Esse site é para aqueles que, como eu, gostam de saber mais sobre nomes e sobrenomes. O Public Profiler reúne nada menos que 10,8 milhões de sobrenomes usando informações de registros eleitorais e listas telefônicas.

Atualmente cobre um bilhão de pessoas em 26 países, mostrando a origem dos nomes e para onde eles se espalharam, mas é uma pena que ainda não inclui o Brasil.

O serviço também revela quais nomes próprios — de uma lista de 6,5 milhões — estão mais associados a diferentes sobrenomes.

Encontre parentes distantes

O site foi desenvolvido por uma equipe da Universidade College London. O professor Paul Longley, um dos pesquisadores, disse que “a informação não é apenas histórica, mas também geográfica.”

“Nós podemos ligar nomes a lugares — um nome, agora, não é apenas uma indicação de quem você é, mas também de onde você está”, afirmou.

Os índices estão em “FPM” (Freqüência por milhão de habitantes). Por exemplo, se o seu nome aparece com índice de 200 na Itália, quer dizer que para cada 1 milhão de habitantes, 200 possuem o sobrenome. Ao clicar no país são mostrados os estados onde os nomes estão presentes, além de outras informações. É muito interessante.

A maior parte dos sobrenomes surgiu em determinados locais e permanecem mais comuns nessas áreas, mas muitos se espalharam para outros lugares devido à migração.

Longley disse que o site está tendo dificuldades para atender à alta demanda.

“Nós estamos sendo inundados com pedidos e nós pedimos às pessoas para que sejam pacientes. Há, obviamente, muito interesse em nomes de famílias e história de famílias globalmente”, afirma.

Sobrenomes italianos

Se você, assim como eu, tem ascendência italiana e quer saber os lugares da Itália que abrigam mais pessoas com o mesmo sobrenome, minha dica é o site L’Italia dei Cognomi. Digite seu sobrenome e tenha informações detalhadas direto da fonte.

38 COMENTÁRIOS

  1. Cara muito obrigado, meu sobrenome é Bassay e eu não achava a origem dele em lugar nenhum, mas com a ajuda desse site eu consegui! valeu!

  2. Boa Noite, gostaria de saber a origem do sobrenome "Pechibella", aonde vivem, pois as pessoas se assuatam com a forma que se pronuncia.

  3. por favor queria encontrar pessoas com o sobrenome MIQUILINE sei que é uma familia grande mas no Brasil todos tem parentesco

  4. Gostaria de saber o significa do meu sobrenome é VALUCHE !
    Já procurei muitos sites mas não encontrei nada para esse sobrenome !
    Gostaria muito de saber …

  5. Nossa muito legal esse site que vc passou, também fique espantada já que o sobrenome da minha familia a maioria é de Luxemburgo, India, França, Switzerlan, Argentina.
    E o que mais me choca é que eu sou de origem Negra, sei que não sou 100%, mas é estranho demais.
    Vlw
    :-)

  6. Oi Sonia, acredito que seu sobrenome possa ter sido alterado já que nem no Google encontrei referências. É comum que muitos sobrenomes tenham sido alterados em virtude principalmente da 2ª guerra.
    Mas vamos esperar para ver se algum parente apareça por aqui e esclareça melhor.
    Abraços :-)

  7. Gostaria de saber se existe mais pessoas com esse mesmo sobrenome que o meu sobronome é Beijo. Obrigada um abraço.

  8. Adorei!
    Já fui vasculher o meu por lá. Sabia que era de origem francesa, mas não sabia que tantos americanos tinham meu sobrenome.
    Legal!
    ;)
    Aninha / Arquivinho postou em seu site..Agenda de telefones e endereços online

  9. Excelente sacada e iniciativa dos idealizadores. O fato da atual dificuldade deste site em executar a sua pesquisa é reflexo do grande número de acessos mundial, ou seja, sucesso garantido!

  10. Que massa, eu encontrei um monte dos sobrenomes das minhas famílias! Gostei e realmente é verdade! Muitos dos meus familiares vieram da França e aparece no mapa! Hehehehe! :)

  11. Oi Rodrigo
    Esse é bem legal site, eu vi um que dá o signicado do nome…
    Beijos
    Maria postou em seu site..Saiba como pessoas com deficiências visuais navegam em seu blog

  12. Muito legal, Rodrigo! E nao sei se vc conhece esse site: http://www.gens.labo.net/ é pra quem é descendente de italianos. Mostra onde existe maior incidencia do seu sobrenome através do mapa italiano. Abs!
    Dani postou em seu site..Download do Chrome: Impressões e Reviews do Novo Browser do Google

  13. Muito interessante esse site…pude pesquisar ainda mais sobre os meus sobrenomes. Estatísticas do mundo!
    Beijos Doces, Pitanga.

  14. Também adoro essas coisas… vou pesquisar sobre meu sobrenome!!
    Ju postou em seu site..10 praias de nudismo ao redor do mundo

  15. Achei muito interessante esse site.
    Deve ser uma ‘mão na roda” para quem quer montar a árvore genealógica de uma família.

  16. Caramba que animal esse site agora eu vou tentar descobrir tudo sobre meu sobrenome.
    E cara é verdade estamos ficando velho não sabia que o chuck tinha 20 anos
    Leonardo Rama postou em seu site..A première do CineRama – Ensaio sobre a cegueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here