Não tenha pressa para se livrar do seu smartphone velho: conheça 5 utilidades interessantes para ele

Smartphones velhos

Um dos conceitos mais discutidos no mundo da tecnologia é o da obsolescência programada que, basicamente, diz que as coisas que nós usamos são programadas para deixar de funcionar, obrigando-nos a adquirir novos produtos.

Muitas vezes, nós nos desfazemos das nossas coisas por simples consumismo, pela “necessidade” de seguir as tendências e se manter sempre “atualizado”.

Os smartphones são um bom exemplo disso. Com modelos cada vez mais atuais sendo fabricados em espaços cada vez mais curtos de tempo, a pressão para se desfazer dos aparelhos antigos não tem a ver só com a obsolescência programada em si, mas com a influência do meio social em relação aos nossos hábitos de consumo.

Mas, antes de jogar fora seu velho smartphone, confira cinco dicas interessantíssimas sobre utilidades muito boas para a sua “sucata”.

1. Despertador

Se você já tem um smartphone novo, provavelmente sabe o quanto é difícil manter o aparelho com a bateria cheia durante o dia inteiro.

Muitas vezes, ao colocá-lo para despertar, você precisa deixar o aparelho carregando durante toda a noite e a madrugada para usá-lo no dia seguinte, o que vicia ainda mais a bateria.

Se você tem um smartphone mais velho, pode reservá-lo para esse propósito. Com menor uso, a bateria terá mais duração e, assim, você poupa mais energia para seu dispositivo principal. Você não vai mais correr riscos de perder o ônibus porque o despertador não tocou.

Uma boa dica é baixar um aplicativo de despertador com mais funcionalidades que a ferramenta padrão que vem com o dispositivo.

2. Leitor de e-books

Se você adora ler, sabe o quanto os e-books são práticos quando você não consegue um exemplar físico da sua obra favorita. Leitores de e-book são essenciais para poder extrair o melhor desses arquivos, mas nem todos os aparelhos criados especificamente para isso são acessíveis.

Por que gastar mais dinheiro comprando um leitor de e-book se você pode usar seu smartphone antigo justamente para isso? É muito fácil transformar seu smartphone em um leitor de e-books, baixando aplicativos criados especificamente para isso, como o Amazon Kindle app ou o Apple Books. Há ainda o Comixology, para os fãs de revistas em quadrinhos.

3. Controle remoto

Os aparelhos domésticos estão cada vez mais integrados. Os modelos mais atuais de televisão já possuem conexão à internet, por exemplo. Enquanto sua torradeira não acessa seu Wi-Fi e exibe suas mensagens do WhatsApp, você já pode usar os recursos disponíveis para as possibilidades atuais.

Seu smartphone, abandonado e deixado de lado, pode ser um ótimo controle remoto para a sua TV. Cada serviço de streaming possui aplicativos que dão essa função ao seu dispositivo. Vale a pena dar uma conferida e verificar quais aplicativos estão disponíveis para o seu serviço preferido. Perder seu controle remoto vai deixar de ser um pesadelo.

4. Videogame

Você pode transformar seu velho smartphone em um verdadeiro console. Há toda uma indústria de games voltada especificamente para dispositivos móveis, especialmente para sistemas operacionais Android e iOS.

Encher seu dispositivo móvel de jogos e emuladores pode sobrecarregá-lo, principalmente porque esses aplicativos gastam muita energia e geralmente ocupam muito espaço. Reservar seu dispositivo antigo para esse propósito pode aumentar a vida útil do seu smartphone principal, economizar a bateria dele e, claro, torná-lo mais dinâmico.

Há vários aplicativos de jogos, títulos criados especificamente para dispositivos móveis e emuladores que podem transformar seu smartphone num verdadeiro arcade.

5. Music player

Há vários serviços de streaming de músicas que podem ser instalados no seu dispositivo móvel. Transformar seu smartphone antigo em um music player é uma ótima dica, deixando espaço para colocar todas aquelas quantidades imensas de música que você adora.

Você pode até conectar seu dispositivo a um sistema de som com Bluetooth, ouvindo suas músicas favoritas no seu sistema de home theater. Serviços como iTunes, Spotify e SoundCloud possuem apps desenvolvidos especialmente para transformar o seu dispositivo móvel numa verdadeira caixa de som.

Além disso, há aplicativos criados para dinamizar os recursos de som do seu dispositivo móvel.

Essas são apenas cinco dicas simples de utilidades para o seu aparelho antigo. Outra dica muito boa é transformá-lo num ponto de acesso seguro à internet, instalando um servidor VPN (um aplicativo para dar mais segurança à sua conexão, evitar perda de velocidade de navegação e impedir a ação de hackers), criado especialmente para o sistema operacional instalado no aparelho. Esse é um ótimo conselho, principalmente se você usar esse dispositivo móvel para monitorar seus filhos ou como câmera para acompanhar seu bebê.

Melhor oferta de VPN

Se, mesmo assim, você quer mesmo descartar seu aparelho, faça isso do modo correto. Descartar aparelhos eletrônicos de modo inadequado pode causar graves danos ambientais – e, claro, à sua saúde.

Procure por instituições que fazem o descarte de forma correta, ou mesmo projetos que vão dar uma boa utilidade ao seu aparelho – que pode até mesmo ser usado para contribuir com a ciência! Colabore com as futuras gerações e com o bem-estar do nosso planeta.

COMPARTILHAR
Paulistano, radicado em Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e informação. Em 1993 começou a trabalhar com design e diagramação; é Webmaster do Curiosando desde 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here