Hoje abro um espaço para uma pessoa que conheci há pouco tempo através do Curiosando. Seu nome é Flávio Lúcio Peralta e tenho a honra de poder publicar um depoimento dele que, em minha opinião, é uma lição de vida e de superação. Conheça a história dele.

Depoimento de Flávio Lúcio Peralta

No dia 21 de agosto de 1997 seria o dia em que mudaria toda a minha vida.
Trabalhava em uma empresa que fazia troca de transformador de alta tensão. Logo após o almoço saímos para fazer uma troca em uma chácara, chegando ao local preparamos todas as ferramentas para executar o serviço. Logo em que subi a escada seria o momento em que levaria um choque de 13.800 volts, ficando pendurando ao poste e preso ao cinto, o que evitou que caísse lá de cima. Graças à equipe de resgate, que chegou logo ao local, eu fui retirado de cima.


Aí começaria toda uma longa historia em minha vida. Chegando ao hospital com os braços e parte do pé queimados, fui parar direto na UTI, mas a preocupação não seria essa no momento,mas sim com a parte interna do meu corpo. Meu rim não estava funcionando e se ele não funcionasse eu estaria morto hoje. Fazia três dias que estava urinando sangue, mas graças a Deus ele começou a funcionar. Após passar isso, a nova preocupação seria em tentar recuperar os meus braços que estavam queimados, devido ao choque. Mas, infelizmente não teria mas jeito e a única possibilidade seria a amputação dos braços. Eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo. A autorização para fazer a amputação ficou para os meus pais. O que não deve ter sido muito fácil para eles.

Após fazerem a amputação houve uma infecção nos braços e tive que voltar para a sala de cirurgia para amputar mais uma parte dos braços.
Depois começou a parte dos curativos. Quando a enfermeira chegava no quarto dava vontade de sair correndo. Com os braços abertos para fazer a limpeza senti uma dor insuportável. Então colocavam gazes na minha boca para poder gritar de dor e para que as outras pessoas não se assustassem com os meus gritos.

Passou a fase de curativos. Agora seria o momento de fazer uma plástica no que restou. O médico tirou a pele da minha perna para fazer o enxerto nos braços . Para essa cirurgia foi necessário ficar no hospital uns 40 dias.

Após a recuperação viria o momento de deixar os braços preparados para colocação das próteses. Mas, meu braço esquerdo, o qual sobrou o cotovelo, teria que aumentar mais ou menos 6 cm, através da colocação de um aparelho, chamado Ilizarove

Nesta cirurgia, coloca-se um aparelho com um monte de ferro dentro do osso. Nesse momento as dores foram insuportáveis. Mas, deu tudo certo. Quando fui tirar este aparelho tive um choque anafilático,causado pela anestesia. E lá fui eu parar na UTI de novo. Ocorreu tudo bem e fui embora no outro dia.
Agora teria que fazer um enxerto na pele que estava fina se não suportaria a prótese.

Vamos lá de novo para cirurgia. O médico tentou tirar a pele da barriga, mas houve rejeição. Tive então, que colar o braço na barriga por 30 dias. Aí, deu certo. A pele da barriga foi parar na ponta do braço. Essa cirurgia existe a mais de 50 anos. Depois de tudo isto já tinha feito mais de 11 cirurgias. e estava pronto para fazer colocação das próteses.

Hoje vivo muito bem sem os meus braços e a cada dia agradeço a Deus por ter me dado minha vida de volta.

Independente de ser um deficiente físico, amputado, hoje percebo que qualquer pessoa está sujeita a muitos preconceitos. Esses sempre vão existir.
Depois de ter passado por uma experiência como essa, dou valor muito mais na vida.

Consegui colocar minhas próteses e me adaptei muito bem. Estou casado após o acidente e sou pai de um menino. E lutei muito para idealizar o site
Amputados Vencedores.

Hoje estou fazendo palestras na área de segurança do trabalho e sipat.

Agradeço aos meus pais, meus familiares e amigos pelo apoio e pela força que me deram. Também agradeço a pessoa que me fez descobrir o que era amor: a minha esposa.

COMPARTILHAR
Paulistano, radicado em Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e informação. Em 1993 começou a trabalhar com design e diagramação; é Webmaster do Curiosando desde 2008.

47 COMENTÁRIOS

  1. Olá como vai? Estou participando do prêmio destaque 2.010, da revista Cipa estamos primeira-fase- Segurança do Trabalho. Sou amputado dos braços devido choque elétrico 13.800 volts, e faço Palestras nesta área. Preciso de um grande favor, que entre neste site. 1-Nome-Flávio Peralta-Diga porque

  2. Só tenho agradecer pelas palavras e fico muito feliz de poder ajudar as pessoas,essa reportagem num espaço tão importante foi um presentaço de natal.
    Deficiente Sim Incapaz Jamais.
    Feliz 2.009
    Abraços Flávio.

  3. Flavio
    você é vencedor adimiro sua vontade de viver, pois eu conheci um rapaz que teve o mesmo acidente que o seu, e os mesmos problemas, mas não suportou chegando a falecer um ano e meio depois que Deus de Abraão te abençõe e te de forças cada vez mas, você é vencedor um abraço
    Ione

  4. Sou técnico em segurança do trabalho há 13 anos e já vi muita coisa nessa área. A parte mais difícil é a recuperação psicológica da pessoa. Quando se perde uma parte de algum membro, tem um agravante que são as chamadas “dores fantasmas”, pois a pessoa sente dor como se o membro ainda estivesse ali.
    Qualquer acidente é ruim, por isso a análise do trabalho é importantíssima em qualquer trabalho.
    Abraços
    Darcy Mendes postou em seu site..Celular 1001 utilidades – também quero um!

  5. Tivemos a oportunidade de ouvir o depoimento do Flavio e sua Esposa em nossa SIPAT. O casal é uma lição de vida, referencia de determinação e espiritualidade. Parabéns!
    Ivan Campos Fernandes.
    Adm.
    Furnas Centrais Elétricas / Campinas – SP

  6. Desde que conheci a história de Flávio, alguns anos atrás pude reconhecer um pouco da minha própria .
    Também sou amputada, e tenho ao meu lado um anjo a quem carinhosamente chamo de “marido” nos casamos dois anos após minha amputação e depois de quatro maravilhosos anos juntos minha vida se tornou realmente diferente pois dei a luz a meus filhos “Gêmeos” atualmente sou casada a vinte anos e meus filhos tem dezesseis e não houve um dia sequer nestes anos em que não declaramos o grande amor que sentimos um pelo outro. Parabéns pelo blog e pela divulgação da história de superação e amor do Flávio. Que Deus abençõe a vc e a todos que acessam este espaço.

  7. Flávio é um exemplo de vida, de renascimento e de fé. Tê-lo como amigo é uma honra pois suas palavras, ações diante de sua vivência tão dolorosa fisicamente nos faz enxergar Deus. Parabéns Flávio pela sua força, coragem e exemplo de vida.
    M.Tereza

  8. Adorei conhecer o “curiosando”. Passa bom humor, além de informações importantes. E as fotos são liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindas!
    Vai ser muito bom encontrar Fávio também por aqui. ( meu padrinho..). Ja me sinto parceira do curiosando e até ja o lancei coomo um link importante no meu blog
    Ana Maria postou em seu site..A hora da verdade.

  9. Olá Rodrigo….
    Sua postagens abordando a vida deste grande profissional, ficou excelente!
    Também conheci o Flávio através do seu site onde somos parceiros.
    Sem dúvida nenhuma, é um grande exemplo a ser seguido e mostrado para todos!
    Um abraço,
    Thiago Leão
    Téc. Seg. Trabalho BH/MG
    Thiago Leão postou em seu site..Diabetes

  10. vlw flavio parabéns pelo seu trabalho é de pessoas como nos(eu e vc ) que este pais precisa abraços e continue sempre com esta força e garra e pode contar sempre com seu amigo jairo abraços

  11. Parabéns Flávio… vc e todos nós merecemos SEMPRE… Somos todos mais que vencedores em Cristo Jesus…
    Abs…

  12. Rô, tô aqui boquiaberta com a história do Flávio. Meu Deus, que força um ser humano pode ter, não é? Olha, é maravilhoso. Fui ao site, é um excelente meio pra divulgação do tema e totalmente necessário, pois não sei se há muitos do gênero, acho que não.
    Parabéns a vcs dois, um pela história e vc por trazê-la até nós e nos fazer lembrar que há solução para situações muito difíceis, basta lutar, né?
    Fiquei muito emocionada, viu amigão?
    Beijão pra vc!
    Letícia postou em seu site..Congresso de Comunicação em BH – Parte I: sobre o idealizador e perfil dos palestrantes

  13. O Flávio é realmente um cara super, um grande exemplo de superação e amor à vida. Tenho o prazer de conhece-lo virtualmente já há alguns anos e é fato que ele está sempre me surpreendendo. Justa homenagem. Parabéns!
    Abraços.

  14. O Flávio é um exemplo de vida pra todo mundo. Pra quem acha que está numa pior e sabe que pode melhorar, e pra quem tem tudo a seu alcance, literalmente, e não dá valor. A sua esposa, que, orgulhosamente, é minha prima, tb é outra guerreira, e mostra o verdadeiro sentido do amor, pois certamente venceu muitos preconceitos.

  15. Olá,quero dizer que o Flavio é um grande exemplo a ser seguido,pois mesmo com tantas dificuldades que teve que superar,jamais dessistiu.Quando ficamos sabendo por tudo o que passou,quando acontece pequenos acidentes com a gente então podemos respirar fundo e dizer “Isto não é nada”.Tudo de bom pra voce Flavio e Família,abraços Tonhão.

  16. Parabéns Rodrigo Piva ótima reportagem sobre Flávio Peralta.
    São pessoas assim que nos dão uma verdadeira lição de vida!
    Que mesmo com as adversidades da vida não desistem, e ainda consegue transmitir motivação e alegria as pessoas.
    Sucesso!!!
    Paola Masson

  17. Rodrigo,
    Parabéns pela bela iniciativa,atitudes como essas fazem a diferença,parabéns ao Flávio,pela sua superação e a você,por estar partilhando conosco,essa lindíssima história de vida.
    Um grande abraço,amigo.

  18. O Flávio tem uma verdadeira história de vida, e principalmente de superação. Conheçí o que ele passou há cerca de 4 anos. Sempre que posso divulgo para outras pessoas como podemos aprender em meio a situações difíceis. Tive a oportunidade através da Rádio Record onde trabalho, de fazer com que muitos ouvintes conhecessem mais a lição de vida do Flávio.
    Rodrigo parabéns pela iniciativa e sucesso cada vez mais no seu blog!

  19. Opa, Flavião é meu vizinho !!! Super gente fina, ele e toda a família !!! Já sei de sua história faz tempo, e é como o título do post ja diz, uma lição de vida, afinal, todos nós temos problemas, mas as vezes damos importância demais para problemas que, a princípio são pequenos, comparados a experiências como esta. Enfim, um abraço a todos ! até mais !!!

  20. Que história fantástica de superação a sua Flávio! Parabéns pelo esforço e pela esperança de nunca desistir de seus sonhos e objetivos. Tenho certeza que você terá um grande sucesso pela frente. Já conhecia o site e irei visitar mais vezes. Um grande abraço e parabéns ao Rodrigo por publicar o texto.

  21. Rodrigo Piva,parabens pela abertura e a matéria sobre
    o amigo Flávio,.
    Já estou divulgando seu excelente espaço para minhas listas,sim?
    Flávio, obrigada pelo exemplo de vida, que tem sido útil não só aos amputados, mas a todos nós.
    É Natal, paz na Terra!
    Meu carinho.
    Neide Pessoa

  22. Quando sofri acidente coloquei na minha cabeça que nunca desistiria,fui atrás do meu sonho que era colocar as próteses,tive uma grande decepção braço direito não deu certo e nunca usei,fui atrás para colocar braço esquerdo depois varias cirurgias estava preparado para realizar esse sonho colocação mão myolelétrica que mexe os dedos aonde me ajuda no dia a dia,graças Ortopedia kamia em sorocaba -sp,obrigado Sergio kamia que acabou se tornando um grande AMIGÃO.Nas minhas palestras faço de coração,para não ver ninguem sofrendo acidente,Valeu meus novos Amigos.Abraços Flávio Peralta.Meu sonho ser entrevistado pelo Jô Soares.luto pelo deficientes e Area segurança trabalho e SIPAT/CIPA.Tem alguns amigos tem enviando email para Jô que esse SONHO seja Real.

  23. eita ! penso que este é o post mais emocianante que já li este ano !São exemplos de vencedores assim que merecem ser divulgados e copiados !Flávio sem dúvida você é um grande vencedor , venceu as adversidades do acidente e deu continuidade à vida !parabéns cara !
    E parabéns ao Rodrigo que é um exemplo de educação e simpatia!
    Abraços

  24. Flavio e Jane pessoas maravilhosas e que me deram muito apoio emocional quando foi preciso.
    Sou Vera tenho hoje 40 anos mas quando sofri minha amputação dos 5 dedos da mão esquerda tinha 38.
    Voce Flavio sabe que quando sofremos uma amputação, não perdemos só os membros , mas sim muitas partes de nossa vida e pessoas se afastam, mas o melhor não são as percas e sim tudo o de novo que conquistamos e ganhamos, hoje tenho uma Fé Maravilhosa em nosso PAI TODO PODEROSO, DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO, e é com a graça dele que hoje sou o que sou, e meus amigos que ganhei nesta nova jornada de minha vida, Flavio voce fala prá caramba , mas é uma pessoa sensacional, sucesso. vera

  25. Olá Rodrigo. Lindo seu blog. Quero agradecer pela oportunidade de colocarmos o depoimento do Flávio em seu site. Conheci o Flávio quando estava fazendo curativos e meu coração entendeu que esse é um grande homem. Ficamos amigos, namoramos, noivamos e casamos. Fomos pais e juntos temos uma caminhada de superação, todos os dias de nossas vidas. Se pudesse escolher, continuaria escolhendo esse homem. Ele é o amor da minha vida. Acorda alegre e dorme feliz. Não mede esforços para ir para todo canto desse país para fazer palestras. Não quer que ninguém fique igual ele. Enfim, muito obrigada pela parceria. Sucesso para você também. Um grande abraço, Jane Peralta

    • Encontrar um amor de verdade é a coisa mais difícil da vida e fico muito feliz com a história de vocês.
      Também tive essa sorte e em momentos difíceis que comparados aos do Flávio se tornam insignificantes.
      Parabéns pra vocês dois que servem de grande exemplo pra muita gente.
      Grande abraço

  26. Pensei, logo ao iniciar a leitura, no tempo que este cidadão já convive com esta RADICAL situação. Mais de dez anos se passaram.
    Finaliza falando de AMOR e AGRADECIMENTO!
    Não há menção de desânimo, inexiste revolta, aprendeu a se conhecer com as deficiências advindas desta trajédia e soube, surpresamente, desatar-se da depressão, da despesperança, do flagelo.
    Sabemos pela mídia que poucos fazem do infortúnio DESAFIOS VITORIOSOS.
    Serve para refletirmos que, acima de nossa condição física e emocional, está o VALOR À VIDA!!!
    Parabéns pela reportagem amigo Rodrigo.
    Crescemos com estes ensinamentos.

  27. Eu conheci o site dele, se não me engano, pelo dihitt. é uma história comovente e (guardadas as devidas proporções) parecida com a minha. Superação e força são as chaves para vencer qualquer obstáculo.
    Um abraço e uma grande indicação.
    Arthurius Maximus postou em seu site..SANTA CATARINA, SOLDADOS, VOLUNTÁRIOS E UM CERTO TRIBUNAL DE CONTAS.

  28. Rodrigo vc me fez ficar emocionado agradeço muito este apoio que vc tem nós dado desde 1 contato com Amputados Vencedores Abraços do seu novo Amigo Flávio.

  29. Rodrigo, parabéns pelo post com a história do Flávio, fiquei muito emocionado.
    Ao Flávio, você simplismente é um vencedor e um exemplo de vida para quem nunca teve um probleminha sequer de saúde e reclama por quaquer coisa.
    Tenho 2 amigos com histórias semelhante a sua. Um era meu vizinho e um outro colega de trabalho. Ambos pessoas maravilhosas para se conviver e trabalhar.
    Abraços.

  30. Flavio, aqui no meu salão, um cabeleireiro após um dia de trabalho, sofreu um acidente de carro, após um ano tentando recuperar o dano causado em sua perna esquerda, chegou-se a conclusão que teria que ser amputada. Mais alguns meses de preparação psicológica e fisica, a amputação foi realizada, depois o periódo de readequação.
    Um ano e meio depois ele pode voltar a trabalhar conosco, apesar de ter perdido toda sua clientela, asseguramos durante todo esse processo não só a sua vaga, mas a mesma bancada onde ele trabalhava.
    Nós nunca o substituimos, o lugar dele sempre esteve reservado.
    Agora o amis interessante de tudo. Hoje que estou lendo este seu relato, foi o dia que ele chegou ao salão com a sua prótese.
    Todos torcemos para a recuperação, naõ só física e psicológica, mas também profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here