Olimpíada de 2016 no Brasil. A favor ou contra?

Por  |  104 Comentários

Eu acho absurda a idéia (com segundas e terceiras intenções, hipócritas e corruptas por parte dos cartolas e políticos) de organizar os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Nós precisamos de investimentos urgentes em educação, saúde, transportes e segurança. Para ficar só nessas áreas. Fora as reformas tributária, política e da previdência…

O gasto com a infra-estrutura de uma Olimpíada é gigantesco. Calcula-se que a China tenha investido mais de 60 bilhões de dólares e Londres, que será a sede em 2012, calcula até agora um gasto de 120 bilhões de reais!.

Se pensarmos que no Brasil a corrupção “arrecada” 120 bilhões de reais por ano, sem Copa do Mundo e sem Jogos Olímpicos, imagine com esses eventos… Esse valor se multiplicará por 2 ou 3, infelizmente.

Em se tratando de esportes, não temos o menor incentivo para nenhuma modalidade além do Futebol.

Nosso basquete é desorganizado, natação idem (se Cesar Cielo não tivesse ido treinar nos EUA bancado pela família, provavelmente não teria ganhado a medalha de ouro). Mesmo o judô que sempre consegue medalhas não é tratado como merecia. Basta lembrar do judoca Eduardo Santos que ao perder a disputa pelo bronze, chorou se desculpando com os pais por não ter conseguido vencer. Ele não pôde nem mesmo pagar o teste para a faixa preta por não ter condições financeiras, e só ganhou a faixa quando foi competir na China!! Isso é o cúmulo do absurdo!

E o futebol feminino, então? Tirando duas ou três meninas que jogam na Europa, o restante desembarcou no Brasil sem emprego! Não tem liga oficial, não tem incentivo da querida CBF que prometera, após o Pan do Rio, reformas no futebol feminino, lembram? E mesmo assim conseguiram a proeza de ganhar medalha de prata!

E falando no Pan 2007, que teve sua primeira medalha de ouro brasileira ganha pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, que aproveitando a oportunidade, contou o grande incentivo que recebia da Federação de sua modalidade: 600 reais não mensais, pois tinha mês que não via um centavo. Tinha dificuldades para treinar por conta da falta de dinheiro, tendo que conciliar outro trabalho.

Este é o retrato e a síntese de como o esporte é tratado no Brasil.

Para analisar o que pensam os políticos, pincei alguns trechos de uma entrevista com o ministro dos esportes Orlando Silva, concedida à revista IstoÉ da semana passada. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Texto extraído da Revista IstoÉ e reproduzido sem nenhuma modificação:

Para o ministro dos Esportes, o desafio é convencer o mundo de que fazer uma Olimpíada no Brasil é ousado, mas seguro.

Em Pequim desde a véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, entrou firme na disputa pela realização da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Na China, ele busca marcar pontos importantes na briga contra Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão), as cidades adversárias, e fez da Casa Brasil – representação do País em um hotel de luxo – o quartel-general da campanha. “Nosso espaço tem sido mais visitado do que os dos concorrentes”, comemora o ministro.

ISTOÉ – O sr. falou de fatores positivos ao Brasil. Quais são os fatores negativos?
Silva – Nosso problema central é superar a desconfiança internacional. Temos que provar que somos confiáveis. É preciso romper com a percepção internacional em relação à capacidade de investimentos do Brasil, sobre a oferta de jogos totalmente seguros no País. Estou convencido de que temos capacidade, mas o problema é convencer os outros disso. O Pan ofereceu ao mundo uma fotografia do que pode ser a segurança dos Jogos Olímpicos no Brasil. Não houve nenhum incidente e o crime comum diminuiu. Claro que uma Olimpíada é outra escala, mas teremos também outra operação.

ISTOÉ – O Brasil vai sediar uma Copa do Mundo de Futebol e agora almeja uma Olimpíada. Temos capacidade de investimento para isso?
Silva – Nessas minhas conversas muitos questionam isso. Mas a Copa só ajuda a alavancar a candidatura olímpica.

ISTOÉ – Como?
Silva – Um exemplo: o aeroporto do Galeão, no Rio, que é um problema crítico colocado pelo COI, vai ter que ser resolvido já para a Copa. O sistema de transporte de massa também. Para nós, a Copa será um certificado de que os investimentos de infra-estrutura no Rio serão bem avaliados. Isso vai ajudar a reverter as incertezas internacionais. Precisamos fazer com que o COI compreenda que fazer uma Olimpíada no Rio é uma atitude ousada, porém segura. Esse é o desafio.

ISTOÉ – Qual é o valor dos investimentos que o Brasil precisa fazer para sediar uma Olimpíada?
Silva – Prefiro não falar em nenhum número agora.

ISTOÉ – Por quê?
Silva – Se eu falar em números agora, vocês publicam e daqui a cinco anos, se esse número não for o mesmo, dirão que houve superfaturamento, ou agora ou lá na frente.

ISTOÉ – O Brasil tem dinheiro para isso?
Silva – Claro que tem. Vamos fazer investimentos que mais cedo ou mais tarde teriam que ser feitos. Temos de montar um modelo que permita que o Estado invista e que o setor privado também invista. O problema é de prioridade.

ISTOÉ – Para fazer o que fez, a China alterou prioridades, paralisou projetos e obras e retirou dinheiro de várias áreas para concentrar tudo nos Jogos Olímpicos. Em um regime democrático, com um Congresso atuante, isso é possível?
Silva – Creio que sim. No Brasil temos uma união muito grande em torno desse projeto. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro (Cesar Maia), que é do DEM, pode não morrer de amores por mim, que sou do PCdoB. Entretanto, nos afinamos muito com respeito à candidatura. Temos conversado muito com empresários e eles vêem na Olimpíada a chance de o Rio recuperar um protagonismo no País, buscar sua vocação de cidade internacional. Há um sentimento muito forte para isso. Veja que São Paulo, daqui a pouco, terá o dobro de leitos de hotéis do Rio de Janeiro. Isso é inimaginável.

ISTOÉ – O que mais o surpreendeu em Pequim?
Silva – Tudo é muito eficiente e os serviços funcionam. Mas, como diz o presidente Lula, nada que não possamos fazer.

E para terminar, neste domingo em matéria publicada no UOL, o excelentíssimo Sr. presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman apesar de o Brasil ter conquistado duas medalhas de ouro a menos do que em Atenas-2004 e igualado o número de medalhas de Atlanta-1996, recorde de pódios com 15 conquistas, ele declarou os Jogos de Pequim os melhores da história do esporte brasileiro.

É isso. Desculpem o texto gigante.

Paulistano, atuou como designer de 1993 a 2008 quando começou o Curiosando, onde aborda diversos temas, além da cobertura do Miss Brasil desde 2010.

104 Comentários

  1. ';'

    18 de junho de 2012 at 10:43 AM

    Galera só achar não vai adiantar nada

  2. Roberta

    19 de maio de 2012 at 11:14 AM

    odiei o texto

  3. edson lazaro rosendo

    5 de setembro de 2011 at 7:01 PM

    Eu acho absurdo a classificacao de paises en competicao olimpica por tipo de medalia e nao por pesos das mesmas; exemplo a medalia de ouro deveria ter peso 3, a de prata peso 2 e a de bronze peso 1 ; assim um pais que tivesse 4 medalias de bronze e um outro que so tivesse uma de ouro, aquele de bronze estaria na frete pois estaria com 4 pesos e o outro com 3, isso e justo pois o outro esteve por 4 vezes no podio por varias modalidades e nao so por uma,e em caso de empate o criterio seria de quem estivesse com mais medalias pesadas, ouro ou prata. pense nisso ,leve a minha proposta para o comite internacional, isso e justo,sensato e racional.EDSON LAZARO ROSENDO SILVA,MEDICO EM BARREIRAS/BA ¨CRITERIO LAZARONE¨ok.

  4. A

    17 de abril de 2011 at 7:53 AM

    essa história que o Brasil vai ganhar dinehiro com a copa , é verdade mas no que ele vai investir , ai já complica . é ÓBIVIO que ele NÃO vai investir na educação , pelo menos vai terminar obras inacabadas ou prédios a uso do governo , vamos citar um exemplo: o Parque Dona Lindu .

    Minha gente , está muuuito , mas muuuito inacabado. SOU TOTALMENTE CONTRA ! se for para ganhar dinheiro que ganhe mas que invista em coisas boas para a população

  5. Ricardo Alfaya

    2 de abril de 2011 at 12:32 AM

    Sou contra a realização das "Olim piadas" no Brasil. O argumento mais lúcido e mais bem escrito por aqui é assinado por José Elias Ferreira, de 25 anos, em 01 de outubro de 2009. Mas há outros interessantes. Os que opinam a favor são totalmente inconsistentes e, nesta coletânea, são minoria. E tem uma moça bonita, chamada Ana, que emitiu uma opinião muito interessante, em 02.10.2009. Segundo ela, em troca de investir muitos milhões, o Brasil ganhará algumas "migalhas". O curioso é que, além de tudo, a palavra "migalhas" evoca "medalhas". Considerando as pouquíssimas que faturamos nesses jogos, realmente, são mais "migalhas" do que "medalhas" os prêmios que obteremos. Ricardo Alfaya, Rio de Janeiro-RJ.

  6. darlan araujo salles

    1 de abril de 2011 at 6:47 PM

    eu sou a favor pq gera emprego dinheiro para os pobres q existem no brasil

    para acabar com o desigualdade social…

    sou contra pq os politicos vao ganhar mais e mais naas custas dos turistas

    as pessooas q trabalhao na praia vai aumentar o preço das coisas para poder ter mais lucros

    sou contra pq os brasileiros vai querer excplorar os turistaas

  7. F

    20 de março de 2011 at 1:35 PM

    Sou a favor, e ponto. A maioria que é contra, tem a desculpa de que o Brasil deve usar essa verba para melhorar saude publica, educacão, as estruturas das escolas publicas etc. [aliás, convenhamos, escola publica tem ''ótimas'' estruturas gracas aos alunos, que faltam cagar no teto!]. E CONCORDO:'' Sempre haverá esse déficit nos serviços públicos, pois por melhor e mais dedicado que um governo seja, ele nunca vai conseguir acompanhar a velocidade das parideiras desse país.'' CONCORDO também com o que já disseram: ''não iriam investir esse dinheiro em outros departamentos se não tivesse as olimpíadas.'' VAI TRABALHAR ''POVO''…

  8. Geraldo Novaes

    12 de janeiro de 2011 at 8:56 PM

    Hipocrisia, 120 bi, para copa do mundo, mais 120 bi para olimpiadas, logo 240 bilhões de reais, para o brasil mostrar capacidade de organização?.

    Bem, quanto custa as desgraças de Terezópolis, Petrópolis, Nova Friburgo,tudo só no Rio de Janeiro,sem falar nas outras cidades, todo ano é a mesma historia, enchentes, deslizamentos mortes, feridos orfãos, etc etc etc…o orçamento brasil não prevê grandes verbas para tentar conter esses desastres, agora se investíssimos toda a grana (que não temos) em infra estrutura nessas areas de risco, certamente aliviáriamos a dor de milhares de familias, e a nossa própria .Nós Brasil, com os politicos que temos elegido, vamos continuar sempre incompetentes, pois não conseguimos nem atenuar, muito menos sanar as mazelas de nossa população, agora queremos mostra pro mundo que somo capazes? Ah! me poupem.

  9. MARIA ANGELA

    8 de dezembro de 2010 at 5:03 PM

    SER CONTRA AS OLIMPÍADAS É ESTAR EM FAVOR DE MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENA NO BRASIL É TER RESPONSABILIDADE SOCIAL.

  10. @Blue_Tie

    8 de agosto de 2010 at 11:07 PM

    Os investimentos nacionais e internacionais podem e devem melhorar a estrutura da região, sou a favor.

    Paulo Alberto http://www.bluetie.com.br

  11. leticia

    12 de julho de 2010 at 11:16 PM

    cada gota de sangue do corpoo passa pelo coração a cada um minuto

  12. isabely

    14 de março de 2010 at 10:57 PM

    tosos dizem que em vez de investir na copa deveriam envestir em saúde e educação.o que precisamos realmente.mas vcs achariam realmente que sem as olimpiadas eles começariam a investir nesses requisitos ,inventariam as mesmas desculpa de sempre.então acho melhor gastar o nosso dinheiro com a olimpiada,do que enfiarem na meia ,na cueca e depois gastarem como bem estenderem…….pelo menos vamos ver o nosso dinheiro ser investido em algo e não roubado de maneira vergonhosa .

  13. Rafael Soratto

    22 de novembro de 2009 at 10:33 AM

    Sou a favor, o investimento que será feito nas olimpíadas será único, pois a má distribuição de renda junto com a corrupção, não iria investir esse dinheiro em outros departamentos se não tivesse as olimpíadas. As obras que serão feitas, mais cedo ou mais tarde teriam que entrar em vigor, além do mais, o Brasil precisa de mais valorização estrangeira!

  14. Brenda

    16 de novembro de 2009 at 3:40 PM

    Ninguem tem o PODER de previsão o jeito agora é esperar e ver até onde isso vai dar…

  15. cynthia

    13 de novembro de 2009 at 10:07 AM

    Ótima matéria. Mais prefiro não me por contra , nem a favor, se eu publicar isso agora e daqui a cinco anos, se essa opinião não for a mesma, dirão que houve superfaturamento e vou quebar a cara!! Rss
    Mais estamos em um caminho sem volta, se criticarmos de nada vai adiantar. Resta-nos ver no que vai dar! Mais que não tentem fazer com que me sinta orgulhosa!
    Sem chance ‘pelo menos por enquanto!

  16. Erilson Cristiano Alves

    12 de novembro de 2009 at 7:03 PM

    eu sou a favor que as olimpíadas de 2016 seja realizadas no rio

  17. lok

    10 de novembro de 2009 at 1:54 PM

    eu nao concordo Ronaldo Zina panico

  18. Sibele Pires

    3 de novembro de 2009 at 1:41 PM

    ^ ^

    Querendo ou não, será aki, não adianta ficarmos falando se somos ou não somos afavores. Sabemos o bom valor “aparente” dessa Olimpíada, o Brasil não tem condições nenhum se sediar PN de Olimpíadas!! Tds sabem, mas eles terão, sabe pq ???
    Pq tiraram dos nossos bolsos! Isso, nós msm; Brasileiros Burros, com o perdão da palavra. E ainda tem gente que faz apologia, insentiva, e se orgulha, se orgulhar? Como eu já disse, aparentemente, será bom pra imagem de nosso país. Mas o que é imagens, qual será o seu valor MORAL, MORAL ????

    A-C-O-R-D-E-M queridos … ; – } ^ ^.

    Orkut: sibele.s.pires@hotmail.com l propícia à questionamentos ! .

  19. caroline

    2 de novembro de 2009 at 10:34 PM

    sou muito contraaaaaa
    ñ devia acontecer a olimpiadas deviam envestir em coisas melhores ñ é msm pessoal!!!!!!!!!!!!

  20. Yuri

    28 de outubro de 2009 at 8:27 PM

    Sou totalmente a favor das olimpiadas serem no Rio de Janeio. Eu moro aqui na cidade desde que nasci e acredito que ela tenha capacidade para efetuar esse evendo, é obvio tambem que o Brasil possui vários problemas e tera que resolve-los ate 2016. Descodo na opniao de algumas pessoas que acham que so porque bilhoes são desviados e o Brasil tem coisas mais importantes para resolver pois as olimpiedas nao traram investimentos so para a infra-estrutra da cidade, ela trara tambem grandes investimentos nas outras áreas.

    E também gostaria de deixar aqui uma frase que meu antigo professor de literatura falava: ”A humanidade so evolui quando está a beira do precipicio”

  21. Luiz Sheautzer

    20 de outubro de 2009 at 11:12 AM

    O Brasil só tem uma economia forte, pela grande carga tributária, que nos sugam, para serem repassadas para o governo.
    Com essa carga tributária, daria tranquilamente, para termos o orgulho de vermos o resultado do saneamento básico, educação para todos e de ótimo nível, segurança publica treinada, equipada e bem remunerada, saúde para todos de escelente qualidade, pavimentação “estilo tapetinho” em todoas as ruas do subúrbio carioca, moradia para todos sem favelismo, auxílio familiar em várias vertentes …
    Isso tudo, é claro, se fosse realizado a médio ou a longo prazo, para que hoje pudessemos ver todas essas maravilhas, realizadas por um governo competente em todos os sentidos comprometido com o POVO e somente com o POVO, que cá entre nós, seria uma utopía.
    E porque isso não acontece? hahahaha !!!!
    Simplesmente pq se o governo resolver o problema do saneamento básico, educação, segurança, saúde, desenvolvimento, pavimentação, família, esporte, etc, não teria necessidade de recolher essas taxas tão altas de impostos, onde, 40 % há 50 % do valor de cada produto que é comprado são impostos. Com isso empresas de planos de saúde, o DETRAN, e outras instituições que beneficiam o governo através da arrecadação injusta de dinheiro público seriam extintas.
    O que eles preferem é elevar seus salários ao máximo, tendo auxílio viagem p/ Europa até para parentes, auxílio terno, auxílio automóvel particular com tanque cheio, auxílio muitas outras coisas que é pago com o nosso dinheiro, com o dinheiro público.
    Agora eles trouxeram a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o Brasil e pretendem gastar 25 a 30 Bilhões de U$ ou R$ (Tanto faz), somente com as olimpíadas 2016, e que ainda pode ser um valor bem mais alto.
    Agora eu te pergunto: Porquê esse dinheiro não foi gasto em todas essas áreas podendo até ter resolvido grande parte dos problemas do Rio de Janeiro, tendo em cima disso, uma ótima administração?
    Resposta: Porque não convém lucrativamente para esse governo que só vê o lucro em beneficio próprio aumentando o poder da burguesia brasileira e sacrificando o mais necessitado.
    È como disse o presidente de Israel em uma época dessas: “Israel é uma pais pobre com um povo rico e o Brasil é um país rico com um povo pobre”
    E mais um fato: Você sabia que muitos governantes, eu falei MUITOS governantes estão por trás do trafico de drogas no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados. E você acha que teremos uma constituição mais severa quando, se são eles que aprovam as leis?

  22. gio

    15 de outubro de 2009 at 8:42 PM

    QUEREMOS AJUDAR PESSOAS NÃO É?
    ENTÃO…COM ESTE DINHEIRO QUE VAMOS GANHAR COM AS OLIMPIADAS PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS!!!!!!!!!!!!! ; )

  23. gio

    15 de outubro de 2009 at 8:38 PM

    Ale, concordo plenamente com vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [: D]

  24. gio

    15 de outubro de 2009 at 8:35 PM

    VAI SER UMA GANDE OPORTUNIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
    - O Brasil VAI SER UM PAÍS MAIS LEMBRADO RESPEITADO.
    - NAS OLIMPIADAS O BRASIL VAI RECEBER MUITO DINHEIRO , E PARA A EDUCAÇÃO PRECISA DE DINHEIRO!
    - VAI DESENVOLVER O PAÍS , PARA FICAR COM + TECNOLOGIA!!!
    E AI VC PREFERE O BASIL COM + DINHEIRO OU – DINHEIRO…
    ACORDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. carine

    9 de outubro de 2009 at 8:27 PM

    sou totalmente CONTRA por todos os motivos citados acima
    ah falaserio?
    olimpiadas agora?
    nessa crise?
    nem pensar

  26. Lídice de Paula

    6 de outubro de 2009 at 10:29 PM

    Como fazer olimpíada numa cidade onde se joga todo e qualquer tipo de lixo na rua, onde várias pessoas cospem no chão. Cidade que só é conhecida no mundo através dos bairros chiques. O verdadeiro RJ está nos bairros que não são citados. Os políticos não suportam passar vergonha e por isso só aparecem na mídia, que para eles é um prato feito( vide Cel. Jairo quase empurrando o Lula ). Quem mora no subúrbio não precisa dessa olimpíada, porque já vivemos eternamente numa competição. Exs.: ganhamos pouco dinheiro, vivemos endividados quase sempre, viajamos de kombi caindo aos pedaços, tropeçamos em cocô de cachorro na rua, caímos em bueiros sem tampa, não podemos ficar doentes porque não temos plano de saúde, entramos em todo o tipo de fila, somos assaltados a qualquer hora do dia (corremos mais que atleta profissional ) , temos ruas alagadas, calçadas sem pedra portuguesa, renovamos o nosso mobiliária pelo menos duas vezes na vida. Uma quando formamos a família e a outra quando perdemos tudo na enchente.Por tudo isso, pra quê olimpíada? Nós somos atletas por natureza. Mas, segundo o nosso Lula, tudo não passa de uma marolinha. Senhores políticos: não gastem o dinheiro que não lhes pertence. Façam-nos uma surpresa e metam a mão nos seus bolsos e provem à população aquilo que nunca foram na vida. Se isso acontecer, com certeza que vou mudar de idéia. Eu juro!

  27. ale

    6 de outubro de 2009 at 8:14 AM

    oooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    eu sou a favor, porque o brasileiro vai ser muito privilegiado. imagine , se ganhar medalhas de
    ouro em outros paises é legal, imagine ganhar
    no seu propio pais deve ser super d+++++++++++++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Delfim

    5 de outubro de 2009 at 9:40 PM

    Moro em uma rua de realengo que serviria de palco para as provas de natação, remo e canoagem. Se houver interesse do COB é só me procurar que eu mostro através de fotos a qualidade da água da chuva que inunda tudo sem qualquer custo à prefeitura. O presidente do COB poderá sugerir uma competição na lama, também a custo zero. Pra que gastar dinheiro à toa. Deixem para gastar com celebrações,farrase obras faraônicas nas suas casas. Continuem sendo modestos e humildes.

  29. Delfim Ribeiro Coelho

    5 de outubro de 2009 at 9:27 PM

    Moro em uma rua do bairro de realengo que serviria sem qualquer custo para atividades esportivas da olimpíada de 2016 tais como: canoagem , remo, triatlo e tiro ao alvo.Basta para tal que chova um pouco o que tornará a rua pronta para as atividades aquáticas referidas e, no caso do tiro ao alvo não haverá duvidas que a medalha de ouro será nossa. A turma do tiro treina quase todos os dias.Se as autoridaes fossem espertas não gastariam um centavo com esse evento. Bastaria que percorrecem o subúrbio e ficariam conhecendo o potencial que temos de obras que nunca sairam do papel.

  30. Bruna

    5 de outubro de 2009 at 7:18 PM

    Sou contra também, creio que todas as melhorias em infraestrutura vai acontecer com a copa!!
    E que por sinal temos coisas mais importantes para preocupar do que infra estrutura, como por exemplo os direitos básicos que nós não cumprimos que são a saúde, a educação, e afins…
    Além do mais a gente sabe como as coisas funcionam no Brasil, acho isso tudo uma palhaçada, talvez nós deveriamos sair com nariz de palhaço de uma vez!!!!!

  31. kyu

    5 de outubro de 2009 at 12:53 PM

    ” Pão e Circo “

  32. Good Cat

    5 de outubro de 2009 at 12:49 PM

    Bom, sou contra as Olímpiadas pelo simples fato da justificativa de que com elas haverá uma melhora na infra estrutura, nisso, naquilo, bla, bla…
    Bom, pensem comigo, se a promessa é de melhoria e o investimento ser pra uma melhora do estado, significa que o governo tem esse dinheiro e não precisa de Olimpiadas para fazer esses projetos, isso ta me cheirando mais uma forma de superfaturamento desses vermes sangue sugas….

  33. Felipe G

    5 de outubro de 2009 at 1:36 AM

    Brasil, terra de incrédulos. Não me admira que meios de comunicação em massa como esse tragam tantas opiniões verdadeiramente vagas…
    Os políticos roubam! Desviam! Isso mesmo! vamos nos trancar para o resto do mundo e viver essa amargura, porque que, nós tão acomodados iríamos querer arregaçar as mangas e mudar isso? Principalmente nas olimpíadas? O maior evento do planeta???
    Aqui só tem ladrão! Os outros países não. Ou será que eles apenas tem uma população que vai a luta??? Acho que somos todos da mesma espécie no final das contas. pelo menos, aqui, não há nenhum monstro que tranca a própria filha numa prisão dentro de casa debaixo da terra.
    É verdade! Ninguém investe nos atletas! Porque será que toda uma estrutura olímpica iria mudar isso!
    Desvio de dinheiro? É claro! Afinal de contas após o rio ser escolhido, todas as empresas privadas e orgãos ligados a esse evento do mundo todo viram as costas e esperam agente entregar tudo bonitinho, sem nem acompanhar nada.
    É claro que tem que toda estrutura, após os jogos, virarão poeira! Ninguém vai usufruir. Ora, alguém conhece Daiane dos Santos? Acho que ela está ainda brincando nas ruas(ou será que não?)
    Parabéns para o Brasil, onde os políticos roubam, mas eles não são Brasileiros! Onde o povo sai as ruas para lutar contra injustiça e corrupção! Então vamos lá pessoal! Ainda dá tempo. Manguinhas pra fora e vamos proibir esse evento maldito em 2016! Ainda dá tempo!

    As vezes me decepciono com a raça que tanto amo. Os Brasileiros? Não meu caro… Os seres humanos!

  34. Yara Picardo

    5 de outubro de 2009 at 1:01 AM

    NÃO SEI SE CHORO OU SE RIO!!!

  35. Gustavo Valente

    4 de outubro de 2009 at 9:03 PM

    Fernanda Livia, concordo com você plena mente e é muito claro isso que as prioridades estão invertidas não dá para entender como o povo vai para praia vibrar por isso, gente pelo amor de Deus, vamos cair na real, não é o momento para isso, OS POLITICOS SÓ TEM UM INTERECE TIRAR PROVEITO FINANCEIRO DESTA PALHASSADA , VAMOS USAR A CABEÇA PENCE, PENCE, POVO USE A INTELIGENCIA, ESTÃO FAZENDO O POVO DE IDIOTA E ESTÃO CONCEGUINDO.

  36. Gustavo Valente

    4 de outubro de 2009 at 8:55 PM

    Senhores que são a favor, concordo que as olimpiadas 2016 seja aqui no Rio desde que as prioridades basicas como segurança, educação, saneamento basico e etc… já estivese feita, se fala muito do legado que fica, um exemplo: eu moro no Rio e trabalho na Barra, quando a vila do panamericano estava sem construido foi construida uma estação de tratamento para revitalisar a lagoa de jacarepagua pois a mesma passa do lado da vila e a mesma estava totalmente poluida com mal cheiro e muita poluição, resumo foi só acabar o pan que a estação de tratamento foi desmontada, então foi feito para que a imprensa do mundo todo não vice a realitade que quem comprou os apartamentos vai viver daqui para frente, a arena multi uso a ideia era demolir para construir outra coisa, foi fita uma faixa orrivel de cor laranja por todas as vias da cidade acabou o pan danice, ja foi feita a media, ENTENDO QUE O BRASIL TEM DINHEIRO PARA TUDO ISSO, MAS NÓS PRIMEIRO DEPOIS FESTA PARA ESTRANGEIRO.

    NÃO SOU A FAVOR, DESCORDO ACHO QUE NÃO E O MOMENTO.

  37. fernanda lívia

    3 de outubro de 2009 at 10:42 PM

    SOU TOTALMENTE CONTRA .

    Enquanto tem milhares de pessoas ai passando fome , morrendo em filas de hospitais , crianças estudando em escolas sem merenda sem boms professores O LULA TA CHORANDO DE FELICIDADE PORQUE O BRASIL VAI SEDIAR UMA MERDA DE UMA OLIMPIADA ? da licença , os milhões que eles gastam nessa porcaria deveria ser investido nas necessidades do povo brasileiro e não nesse divertimento barato . VOCÊS ACHAM QUE O POUCO QUE ELES GANHAM COM TURISMO VAI DA PRA SUPRIR ESSES MILHÕES? neim fodendo.

    os governantes tem que se toca E O POVO TAMBÉM

  38. Rick Cardoso

    3 de outubro de 2009 at 4:13 PM

    Sou a favor. Pelo menos assim, vamos “forçar” que alguma estrutura seja feita – o que vai permanecer mesmo após os jogos. Corrupção? Alguém acha q vai acabar da noite para o dia? Ou que o simples fato de nao fazermos aqui, vai melhorar alguma coisa? Abram os olhos, é preciso dar o primeiro passo. Que seja esse.

  39. paulina

    3 de outubro de 2009 at 8:38 AM

    SOU CARIOCA, NASCI EM MADUREIRA, Fui terminantemente CONTRA, ABSOLUTAMENTE CONTRA. Agora estou anotando nomes de todos os que fiseram força a FAVOR…PASSARÃO 7 ANOS, muitos de nós já não estará por aqui… Se eu estiver VOU COBRAR PESADO AS CONSEQÜENCIAS. Ainda estamos imbuidos da ingenuidade dos nossos índios que aceitavam espelhinhos e continhas coloridas e acabaram onde acabaram…

  40. Tili

    3 de outubro de 2009 at 12:14 AM

    Engraçado esses comentários tipo “Olimpíadas não é prioridade, primeiro tem que melhorar a saúde, educação, moradia, etc…” Gente, como é que um dia o governo vai conseguir atender satisfatoriamente à demanda desse tipo de coisas quando ainda existem pessoas, sobretudo os mais pobres, tendo 4, 5, 6 ou mais filhos e sempre sem ter condições, botando filho no mundo pra depender do governo? Nunca! Sempre haverá esse déficit nos serviços públicos, pois por melhor e mais dedicado que um governo seja, ele nunca vai conseguir acompanhar a velocidade das parideiras desse país. Então se formos pensar assim, o Brasil nunca vai poder sediar um evento importante e dar esse orgulho à muitas pessoas que desejam esse acontecimento? ENQUANTO NÃO HOUVER UM CONTROLE DE NATALIDADE SÉRIO E RÍGOROSO, NADA NESSE PAÍS VAI MELHORAR. Ilusão é achar que o governo é que tem que fazer tudo e o povo não precisa fazer nada, nem mesmo um mero planejamento familiar.

  41. cleiton

    2 de outubro de 2009 at 10:18 PM

    Imaginem essa grana toda investida na saúde publica,na educação,segurança e moradias?Aí sim seriamos um país de primeiro mundo!!!!!!!!!!!!!

  42. Cleber

    2 de outubro de 2009 at 7:37 PM

    Infelismente, tenho que concordar que o mascote neste exato momento seria os irmãos metralha, porém usando terno e gravata e ainda assaltando uma Pizzaria, espero que a um dia a classe politica mude esta imagem,
    com muita VERDADE, JUSTIÇA e SOLIDARIEDADE.

  43. Malukjo

    2 de outubro de 2009 at 7:23 PM

    Previsão de Investimentos para a Olimpiada Rio 2016: R$ 30 Bilhões
    Previsão de Dinheiro Desviado na Olimpiada Rio 2016: : R$ 30 Bilhões
    Previsão de Investimentos em Saúde, Educação, Segurança: Não tem preço (pois pelo visto não tem)

    Bom, enquanto isso os politicos jogam mais bosta no povo” que já está rolando na bosta… Mas, o pior de tudo, o povo” parece não querer sair da merda…

    ps: não generalizem, aqui nesse site vejo muitos que possuem um mesmo pensamento que o meu, mas em outros blogs vemos apenas ignorantes cegos, pois não veem e não querem ver a corrupção que rege nesse nosso país…

  44. Ana

    2 de outubro de 2009 at 6:02 PM

    Outra coisa:

    Me entristece ver que os favoraveis nao justificam a razao de serem favoraveis. Pq, se vc sentar para pensar e ser razoavel, nao dah para ser favoravel.

    Ou entao, a justificativa eh pq vamos ganhar algumas migalhas… vao consertar o aerporto, vai ter equipamento nos hospitais perto dos estadios, os traficantes e a policia vao parar a guerra (POR DUAS SEMANAS???)

    Serio…e o RIO nao eh o Brasi… a gte tem mais outras 5000 cidades onde nenhum desses beneficiozinhos vao chegar… E aih?

  45. Ana

    2 de outubro de 2009 at 5:46 PM

    AMEI o blog! E a maioria dos comentarios!
    Eu sou contra, contra, contra…. e sinceramente, nao estava levando essa coisa a serio, achei que Chicago, Tokyo ou Madrid iam levar essa…

    Eu amo o Brasil, e adoraria que pudessemos ter uma imagem melhor no exterior, mas nao eh uma copa ou uma olimpiada que vai trazer isso, isso eh pura ilusao. A imagem do Brasil iria melhorar qdo a gte VIVER essa imagem que queremos.

    Politicos, cartolas e construtoras vao fazer rios de dinheiro… o BOPE vai ter trabalho para caralho para “limpar” os morros… a Globo vai faturar nos proximos 7 anos com noticias sobre a copa e as olim”piadas” e faturar ainda mais com a transmissao, jah que a gte nao vai ter dinheiro para ir ver os jogos… quem vai estar sentado nas arquibancadas vao ser 1) a classe mais rica da populacao (e um bocado dos que lucraram com os jogos) 2) estrangeiros

    A gte nao tem nem investimento em atletas ou atividades esportivas. A gte nao tem nem professores qualificados em educacao fisica suficientes para ensinar as criancas esportes. Ah… me esqueci… a gte nao tem nem professores qualificados suficiente para ensinar NADA…

    Isso aih… grande festa, todo mundo na praia, dois carnavais em um ano e vamos vender a imagem que o Brasil eh soh festa, praia e bunda…

  46. Leandro

    2 de outubro de 2009 at 5:36 PM

    Há apenas 3 comentários que eu gostaria de dizer:
    1 – A maioria dos brasileiros, não pensa direito quando tem algum tipo de comemoração envolvida, fato 1 é que a maioria dos brasileiros quer saber de festa e comemoração e pronto, é só saber de qualquer evento, por menor que seja, que uma multidão deles vão se mobilizar.

    2 – A ÚLTIMA coisa que o Brasil precisa no momento, é ser sede de jogos olímpicos.

    3 – “As olímpiadas trarão muitos benefícios entre eles a grande arrecadação de renda através do turismo entre outros.” Estamos falando de médio-longo prazo (10 anos ou mais)
    mesmo com esses “lucros”, é inteligente deixar a próxima década na mesma (ou pior) situação com os investimentos das olimpíadas?

  47. Yana

    2 de outubro de 2009 at 4:46 PM

    Ponto facultativo, todo mundo na praia comemorando.
    A mesma comoção não acontece para exigir melhorias na saúde, transportes, educação.

    Quem mora no RJ, como eu sabe… Escolas caindo aos
    pedaços, hospitais fud***dos…
    Já não basta o que estamos gastando pra Copa?
    Ok, o Rio é lindo, mas precisamos de infra-estrutura
    BÁSICA.
    Isso só vai servir pra desviarem mais dinheiro.
    Quanta falta de conciência, isso me deixa p**ta!

  48. Rodrigo Piva

    2 de outubro de 2009 at 3:51 PM

    De loucos os governantes não têm nada. Bilhões e bilhões de verbas para construções de preferência com urgência fazem uma grande diferença. Já melhorar escola, hospital etc não tem graça, não alegra o povo.

  49. Paulo a

    2 de outubro de 2009 at 3:39 PM

    Se a Olipiada e um mal nogócio os governantes de varios Paizes ficaram todos loucos, porque todo mundo quer.
    O Brasil precisa vender Turismo. O Povo presisa de auto estima. O Atletismo e o Esporte e pilha a Olimpiada e uma bomba de energia Humana. Na nossa vida tudo e sempre prioridade, agora oportunidade as veses e uma na vida outra na morte.

  50. Susana

    2 de outubro de 2009 at 3:29 PM

    Um país que necessita tanto de reformas na educação, na habitação, na saúde, vai gastar US$ 14,4 bi em Olimpíadas???Isso é um absurdo…o pior é que tem brasileiro concordando com isso!!!!!!

  51. jose augusto

    2 de outubro de 2009 at 12:33 PM

    tomara que seje aqui no BRASIL

  52. ze_colapso

    1 de outubro de 2009 at 3:06 PM

    Isso é mesmo um absurdo!!! Sou totalmete contra, pelos mesmos motivos citados pela maioria dos comentários já citados. O problema maior, na minha opinião, é a mídia. O jornalismo da globo principalmente, que se diz imparcial, não mostrou o lado ruim de todos esses investimentos e é a favor de toda essa pataquada.
    É mesmo uma lástima, pessoal, a maioria do povo do Brasil é mediocre e sem cultura, incapaz de apurar seu senso crítico para fazer os questionamentos básicos que a maioria do pessoal daqui já fez: “Por que?”…”Pra que?”…”Quando?”…”Onde?”…”Quanto vai ser gasto?”…. e por ai vai. E para aqueles que perguntaram aqui, ali ou acolá: Por que o povo não se revolta?
    Resposta: Simplesmente porque a maioria do povo é a favor… São poucos os que para e se perguntam: “Isso é mesmo necessário? Será que no Brasil não há prioridades maiores e mais urgentes que imensos gastos com a construção de uma vila olímpica?”
    Algumas pessoas comentaram a respeito dos gastos: eu também concordo que os os custos dessa “brincadera” vão ultrapassar a casa dos 10 bilhões de reais. Outros comentaram a favor, dizendo que esse dinheiro volta em forma de investimentos e turismo: Na boa, isso só pode ser piada. 10 bilhoes de reais não voltam em duas semanas de competições, e o tanto que volta desse dinheiro é abocanhado pela burguesia: shoppings, hotés, e grandes centros comerciais… o povão fica com uma pequena parcela disso.
    Com todo esse dinheiro que está para ser gasto de forma obsoleta, daria para transformar o sertão em oceano, e mudar a realidade de muitas famílias, pais, mães, crianças, que não tem nem água potável para beber.
    Olhando o jornal agora a pouco, vi que cerca de 84% dos cariocas apoiam a candidatura do Rio, o que será que dizem o restante dos brasileiros?
    Acredito que esses mesmos 84% que são a favor das Olimpíadas no Rio, são o que repondem nas pesquisas que os principais problemas do Rio são a violência e a saúde pública. Ou seja, o povo não sabe o que quer, e é facilmente influeniado pela mídia, não tem opinião e se anima com qualque “festinha” que lhe é oferecida pelo governo. É a velha polítca do “Pão e Circo”: “dê a eles comida e diversão que eles param de reclamar”. A comida nós já temos, ela vem do Bolsa Família, e a diversão está sendo providenciada, com a provável contrução do “Circo Olímpico”, onde os principais palhaços somos nós!

    José Elias Ferreira, 25 anos. Brasileiro com orgulho,porém, indignado.

  53. Carlos

    1 de outubro de 2009 at 1:55 PM

    Estamos atrás de recursos financeiros para alimentar, bandidos, políticos corruptos, tráfico de drogas,tráfico de armas, prostituição. Nunca para melhorar salários de professores, aposentados, recursos para saúde e educação. Essas olimpíadas seriam para beneficiar uma cidade (Rio de Janeiro) sem esperanças de uma qualidade de vida que jamais atingirão, e que os custos seriam de toda população brasileira. Sou terminantemente contra a realização das olimpíadas no RIO DE JANEIRO.

  54. alecrim75

    1 de outubro de 2009 at 10:59 AM

    Acho que nem preciso enumerar os motivos pelos quais sou contra. Boa idéia seria investir em saúde, educação, segurança… e em esportes para a população.

  55. ivan

    1 de outubro de 2009 at 9:05 AM

    sou terminantemente contra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    neste país os eventos deste porte vai ser usado para desviar dinheiro público e para os empresários ganharem mais dinheiro.ao povo só restará as contas.

    entrei neste site e assinei a petição:

    http://www.petitiononline.com/jorj2016/

  56. marquinhos

    1 de outubro de 2009 at 9:01 AM

    Minha sugestão para o mascote das olimpíadas no Brasil em 2016: Irmãos Metralhas!

    Minha sugestão de modalidade esportiva: Desvio de verbas!

  57. rosaria

    1 de outubro de 2009 at 7:35 AM

    Sou CONTRA CONTRA CONTRA UM DESATINO UMA FANTASIA ALOPRADA DE BANQUEIROS; POLÍTICOS CORRUPTOS; LOBBIES; DESOCUPADOS QUE NÃO TÊM MAIS O QUE FAZER ….DEFINITIVAMENTE NÃO É A VONTADE/ POSSIBILIDADE/ RAZOABILIDADE DO POVO LAMENNÁVEL UMA TRAGÉDIA. SERÁ MAIS UMA RAZÃO CHAMARIZ PARA EMPOBRECIMENTO DECADÊNCIA TUMULTO …É CLARO PARA QUEM É C-A-R-I-O-C-A sofredor E PRECISA DE TRANQUILIDADE SOSSEGO QUIETUDE para tocar sua vida em paz sem stress, sem trancos no metrô, SEM OBRAS…QUEM VIVE AQUI ESTÁ CANSADO DE OBRAS OBRAS OBRAS…..DEIXEM A MINHA POBRE CIDADE QUIETA!!!!!!!FORA OLIMPIADAS!!!VOCÊS TODOS que aqui virão destruí-la vilipendiá-la desmatá-la desorganizá-la AINDA MAIS DO QUE ESTÁ!!!!!!!

  58. paulina

    1 de outubro de 2009 at 12:55 AM

    ótimo seu texto SOU CONTRA CONTRA CONTRA E CONTRÁRIA do primeiro ao último fio de cabelo SÓ HOJE DESCOBRI QUE finalmente podemos – tb NÓS – dizer nossa opinião quando é N.Ã.O…E O MEU É UM ROTUNDO E VEEMENTE N.Ã.O. Se vc me dá licença pelo tamanho do texto, mas venho desabafando esbravejando protestando como segue:
    Assim me manifestei num site do COI : “Im absolutely against. I was born in Rio de Janeiro, I live in Rio de Janeiro, I have here my family, we are ALL against. We are under many many big serious problems: violence is very great, environment decadence is speeding up, lowering of living quality, awfull transportantion sistem; too many people (Rio is overcrowded; population density is much more far from normality), our politicians do not care at all about our interess, they just want to put more and more taxes, to support their political fantasis witch includes Olimpic Games..LIFE IS MUCH MORE THEN ENTERTAINMENT. We want just peace and quiet life; our streets are filled up with beggers and abandonned children. Please dont allow such a disaster to happen in my city Rio de Janeiro. The people who really live here refuse this. Thank you very much. God Bless you of not choosing Rio de Janeiro.

    SOU CARIOCA, VIVO NO RIO DE JANEIRO, ASSIM MINHA FAMÍLIA (PAIS, FILHOS, NETOS E COLATERAIS). SOMOS TODOS terminantemente CONTRA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS OÍMPICOS NO RIO DE JANEIRO. NOSSA CIDADE É PEQUENA, ACIDENTADA, COM SUPERPOPULAÇÃO, SOFREMOS PROBLEMAS CRUCIAIS, OS GOVERNANTES SE ELEGEM PROMETENDO HOSPITAIS, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ORDENAMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO, TRANSPORTE DECENTE, EDUCAÇÃO, CUIDADOS COM A INFÂNCIA. NOSSA CIDADE ESTÁ ABANDONADA. OS GOVERNANTES PROMETERAM CUIDAR DA CIDADE (NAS CAMPANHAS NINGUÉM FALOU EM OLIMPÍADAS…AGORA ESTÃO TODOS PRA LÁ E PRA CÁ NUMA FARRA LOUCA..) VÃO INUNDAR NOSSA CIDADE COM MILHOES DE PESSOAS. JÁ TEMOS METRÔS ABARROTADOS. NÃO QUEREMOS MAIS CONSTRUÇÕES: NEM DE METRÔ, NEM DE PRÉDIOS, nem pontes ou viadutos…SÓ QUEREMOS VIVER SEM TUMULTO!!!!!!!!!!!! DEIXA A GENTE EM PAZ!!!!!!!!!!!!FAÇAM AS BAGUNÇAS DE VOCÊS BEM LONGE DAQUI!!!!!!!!!!!

    NOI POPOLO DE RIO DE JANEIRO PREGHIAMO DI NON FARE I GIOCCHI OLIMPICHE QUI PERCHÈ ABBIAMO TROPPI PROBLEMI, LA VITTA STÁ MOLTO DIFFICILE, CÈ TANTA VICENDA appertutto, VIOLENZA, MANCANZA DI SCUOLE, OSPEDALE trascurate, NONOSTANTE PAGUIAMO NOSTRE TASSE SEMPRE sempre DI PIÙ, nostri politici sono corroti e questo ci basta, per controllare, non bisognamo piú di problemi… Nella campagna per ellezione non dicono che vanno apoggiare una cosa simile dismisurada qui (parlano di scule, ospedale..MA DOPO….)…allora ci hanno traditti ..

    EM QUANTOS IDIOMAS MAIS PRECISAMOS NOS EXPLICAR PARA SERMOS ENTENDIDOS??????????????

  59. Diego Reigoto

    28 de setembro de 2009 at 1:14 PM

    Excelente texto, Rodrigo!

    Você listou brilhantemente algumas razões para ser contra a realização das Olimpíadas no Rio. Concordo em tudo!

    Vou repassá-lo pelo twitter!

    Abraço.
    .-= Diego Reigoto´s last blog ..O fantástico mundo publicitário # 69 =-.

  60. Victor

    28 de setembro de 2009 at 11:20 AM

    Infelizmente no brasil, grandes obras são sinônimos de desvio de dinheiro . Não há como pensar em uma olimpiadas no Brasil, ocultando este FATO.
    Para mim esse é o principal fator de ser CONTRA as olimpiadas no Brasil, já que o dinheiro gasto será um absurdo e concerteza grande parte deste capital vai parar dentro do bolso de políticos e de pessoas de orgãos burocráticos.

  61. FLÁVIO

    26 de setembro de 2009 at 10:28 PM

    SOU TOTALMENTE CONTRA, FALTA EDUCAÇÃO,SAÚDE E SEGURANÇA. PRECISO FALAR MAIS?

  62. Viale

    24 de setembro de 2009 at 9:05 AM

    Bom!!!!
    Se sediar as olimpíadas de 2016, significa terminarem as obras da olimpíada passada e fazerem novas obras, para terminarem na próxima!!!!!
    Por mim eu concordo plenamente!!!
    Tirando a corrupção!!!
    A polícia entra em acordo com os traficantes e a guerra cessa!
    Os hospitais, pelo menos os próximos aos ginásios, recebem medicamentos e aparelhos novos!!!
    O policiamento nas ruas são reforçados!!!
    Sem contar que com as obras, milhares de pessoas conseguem empregos e nesse período teem o que comer!!!

    Agora se o Rio ganhará ou não!! Torço para que sim. Pois com ou sem olimpíada a corrupção não para de crescer!!!!

    Pelo menos pagousse a dívida externa!!!

    E ainda emprestaram dinheiro!!!

    O Brasil é uma comédia!!!!!

  63. Moreira

    12 de setembro de 2009 at 7:09 PM

    RIO2016-TENTE OUTRA VEZ
    É claro que sou contra , pelos motivos listadoa abaixos:
    1-corrupção – mas uma forma de roubar nosso dinheiro
    2-festa para carioca ver ,às custa dos demais brasileiros.
    3-serão os maiores beneficiados a Globo(geradora oficial do evento) , empreiteiras com suas obras super-faturadas e os políticos(item1)
    4-se a China que é um país muito “unha de fome” pagou cerca de 40bilhões de dolares pela olípiada no Brasil custará cinco vezes mais.
    5-sejamos sensatos , das quatro concorrentes , três são do primeiro mundo e a utópica e decadente Rio do terceiro.

  64. George Rodrigues

    4 de setembro de 2009 at 3:22 PM

    Alguém conciente jamais poderá ser favorável a realização de uma olimpíada no Brasil.
    Comentário: e precisa?

  65. Clovis

    17 de junho de 2009 at 9:15 AM

    Sou contra e assinei a petição. Assine você tambem. http://www.petitiononline.com/jorj2016/

  66. alan winehouse lima belem

    8 de maio de 2009 at 10:27 AM

    gostaria de deixa essi cometario para enformar que eu suo fã da ginastica artistica e gostaria de participar das olimpiadas de 2016 no brasil coma eu faço…?
    telefone:(92) 32486959
    MSN:aptos_lanlimabelem@hotmail.com
    orkut:aptos_maik@d.com
    fim!

  67. andre luiz

    2 de maio de 2009 at 8:35 PM

    EU SOU CONTRA, POR TODOS OS MOTIVOS JÁ CITADOS E POR OUTROS TAMBÉM, COMO A FALTA DE DISTRIBUI;AO DE RENDA ENTRE AS REGIÕES QUE E MUITO GRANDE, PRINCIPALMENTE NO NORDESTE.
    NOS MORAMOS EM VARIOS BRASIL, A DESIGUALDADE SOCIAL E MUITO GRANDE E ENQUANTO ISSO NOSSOS POLÍTICOS FICAM GASTANDO O DINHEIRO PUBLICO EM PASSAGENS AÉREAS E ATE O PRESIDENTE DIZ QUE ISSO E NORMAL, COMO PODERMOS QUERER UM EVENTO TAO GRANDIOSO. E BRINCADEIRA

  68. Chris

    1 de maio de 2009 at 12:58 PM

    Eu sou completamente contra, essa história de olim”piada” é ridícula! Como outros já disseram, a única coisa que vai dar vai ser um prejuízo imenso por conta do dinheiro roubado pelos nossos honestos políticos.

    O povo tá morrendo por aí e os governantes querem fazer festa, fala sério. Depois esse pessoal que está apoiando essa zorra toda vai ficar reclamando que imposto tá caro, saúde uma bosta, etc..

  69. Alfredo Oriente

    31 de março de 2009 at 7:36 PM

    Sou totalmente contra!!!! O Brasil tem outras prioridades mais importantes do que sediar uma Olimpiáda. O ministro Orlando Silva( xará do antigo cantor) não quis dizer quanto o Brasil irá gastar, mas podem crer que o orçamento de uma Olimpiada vai ser na casa de algumas dezenas de bilhões de doláres. Ele tá que nem aquele pedreiro que vc contrata prá fazer uma reforma na sua casa e diz prá vc assim: Não seu fulano , não vai ficar caro não, o sr vai gastar uns 2.000,00 reais só e olhe lá!!! Mas ele sabe que vai passar de 5.000,00 reais. Ele só não vai falar a verdade, prá não perder o serviço. Depois que começar já era , vc tem que terminar a obra de qualquer jeito. Essa Olimpiada vai ser a mesma coisa, pode contar que o orçamento vai estourar!!! No mínimo o triplo!!!! Vai ter superfaturamento e muito mais. A cidade de Montreal tá pagando o prejuízo da Olimpiada de 1976 até hoje!!!.Se for prá gastar 60 ou 70 bilhões de doláres, que seja em Educação e Saúde para o povo brasileiro. Acorda Brasil. Abraços a todos e abaixo a corrupção!!!!

  70. diony

    24 de março de 2009 at 3:51 PM

    concordo plenamente .

  71. Luis

    18 de fevereiro de 2009 at 2:12 PM

    Sou contra! VAi ser o maior roubo da hstória de toda a humanidade e não trará benefício nenhum para o povo. De todas as cidades canditadas o Rio é a que tem a maior necessidade de investimentos públicos, (aproximadamente 85%) de acordo com uma informação que vi no UOL e é a menos desenvolvida e mais “pobre”. Sou contra por que não quero que o dinheiro do meu imposto vá para o bolso de políticos corruptos e principalmente para o bolso do Sr Nuzman, a respeito do qual gostaria muito de saber qual é a profissão, com o que trabalha, como se sustenta…

  72. PAULO MAXIMILIANO

    2 de fevereiro de 2009 at 10:30 AM

    … Sou a favor..!!! afinal de contas pq que o Brasil , insiste em mostrar em filmes , no extrangeiro, nossos problemas , nossas desigualdades.. nosso povo sofrido, afinal temos aqui muito mais que isso, também temos história, temos cultura, uma misssigenação linda.. e muito mais… temos sim que mostrar ao mundo que nosso país deixou de ser uma vala enorme de problemas, mas também de um futuro empreendedor..!

  73. Fabricio Araujo

    16 de novembro de 2008 at 6:03 PM

    O Brasil não tem condições de sediar um evento desses, é verdade no Brasil já existe tantos gastos com corrupção sem copa e sem Jogos olímpicos imagine com um evento desses, que são gastos milhões… E o Brasil se afundando cada vez mais na corrupção, Esse é o país que queremos para o futuro? Acredito que não! ::�(:

    Fabricio Araujo postou em seu site..Orkut Messenger!?

  74. adrielly

    23 de setembro de 2008 at 3:14 PM

    amo jogos Bjooooooooooooooooooooooos

  75. Amanda

    7 de setembro de 2008 at 7:38 PM

    ::|: Do que adianta pensar que a violência está sendo mantida sobre controle no Rio de Janeiro sendo que não esta!
    Quando os olhos do mundo focam a cidade maravilhosa sendo que não é!!!

  76. Allan

    4 de setembro de 2008 at 8:22 PM

    Viva o Brasil , o país do futuro rsrsrs

  77. lucas

    4 de setembro de 2008 at 8:18 PM

    nao acho que o brasil tenha história para fazer uma abertura :S ::|:

  78. bruna rocha da silva

    3 de setembro de 2008 at 6:58 PM

    Seria legal neh
    mais eu acredito q a proxima olimpiada vai ser akii
    uhhhhhuuuuuulll
    beiijooo

  79. Guilherme Freitas

    30 de agosto de 2008 at 8:39 PM

    Espero que o COI não seja louco de escolher o Rio como sede em 2016. Além do Brasil já conseguir sediar a Copa de 2014, outro mega evento seria demas para os “nossos bolsos”. Sem falar que os cartolas iriam desviar uma verba violenta (que deveria ser investidas nos atletas) para os seus próprios bolsos. O Brasil não merece ser sede de nada. Vejam o Pan! Que vergonha! Bilhões de reais gastos, elefantes brancos aos montes pelo Rio e o presidente do COB rindo dizendo que estamos nos tornando uma potência olímpica. Como diria Renato Russo, que país é esse?

  80. Mark

    30 de agosto de 2008 at 11:54 AM

    Acho que o Brasil precisa de coisas mais importantes como dizem os coméntarios anteriores…Mais os brasileiros só reclamam e não agem…O povo tinha que se unir, parar o pais,ou muda tudo ou todo mundo para…Politico safado tinha que ser linchado pelo povo,o povo só reclama…Tem paises aí que se o governo rouba o povo vai pra rua,cria maior quebra-quebra e conseguem o que querem…Brasileiro é um cidadão ignorante…se o leite for para 10 reais o litro e o saco do feijão for para 20 reais o povo reclama mais não toma atitude…é um povo de merda…Pena que essas terras aqui O BRASIL caiu na mão de ignorantes…era pora ser o pais mais rico do mundo,todo mundo bem de vida…geograficamente e lindo mais o povo e de merda e vai continuar sendo…

  81. vinicius leal

    29 de agosto de 2008 at 9:27 PM

    Tens seus lados positivos e negativos, como um país não tem dinheiro nem para pelos menos ajudar os custos dos atletas e quer receber uma olimpiada a taxa de analfabetismo no brasil é imensão tal como as despesas que iram usar para construir estádio …
    por que ñ aplicar dinheiro na educação e saneamento básico.

  82. rogéria

    28 de agosto de 2008 at 11:02 AM

    temos que confiar que vai da certo, é por isso que o brasil não vai para frente, a maioria do povo brasileiro sempre criticam as boas ideias, sei que o custo vai ser alto, mais o que entra durante as olimpiadas não dará para custear as dispezas? vamos deixar de ser pessimistas é por isso que o brasil não vai para frente.

  83. Ana Isabel

    27 de agosto de 2008 at 4:44 PM

    eu sou a FAVOR

  84. Alessandro

    26 de agosto de 2008 at 11:11 PM

    Sou a favor absoluto da candidatura do Rio 2016, até porque estamos num mundo globalizado e Brasil precisa de algo que atraia grande investimento estrangeiro, e tenha um grande retorno financeiro para ter uma boa confiança no mercado internacional. É óbvio que para isso, o Brasil precisa levair mais a sério em termos de planejamento, algo que o país ainda não tem hábito. Ficar chorando e pedindo só melhoria em saúde, saneamento, educação, bla bla blá,…., não sou contra, é importantíssimo, mas é um pensamento muito pequeno demais para uma pessoa que quer ver um país com melhoria na competitividade no mercado externo e uma bom desempenho no mercado interno. Prá mostrar que é possível organizar jogos olímpicos, Cidade do México que tinha uma economia mais fraca do que Brasil já organizou em 1968.

  85. Andre

    26 de agosto de 2008 at 10:42 PM

    Ola, primeiro agradecendo a visita ao meu blog e segundo te parabenizando pelo otimo post, eu ate seria a favor que se fosse realizado jogos olimpicos no brasil se ñ tivessemos coisas mais importantes para serem tratados como saúde e educação, e como um pais que ñ apoia o esporte pretende ser uma sede olimpica chega a ser ironico.

    Andre postou em seu site..9 dicas para melhorar seu dia de trabalho

  86. natalia

    26 de agosto de 2008 at 9:15 PM

    eu sou a favor

  87. Márcio Gomes

    26 de agosto de 2008 at 8:22 PM

    Olha, a China tem todos os seus problemas e fizeram um super espatáculo, mas no caso do Brasil é que não temos uma estrutura esportiva ampla as Olímpiadas.

    Teríamos que gasta milhões para deixar nossos estádios, e vendo que a gente não temos chances de ganharmos uma posição boa nas olímpiadas, melhor aplicar este capital na educação e a segurança da população brasileira.

    Concluindo, sou contra.

  88. Mauro Kleber

    26 de agosto de 2008 at 6:56 PM

    Sou a favor, desde que haja investimentos na educação e no esporte em todo o Brasil, mesmo! Para alguns lunáticos outros estados não existem.
    Falo isso pensando em nosso Estado, Mato Grosso,
    Aqui se cada escola estadual e municipal tivesse uma piscina olimpica, não sobraria medalha para mais ninguém.
    Nós curtimos o verão o ano inteiro e a garotada adoram agua.
    Sem falar nas outras modalidades.
    Quanto a currupção pode ser vencida através de um processo educacional, na aprendizagem, fiscalização e no acompanhamento das ações de nossos governantes. Essa idéia que nos outros países não a corrupção é barca furada.
    Mas concordo plenamente que precisamos lutar contra esse mal que atinge os nossos rins.
    a idéia é a valorização do nosso próprio povo.
    Fazer investimento nas olimpíadas de 2016 sem pensar no povo é pura sacanagem!

    Um grande abraço!

  89. diego

    26 de agosto de 2008 at 4:44 PM

    Concordo.
    Eu sou de Barcelona e vi a transformação da cidade nas olimpíadas. Mas Barcelona não tem o problema de corrupção que o Brasil tem.

    Saúde e educação, depois disso… extras.

  90. Karla Nogueira

    26 de agosto de 2008 at 12:01 AM

    Oi Rodrigo,

    conheço algumas pessoas que estiveram em Barcelona antes e depois da realização das Olimpíadas. Segundo elas, o evento trouxe melhorias significativas para a infra-estrutura da cidade e contribuiu para um processo de transformação e modernização de Barcelona.

    Contudo, como não estamos em um país sério, ou melhor, de governantes, administradores e políticos sérios, onde o dinheiro público é encarado como um “cofrinho” para o financiamento da “boemia política”, aquilo que poderia ser revertido em benefícios para a população, muito provavelmente, seria utilizado para beneficiar alguns poucos “sortudos”.

    Pegando carona na frase do nosso ministro dos esportes Orlando Silva, vamos ao Pan:

    “O Pan ofereceu ao mundo uma fotografia do que pode ser a segurança dos Jogos Olímpicos no Brasil. Não houve nenhum incidente e o crime comum diminuiu. ”

    Isso me faz lembrar o título de uma matéria da época, que falava sobre o fim dos jogos: “Depois do Pan, o pandemônio” … E as melhorias? Bom, já sabemos o fim dessa história…

    Abraços

  91. Marcelo França

    25 de agosto de 2008 at 9:35 PM

    Eu sou contra, pelos motivos já citados acima, temos muito mais com o que se preocupar. A cultura brasileira não está preparada para algo desta magniture. Com a corrupção instalada no poder isso só seria mais uma forma de roubar cada centavo.

    Abraço!

  92. Pedro Lopes Oliveira

    25 de agosto de 2008 at 5:35 PM

    Eu sou contra, Por que o Brasil precisa investir mais em saneamento básico, transporte, saúde e moradia.

  93. RogerZ

    25 de agosto de 2008 at 5:07 PM

    100% contra. O Brasil não deveria sediar nem campeonato de bolinha-de-gude enquanto não resolver suas pendências…

  94. Maria

    25 de agosto de 2008 at 2:35 PM

    Não acho que o Brasil tenha capacidade financeira para sediar uma olimpiada…
    É capaz até dos “nossos gonvernantes” criarem uma CPPO” – Contribuição Provisória Para as Olimpiadas…
    Ora se vivem dizendo que os recursos não dá para investir em Saúde e Educação, onde vão arranjar dinheiro para sediar uma olimpiada?
    Podiam “pensar grande” um bom começo seria investir em nossos atletas, disposição por parte deles não falta… ficou mais do que provado.
    Beijo

  95. Rodrigo R.

    25 de agosto de 2008 at 11:37 AM

    Acho que antes de tudo o Brasil precisa acabar com a corrupção, melhorar a educação, o sistema de saúde, a segurança pública, investir em tecnologia, investir decentemente no esporte (não só no futebol), aí sim, um dia poderíamos sediar uma Olimpíada. Como não acredito que estas melhorias acontecerão nos próximos 8 anos, acho que o Brasil não está preparado para sediar um evento como este, infelizmente.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>