A bela Marthina Brandt, que representou Bom Princípio, foi eleita Miss Rio Grande do Sul 2015, em concurso realizado na noite de sábado, 27 de junho, na cidade de Canoas. A bela superou outras 29 candidatas para receber a coroa e a faixa de Marina Helms.
Além disso foi presenteada com uma viagem de uma semana, com acompanhante, para Punta Cana, na República Dominicana; e claro, conquistou automaticamente o direito de representar os gaúchos no Miss Brasil deste ano.

O Miss RS é certamente um dos estaduais que mais se preocupa em eleger uma representante para ganhar o Miss Brasil e não apenas para participar dele. Apesar que este ano mudou um pouco essa questão de “tempo”, infelizmente.
Podemos usar como exemplo São Paulo, que não vence o nacional há décadas. A representante gaúcha sempre foi eleita meses (quase um ano) antes do certame nacional, enquanto a paulista era conhecida em cima da hora, talvez por decisão apenas da área comercial, para servir como trampolim para o Miss Brasil.
2015 inverteu completamente. São Paulo deixou de ser lanterna e se tornou o segundo estado a eleger sua miss (seria o terceiro, não fosse a confusão no Miss Sergipe), enquanto o Rio Grande do Sul se tornou o sétimo estado a apresentar sua representante.
Isso define a vencedora? Se tomarmos como base os últimos dois anos, não. Mas que ajuda, ajuda.
De qualquer modo, o que realmente importa agora é a preparação e suporte que Marthina Brandt terá para chegar e brigar pelo título nacional.
Principalmente pela sabida e conhecida dedicação do competente Carlos Totti, coordenador gaúcho. Apesar do fato de que ele nem sequer ter me respondido, meses atrás, quando queria confirmar as datas para atualizar os leitores do Curiosando. Algo que infelizmente faz parte da grande maioria dos estaduais – a dificuldade e problema em divulgar.
Miss Rio Grande do Sul: O Concurso
O Miss RS Universo funcionou da seguinte forma: dezenas de candidatas eleitas em seus respectivos municípios, ou nomeadas pelas coordenações municipais, participaram de uma etapa semifinal no dia 22 de maio, em Novo Hamburgo, onde as 30 finalistas foram eleitas.
A Band RS liberou um vídeo desta semi com apenas 15 minutos de duração, ou seja, extremamente editado. Assista a seguir:
Praticamente um mês depois, no dia 23 de junho (faltando apenas quatro dias para a grande final) as misses se reuniram no Canoas Parque Hotel. Nesses poucos dias que antecederam a decisão elas participaram de ensaios, eventos e organizaram até um amigo secreto (ou deveria ser “amiga secreta”?). Acesse nossa galeria com as melhores imagens dos bastidores desse dia-a-dia. Demos preferência para fotos com duas ou mais candidatas, para que a galeria fosse justa (e não ficasse gigante).
Vídeos desse dia-a-dia foram exibidos no programa ao vivo, que basicamente seguiu o padrão de todos os outros: coreografias, desfiles de biquini, traje de gala etc e divulgação dos TOPs até o anúncio da grande vencedora. Por falar em tops, eis o resultado final do Miss Rio Grande do Sul 2015:
Resultado oficial do Miss RS 2015:
1º lugar: (Bom Princípio) Marthina Brandt
2º lugar: (Venâncio Aires) Laura Azevedo
3º lugar: (Osório) Luisa Nava
4º lugar: (Horizontina) Vanessa Gerhardt Pooder
5º lugar: (Casca) Daniela Favero
Completaram o TOP 15:
(Canela) Johanna Alves
(Canoas) Renata Pansera
(Constantina) Anna Luíza Carvalho
(Estrela) Laura Träsel
(Frederico Westphalen) Letícia Nigris
(Gramado) Cíntia Regert
(Guaíba) Isabel Correa
(Novo Hamburgo) Jociele Rodrigues
(Pelotas) Giovanna Gonzatto
(Rio Grande) Julia De La Rocha
Este ano o concurso só teve Top 15 e 5 (pularam o top 10).
A surpresa do ano foi o anúncio praticamente na véspera da seletiva, da participação de Isabel Correa, que representou Guaíba. Isabel é experiente e muito conhecida pelos fãs do mundo miss. Já disputou Miss Rio de Janeiro, Miss Mundo Brasil. A surpresa foi grande e gerou mais reclamações do que elogios. Imagino a repercussão que seria se ela vencesse o concurso.
Outros estaduais do MB 2015:
Agora que acompanhou o estadual gaúcho não deixe de ver nossos posts dos outros estaduais que elegem as demais candidatas do Miss Brasil:
- Miss Amazonas
- Miss Minas Gerais
- Miss Pará
- Miss Paraná
- Miss Santa Catarina
- Miss São Paulo
- Demais estaduais do Miss Brasil 2015
Candidatas a Miss Rio Grande do Sul 2015
E aqui estão as 30 candidatas – incluindo a vencedora Marthina Brandt – que protagonizaram a grande final do Miss Rio Grande do Sul 2015 | Crédito: Antares Martins/Band.
(Miss Alegrete) Juliane Camargo
(Miss Bom Princípio) Marthina Brandt
(Miss Cachoeirinha) Luciane Cassol
(Miss Canela) Johanna Alves
(Miss Canoas) Renata Pansera
(Miss Carlos Barbosa) Bruna Stoffel
(Miss Casca) Daniela Favero
(Miss Constantina) Anna Luíza Carvalho
(Miss Crissiumal) Alessa Caneppele
(Miss Espumoso) Marina Amarante
(Miss Esteio) Carolina Vidal
(Miss Estrela) Laura Träsel
(Miss Frederico Westphalen) Letícia Nigris
(Miss Gramado) Cíntia Regert
(Miss Guaíba) Isabel Correa
(Miss Horizontina) Vanessa Gerhardt Pooder
(Miss Itaara) Sheron Bitencourt
(Miss Maquiné) Tainara Sanna
(Miss Muçum) Jéssica Chiminazzo
(Miss Novo Hamburgo) Jociele Rodrigues
(Miss Osório) Luisa Nava
(Miss Pelotas) Giovanna Gonzatto
(Miss Porto Alegre) Bruna Bacelar
(Miss Rio Grande) Julia De La Rocha
(Miss Santo Ângelo) Letícia Campos
(Miss São Francisco de Paula) Kaiulani Schultz
(Miss Sapiranga) Jéssica Fagundes
(Miss Taquara) Ana Paula Rizzo
(Miss Torres) Naiah Vignali
(Miss Venâncio Aires) Laura Azevedo
Fotos Oficiais: Antares Martins | Make/Hair: Juliano Munchen
É isso. Este foi o Miss Rio Grande do Sul 2015 que consagrou Marthina Brandt. O que achou do resultado?