmente dedicada para o seu projeto.

É importante pensar nesses aspectos especialmente se você vai investir em vídeos para cursos online ou para a apresentação de um Webinar.

Lembre-se que não dá para pensar em vídeos de qualidade, que sejam rápidos e sem travamento, sem levar em conta a hospedagem de site em seu projeto na web.

Vídeo bem produzido, qualidade na mensagem

Qualquer projeto na web que almeja ser bem sucedido deve prezar pela qualidade e no caso dos vídeos a situação não é diferente. E se a hospedagem é importante, a maneira como você vai produzir também.

Ainda que nos dias de hoje a tecnologia atual de smartphones e câmeras digitais permitam que qualquer pessoa possa produzir vídeos minimamente bons, é arriscado deixar de lado alguns mandamentos técnicos na hora de produzir os seus.

É claro que você não vai precisar ser o mestre da sétima arte para obter bons resultados, mas vale a pena prestar atenção em alguns detalhezinhos básicos que um vídeo de qualidade demanda. Por isso, seguem as dicas abaixo.

Pré-produção

É o momento de pensar em todos os detalhes que a produção de um vídeo envolve. Nesse caso entram pontos como o roteiro, o cenário, o áudio e a iluminação.

Sabe quando um vídeo sai com o áudio abafado ou se confunde com ruídos de fundo (buzinas, latidos e por aí vai)? Pois então, isso é um indício que o áudio foi comprometido.

Luz e iluminação

O mesmo vale para o requisito iluminação. Atualmente existem técnicas bem simples para uma boa captação de áudio, bem como várias possibilidades de conseguir uma boa iluminação.

A luz natural é uma importante ferramenta para a captação de imagens de qualidade. É por isso que o horário da gravação e a incidência de luz no ambiente devem ser analisados.

Produção

É a ação propriamente dita, a gravação do vídeo. É aqui que todo o planejamento será colocado em prática.

Pós-produção

É o trabalho de edição, é a hora de aparar as arestas. Hoje em dia softwares de edição dos mais variados pululam na internet. A maioria deles é intuitiva e de fácil instalação.

Conclusão

Um vídeo na postagem de um blog complementa uma informação, um vídeo no Youtube tem grandes chances de alcance público, assim como tutoriais em vídeo podem enriquecer o conteúdo do seu curso online.

Por isso, produzir vídeos de qualidade pode fazer toda a diferença para o êxito do seu negócio na web.

COMPARTILHAR
Paulistano, radicado em Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e informação. Em 1993 começou a trabalhar com design e diagramação; é Webmaster do Curiosando desde 2008.