Wiolana Barbosa Brito tem 20 anos, 1,76m de altura e superou outras 19 concorrentes para se sagrar Miss Tocantins 2013, em concurso realizado na noite de 26 de julho em Palmas.

O próximo desafio é representar seu Estado no Miss Brasil Universo 2013, que será realizado em 28 de setembro, na capital mineira Belo Horizonte. Beleza e simpatia não vão faltar. Leia nossa entrevista exclusiva e conheça um pouco mais da belíssima:

Wiolana Barbosa Brito

Foto: Manuel Espitia Fotógrafo
Wiolana Barbosa Brito

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

Wiolana Barbosa Brito: Começou logo que vi algumas reportagens sobre o mundo miss em TV, internet… Quis me tornar miss pois acho que vejo o mundo de uma forma diferente. Gosto de promover ações que beneficiam comunidades carentes, sou ao mesmo tempo simpática e gosto de ouvir o próximo.

2. Como foi sua preparação para o Miss Tocantins? Precisou mudar a alimentação, deixando de lado alguma coisa que adora comer? E complementando a pergunta, pretende alterar algo nesta preparação especificamente para o Miss Brasil?

WIOLANA: Ocorreram sim algumas mudanças para o Miss Tocantins, tive que entrar em uma dieta rigorosa para estar em boa forma e ser assim eleita á Miss Tocantins 2013; venho mantendo esta forma para o Miss Brasil.

3. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?

WIOLANA: As duas coisas, mas a competição com as demais candidatas se torna mas difícil para mim, sabendo que cada uma delas tem o mesmo propósito que o meu, além do fato de me envolver emocionalmente com as concorrentes, assim muitas vezes a amizade se sobrepõe ao concurso. Com relação ao público e aos jurados, não há envolvimento emocional, porém sei que avaliarão tecnicamente; isso inclui simpatia e empatia.

4. Em 2012 a norte-americana, Olivia Culpo (1,68 m de altura) conquistou o Miss Universo. Na sua opinião, isso representa uma quebra de paradigma ou miss ainda precisa ser alta (sendo que a altura média das brasileiras, segundo o IBGE, é de 1,61 m)?

WIOLANA: Considerando que a Miss representa um estereótipo de beleza desejável acredito que altura seja um dos itens que toda mulher busca como diferencial. O fato da Miss Universo ter 1,68 m, contempla a constatação apenas de que a altura não é o único quesito importante. Assim é fundamental que as Misses de modo geral preocupem-se com a totalidade de aspectos e quesitos, isso inclui: Beleza, Simpatia, Elegância, Postura, Comportamentos… e altura.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

WIOLANA: Apesar do universo da moda e suas dificuldades, a carreira de modelo é incrível. Porém sempre desenvolvi apreço pelo jornalismo e portanto considero esta uma carreira paralela que em muito me orgulharia.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

WIOLANA: Adoro praticar esportes quando tenho tempo livre além da indispensável convivência familiar. Para concentrar-me no foco atual, que é representar meu estado Tocantins no Miss Brasil, infelizmente meu tempo junto a meus familiares tem sido escasso.

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles? E o que um homem precisa para conquistá-la?

WIOLANA: Não estou comprometida emocionalmente no momento, porém certamente caso fosse teria uma relação política no sentido de não comprometer a relação afetiva em virtude do trabalho nem tão pouco deixar a relação afetar a realização dos afazeres inerentes ao meu trabalho.

Preencher os meus requisitos pessoais no que diz respeito ao físico e emocional. Prefiro Homens altos, fortes que sejam companheiros, compreensivos e porque não que gostem de dar presentes. [Risos].

8. Quem é sua inspiração e por quê?

WIOLANA: No aspecto pessoal tenho como fonte de inspiração minha querida mamãe, principalmente por ser uma grande batalhadora.

Profissionalmente o sucesso de Gisele Bündchen é algo latente e desejável no inconsciente de qualquer modelo. No que tange ao jornalismo aprecio muito o trabalho de Fátima Bernardes.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

WIOLANA: Preocupar-se fundamentalmente com a alimentação, lembrando que a ingestão de água e bons alimentos refletem no conjunto.

10. Para terminar, que conselho você daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo e/ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

WIOLANA: Entrar neste mundo pode parecer muito complexo, porém tenho pra mim que três verbos são fundamentais: DESEJAR, PREPARAR E BUSCAR. Ou seja, é preciso querer muito e estar pronta para agarrar as oportunidades pois sorte é algo com o qual não podemos contar.

  • Lima

    Miss Tocantins é muito linda!!!

  • Fernanda Avelino

    Belas respostas. Parabens a Miss Tocantins, com certeza estamos bem representados. Alem de ser linda, tem conteudo.

  • Karina Lins

    Esse ano dá gosto torcer pela nossa miss!!!! Amo muito!!!

  • Benê Gomes

    Uma verdadeira princesa nossa miss!!!!!!!!!!

  • Flaviane Scouto

    Candidata que orgulha não só a coordenação, mas todo o povo de Tocantins!!

  • Carminha Meira

    Lindona!!!!! Sem dúvidas a melhor!

  • Antonio Gimenez

    Top10 ou Top7 (se for igual 2012). Se ela tivesse a faixa de Miss MG ou Miss RS colocaria como favorita, mas infelizmente o concurso não é justo e o peso do estado conta muito. Basta ver quais foram as últimas campeãs…

  • Chris Sabato

    Não preciso rasgar seda com a candidata pq não a conheço então posso dar minha opinião sincera. Achava ela feia. Não sei dizer o que, mas não parecia uma miss a nível de Miss Brasil. Dou o braço a torcer que ela queimou minha língua! Com essa cor e corte de cabelo virou outra pessoa. Sei reconhecer quando estou errada e reconheço que não dei o devido valor, já que se trata da mesma pessoa. Mas tb podemos ver a importância q uma simples renovada de cabelo faz. Wiolana, vc está de parabéns!

  • Maria Thirrè

    To de cara como ela ficou gatíssima morena! Aprovadíssimo!!!!

  • Hellen Costa

    Como você está maravilhosa Wiolana! Já era minha preferida no Miss TO. Adorei seu novo visu!!!!

  • Lúcia Itagiba

    Se o concurso fosse realizado em Brasília, capital do nosso país, seria algo mais isento e confiável, mas como vai ser em Minas, deve dar alguma miss do sul e sudeste pra variar. Wiolana é top! o único ponto fraco é que aqui no norte/nordeste somos mal representados na política. Tomara que esse ano eu esteja errado pq torço demais pra ela.

  • Ana Camargo

    Com certeza vai pegar TOP! Linda demais!

  • Márcia Pires

    Simplesmente amei esse vestido amarelo! Tomara que ela use ele no Miss Brasil pq casou perfeitamente!!!

  • Lidiane Bastos

    O coordenador ou coordenadores de Tocantins estão de parabéns! Quando da sua vitória achei que não era a melhor escolha, mas agora, pouco tempo depois, sua evolução é impressionante! Prova de que competência faz a diferença! Parabéns para a organização e para a candidata que se mostra pronta para brilhar.

  • Ana Rosenberg

    WOLANA BRITO PARABÉNS FICOU LINDAAAAA MORENA!
    PARA MIM ENTRE AS TOP 05!!

  • Isabella Nepomuceno

    Adorei sua entrevista Wiolana, continue assim que vc vai longe! Está plantando bons frutos pra colher coisas boas. E achei esse ensaio oficial de muito bom gosto. Classe e uma dose de sensualidade pra mostrar que o corpo está 100%!

  • Andreia Lima

    Q evolução! Uma simples mudança na cor do cabelo valorizou demais sua beleza. Já achava ela bonita, agora acho linda!

  • Jéssica Miranda

    Perfeição é o nome dela!!

  • Carlos De Marco

    Adorei a entrevista e estou confiante que meu estado esse ano vai longe! Minha torcida vai ser ainda maior pq parece que ela está sem namorado, então quem sabe tenho chances. Sou alto!!!! kkkkk Brincadeirinha! Boa Sorte linda!!

  • Monica dos Santos

    Um ótimo trabalho, a entrevista está perfeita! Sobre a beleza, loira ela já era linda, morena ficou ainda mais linda!

  • Selma Nogueira

    Ótima entrevista. Muito bom saber que além de beleza os organizadores primaram pela inteligência. Uma coisa depende da outra, senão é uma miss pela metade.

  • Manuela Lyra

    Não podia ser melhor, Tocantins elegeu a mais linda. A única que poderia fazer frente era Palmas, mas sua estrela brilhou mais e foi muito justo.

  • Daniela Esteves

    LINDAAA!!!!!!! Parabéns Wiolana! Vai com tudo no Miss Brasil!!

  • Nilton Ramos

    A candidata do Tocantins evoluiu muito. A Viviane era linda, tinha um corpo escultural, mas o rosto era visivelmente seu ponto fraco e pra miss rosto é super importante. Wiolana além de corpo sarado, mas no limite, tem um rosto delicado. Quando foi eleita reparei primeiramente na cor do cabelo (sou hair stylist). Pra miss brasil não ia rolar. Pra minha surpresa seus coordenadores ou ela mesma decidiu aposentar aquele visual. Ficou in-crí-vel! Muito mais linda. Agora sim posso dizer que será uma forte candidata ao Miss Brasil.