Wiolana Barbosa Brito tem 20 anos, 1,76m de altura e superou outras 19 concorrentes para se sagrar Miss Tocantins 2013, em concurso realizado na noite de 26 de julho em Palmas.

O próximo desafio é representar seu Estado no Miss Brasil Universo 2013, que será realizado em 28 de setembro, na capital mineira Belo Horizonte. Beleza e simpatia não vão faltar. Leia nossa entrevista exclusiva e conheça um pouco mais da belíssima:

Wiolana Barbosa Brito

Foto: Manuel Espitia Fotógrafo
Wiolana Barbosa Brito

1. Quando começou o seu contato com o mundo dos concursos de beleza e por que você quis se tornar uma miss?

Wiolana Barbosa Brito: Começou logo que vi algumas reportagens sobre o mundo miss em TV, internet… Quis me tornar miss pois acho que vejo o mundo de uma forma diferente. Gosto de promover ações que beneficiam comunidades carentes, sou ao mesmo tempo simpática e gosto de ouvir o próximo.

2. Como foi sua preparação para o Miss Tocantins? Precisou mudar a alimentação, deixando de lado alguma coisa que adora comer? E complementando a pergunta, pretende alterar algo nesta preparação especificamente para o Miss Brasil?

WIOLANA: Ocorreram sim algumas mudanças para o Miss Tocantins, tive que entrar em uma dieta rigorosa para estar em boa forma e ser assim eleita á Miss Tocantins 2013; venho mantendo esta forma para o Miss Brasil.

3. O que é mais difícil para você: desfilar para o público e para os jurados ou a competição com as outras candidatas?

WIOLANA: As duas coisas, mas a competição com as demais candidatas se torna mas difícil para mim, sabendo que cada uma delas tem o mesmo propósito que o meu, além do fato de me envolver emocionalmente com as concorrentes, assim muitas vezes a amizade se sobrepõe ao concurso. Com relação ao público e aos jurados, não há envolvimento emocional, porém sei que avaliarão tecnicamente; isso inclui simpatia e empatia.

4. Em 2012 a norte-americana, Olivia Culpo (1,68 m de altura) conquistou o Miss Universo. Na sua opinião, isso representa uma quebra de paradigma ou miss ainda precisa ser alta (sendo que a altura média das brasileiras, segundo o IBGE, é de 1,61 m)?

WIOLANA: Considerando que a Miss representa um estereótipo de beleza desejável acredito que altura seja um dos itens que toda mulher busca como diferencial. O fato da Miss Universo ter 1,68 m, contempla a constatação apenas de que a altura não é o único quesito importante. Assim é fundamental que as Misses de modo geral preocupem-se com a totalidade de aspectos e quesitos, isso inclui: Beleza, Simpatia, Elegância, Postura, Comportamentos… e altura.

5. Pretende seguir uma carreira paralela a de modelo? Se sim, qual seria?

WIOLANA: Apesar do universo da moda e suas dificuldades, a carreira de modelo é incrível. Porém sempre desenvolvi apreço pelo jornalismo e portanto considero esta uma carreira paralela que em muito me orgulharia.

6. O que você gosta de fazer no seu tempo livre e o que teve de abdicar para se preparar para esta carreira?

WIOLANA: Adoro praticar esportes quando tenho tempo livre além da indispensável convivência familiar. Para concentrar-me no foco atual, que é representar meu estado Tocantins no Miss Brasil, infelizmente meu tempo junto a meus familiares tem sido escasso.

7. É difícil controlar o ciúme do namorado, por conta das fotos e desfiles? E o que um homem precisa para conquistá-la?

WIOLANA: Não estou comprometida emocionalmente no momento, porém certamente caso fosse teria uma relação política no sentido de não comprometer a relação afetiva em virtude do trabalho nem tão pouco deixar a relação afetar a realização dos afazeres inerentes ao meu trabalho.

Preencher os meus requisitos pessoais no que diz respeito ao físico e emocional. Prefiro Homens altos, fortes que sejam companheiros, compreensivos e porque não que gostem de dar presentes. [Risos].

8. Quem é sua inspiração e por quê?

WIOLANA: No aspecto pessoal tenho como fonte de inspiração minha querida mamãe, principalmente por ser uma grande batalhadora.

Profissionalmente o sucesso de Gisele Bündchen é algo latente e desejável no inconsciente de qualquer modelo. No que tange ao jornalismo aprecio muito o trabalho de Fátima Bernardes.

9. Compartilhe um segredo de beleza com as leitoras.

WIOLANA: Preocupar-se fundamentalmente com a alimentação, lembrando que a ingestão de água e bons alimentos refletem no conjunto.

10. Para terminar, que conselho você daria para as meninas que sonham trabalhar como modelo e/ou entrar para o mundo dos concursos de beleza?

WIOLANA: Entrar neste mundo pode parecer muito complexo, porém tenho pra mim que três verbos são fundamentais: DESEJAR, PREPARAR E BUSCAR. Ou seja, é preciso querer muito e estar pronta para agarrar as oportunidades pois sorte é algo com o qual não podemos contar.