Eu acho absurda a idéia (com segundas e terceiras intenções, hipócritas e corruptas por parte dos cartolas e políticos) de organizar os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Nós precisamos de investimentos urgentes em educação, saúde, transportes e segurança. Para ficar só nessas áreas. Fora as reformas tributária, política e da previdência…

O gasto com a infra-estrutura de uma Olimpíada é gigantesco. Calcula-se que a China tenha investido mais de 60 bilhões de dólares e Londres, que será a sede em 2012, calcula até agora um gasto de 120 bilhões de reais!.

Se pensarmos que no Brasil a corrupção “arrecada” 120 bilhões de reais por ano, sem Copa do Mundo e sem Jogos Olímpicos, imagine com esses eventos… Esse valor se multiplicará por 2 ou 3, infelizmente.

Em se tratando de esportes, não temos o menor incentivo para nenhuma modalidade além do Futebol.

Olimpíada Rio 2016
Custo da Olimpíada Rio 2016, em maio de 2015…

Nosso basquete é desorganizado, natação idem (se Cesar Cielo não tivesse ido treinar nos EUA bancado pela família, provavelmente não teria ganhado a medalha de ouro). Mesmo o judô que sempre consegue medalhas não é tratado como merecia. Basta lembrar do judoca Eduardo Santos que ao perder a disputa pelo bronze, chorou se desculpando com os pais por não ter conseguido vencer. Ele não pôde nem mesmo pagar o teste para a faixa preta por não ter condições financeiras, e só ganhou a faixa quando foi competir na China!! Isso é o cúmulo do absurdo!

E o futebol feminino, então? Tirando duas ou três meninas que jogam na Europa, o restante desembarcou no Brasil sem emprego! Não tem liga oficial, não tem incentivo da querida CBF que prometera, após o Pan do Rio, reformas no futebol feminino, lembram? E mesmo assim conseguiram a proeza de ganhar medalha de prata!

E falando no Pan 2007, que teve sua primeira medalha de ouro brasileira ganha pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, que aproveitando a oportunidade, contou o grande incentivo que recebia da Federação de sua modalidade: 600 reais não mensais, pois tinha mês que não via um centavo. Tinha dificuldades para treinar por conta da falta de dinheiro, tendo que conciliar outro trabalho.

Este é o retrato e a síntese de como o esporte é tratado no Brasil.

Para analisar o que pensam os políticos, pincei alguns trechos de uma entrevista com o ministro dos esportes Orlando Silva, concedida à revista IstoÉ da semana passada. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Texto extraído da Revista IstoÉ e reproduzido sem nenhuma modificação:

Para o ministro dos Esportes, o desafio é convencer o mundo de que fazer uma Olimpíada no Brasil é ousado, mas seguro.

Em Pequim desde a véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, entrou firme na disputa pela realização da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. Na China, ele busca marcar pontos importantes na briga contra Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão), as cidades adversárias, e fez da Casa Brasil – representação do País em um hotel de luxo – o quartel-general da campanha. “Nosso espaço tem sido mais visitado do que os dos concorrentes”, comemora o ministro.

ISTOÉ – O sr. falou de fatores positivos ao Brasil. Quais são os fatores negativos?
Silva – Nosso problema central é superar a desconfiança internacional. Temos que provar que somos confiáveis. É preciso romper com a percepção internacional em relação à capacidade de investimentos do Brasil, sobre a oferta de jogos totalmente seguros no País. Estou convencido de que temos capacidade, mas o problema é convencer os outros disso. O Pan ofereceu ao mundo uma fotografia do que pode ser a segurança dos Jogos Olímpicos no Brasil. Não houve nenhum incidente e o crime comum diminuiu. Claro que uma Olimpíada é outra escala, mas teremos também outra operação.

ISTOÉ – O Brasil vai sediar uma Copa do Mundo de Futebol e agora almeja uma Olimpíada. Temos capacidade de investimento para isso?
Silva – Nessas minhas conversas muitos questionam isso. Mas a Copa só ajuda a alavancar a candidatura olímpica.

ISTOÉ – Como?
Silva – Um exemplo: o aeroporto do Galeão, no Rio, que é um problema crítico colocado pelo COI, vai ter que ser resolvido já para a Copa. O sistema de transporte de massa também. Para nós, a Copa será um certificado de que os investimentos de infra-estrutura no Rio serão bem avaliados. Isso vai ajudar a reverter as incertezas internacionais. Precisamos fazer com que o COI compreenda que fazer uma Olimpíada no Rio é uma atitude ousada, porém segura. Esse é o desafio.

ISTOÉ – Qual é o valor dos investimentos que o Brasil precisa fazer para sediar uma Olimpíada?
Silva – Prefiro não falar em nenhum número agora.

ISTOÉ – Por quê?
Silva – Se eu falar em números agora, vocês publicam e daqui a cinco anos, se esse número não for o mesmo, dirão que houve superfaturamento, ou agora ou lá na frente.

ISTOÉ – O Brasil tem dinheiro para isso?
Silva – Claro que tem. Vamos fazer investimentos que mais cedo ou mais tarde teriam que ser feitos. Temos de montar um modelo que permita que o Estado invista e que o setor privado também invista. O problema é de prioridade.

ISTOÉ – Para fazer o que fez, a China alterou prioridades, paralisou projetos e obras e retirou dinheiro de várias áreas para concentrar tudo nos Jogos Olímpicos. Em um regime democrático, com um Congresso atuante, isso é possível?
Silva – Creio que sim. No Brasil temos uma união muito grande em torno desse projeto. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro (Cesar Maia), que é do DEM, pode não morrer de amores por mim, que sou do PCdoB. Entretanto, nos afinamos muito com respeito à candidatura. Temos conversado muito com empresários e eles vêem na Olimpíada a chance de o Rio recuperar um protagonismo no País, buscar sua vocação de cidade internacional. Há um sentimento muito forte para isso. Veja que São Paulo, daqui a pouco, terá o dobro de leitos de hotéis do Rio de Janeiro. Isso é inimaginável.

ISTOÉ – O que mais o surpreendeu em Pequim?
Silva – Tudo é muito eficiente e os serviços funcionam. Mas, como diz o presidente Lula, nada que não possamos fazer.

E para terminar, neste domingo em matéria publicada no UOL, o excelentíssimo Sr. presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman apesar de o Brasil ter conquistado duas medalhas de ouro a menos do que em Atenas-2004 e igualado o número de medalhas de Atlanta-1996, recorde de pódios com 15 conquistas, ele declarou os Jogos de Pequim os melhores da história do esporte brasileiro.

É isso. Desculpem o texto gigante.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

105 Comentários em "Olimpíada de 2016 no Brasil. A favor ou contra?"

avatar
  Ativar Notificações  
novos anteriores mais votados
Receber notificação de:
Vera Lucia Sanches Egidio
Vera Lucia Sanches Egidio
Olimpíadas da vergonha como foi o futebol 7×1 da vergonha, comprovadamente corrupto. Mais uma vez estamos diante de um circo onde os palhaços somos nós. Como podemos fazer festa com o nosso país mergulhado na lama sem perspectiva de melhora. Quem fala que é pra melhora do Brasil tá louco não sabe o que está dizendo, até agora nada do que foi feito nesses termos vimos coisa alguma, os maiores interessados estão com os bolsos bem esticados só esperando que o dinheiro caia dentro. Nossos atletas são pobres coitados , pois o dinheiro arrecadado deveria em grande parte ser destinados a eles pra terem vidas mais dignas e se prepararem para as próximas competições desde os medalhistas até o último lugar. Mas a verdade é que são jogados a própria sorte de pés descalços e barriga vazia treinam com raça como a única esperança de vida, nossos orgulhos e tem… Leia mais »
Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

Leticia
Leticia

Muito bom esse texto..

Leticia

';'
';'

Galera só achar não vai adiantar nada

Roberta
Roberta

odiei o texto

edson lazaro rosendo
edson lazaro rosendo

Eu acho absurdo a classificacao de paises en competicao olimpica por tipo de medalia e nao por pesos das mesmas; exemplo a medalia de ouro deveria ter peso 3, a de prata peso 2 e a de bronze peso 1 ; assim um pais que tivesse 4 medalias de bronze e um outro que so tivesse uma de ouro, aquele de bronze estaria na frete pois estaria com 4 pesos e o outro com 3, isso e justo pois o outro esteve por 4 vezes no podio por varias modalidades e nao so por uma,e em caso de empate o criterio seria de quem estivesse com mais medalias pesadas, ouro ou prata. pense nisso ,leve a minha proposta para o comite internacional, isso e justo,sensato e racional.EDSON LAZARO ROSENDO SILVA,MEDICO EM BARREIRAS/BA ¨CRITERIO LAZARONE¨ok.

A
A

essa história que o Brasil vai ganhar dinehiro com a copa , é verdade mas no que ele vai investir , ai já complica . é ÓBIVIO que ele NÃO vai investir na educação , pelo menos vai terminar obras inacabadas ou prédios a uso do governo , vamos citar um exemplo: o Parque Dona Lindu .

Minha gente , está muuuito , mas muuuito inacabado. SOU TOTALMENTE CONTRA ! se for para ganhar dinheiro que ganhe mas que invista em coisas boas para a população

Ricardo Alfaya
Ricardo Alfaya

Sou contra a realização das "Olim piadas" no Brasil. O argumento mais lúcido e mais bem escrito por aqui é assinado por José Elias Ferreira, de 25 anos, em 01 de outubro de 2009. Mas há outros interessantes. Os que opinam a favor são totalmente inconsistentes e, nesta coletânea, são minoria. E tem uma moça bonita, chamada Ana, que emitiu uma opinião muito interessante, em 02.10.2009. Segundo ela, em troca de investir muitos milhões, o Brasil ganhará algumas "migalhas". O curioso é que, além de tudo, a palavra "migalhas" evoca "medalhas". Considerando as pouquíssimas que faturamos nesses jogos, realmente, são mais "migalhas" do que "medalhas" os prêmios que obteremos. Ricardo Alfaya, Rio de Janeiro-RJ.

darlan araujo salles
darlan araujo salles

eu sou a favor pq gera emprego dinheiro para os pobres q existem no brasil

para acabar com o desigualdade social…

sou contra pq os politicos vao ganhar mais e mais naas custas dos turistas

as pessooas q trabalhao na praia vai aumentar o preço das coisas para poder ter mais lucros

sou contra pq os brasileiros vai querer excplorar os turistaas

F
F

Sou a favor, e ponto. A maioria que é contra, tem a desculpa de que o Brasil deve usar essa verba para melhorar saude publica, educacão, as estruturas das escolas publicas etc. [aliás, convenhamos, escola publica tem ''ótimas'' estruturas gracas aos alunos, que faltam cagar no teto!]. E CONCORDO:'' Sempre haverá esse déficit nos serviços públicos, pois por melhor e mais dedicado que um governo seja, ele nunca vai conseguir acompanhar a velocidade das parideiras desse país.'' CONCORDO também com o que já disseram: ''não iriam investir esse dinheiro em outros departamentos se não tivesse as olimpíadas.'' VAI TRABALHAR ''POVO''…

Geraldo Novaes
Geraldo Novaes

Hipocrisia, 120 bi, para copa do mundo, mais 120 bi para olimpiadas, logo 240 bilhões de reais, para o brasil mostrar capacidade de organização?.

Bem, quanto custa as desgraças de Terezópolis, Petrópolis, Nova Friburgo,tudo só no Rio de Janeiro,sem falar nas outras cidades, todo ano é a mesma historia, enchentes, deslizamentos mortes, feridos orfãos, etc etc etc…o orçamento brasil não prevê grandes verbas para tentar conter esses desastres, agora se investíssimos toda a grana (que não temos) em infra estrutura nessas areas de risco, certamente aliviáriamos a dor de milhares de familias, e a nossa própria .Nós Brasil, com os politicos que temos elegido, vamos continuar sempre incompetentes, pois não conseguimos nem atenuar, muito menos sanar as mazelas de nossa população, agora queremos mostra pro mundo que somo capazes? Ah! me poupem.

MARIA ANGELA

SER CONTRA AS OLIMPÍADAS É ESTAR EM FAVOR DE MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENA NO BRASIL É TER RESPONSABILIDADE SOCIAL.

@Blue_Tie

Os investimentos nacionais e internacionais podem e devem melhorar a estrutura da região, sou a favor.

Paulo Alberto http://www.bluetie.com.br

isabely
isabely

tosos dizem que em vez de investir na copa deveriam envestir em saúde e educação.o que precisamos realmente.mas vcs achariam realmente que sem as olimpiadas eles começariam a investir nesses requisitos ,inventariam as mesmas desculpa de sempre.então acho melhor gastar o nosso dinheiro com a olimpiada,do que enfiarem na meia ,na cueca e depois gastarem como bem estenderem…….pelo menos vamos ver o nosso dinheiro ser investido em algo e não roubado de maneira vergonhosa .

Rafael Soratto

Sou a favor, o investimento que será feito nas olimpíadas será único, pois a má distribuição de renda junto com a corrupção, não iria investir esse dinheiro em outros departamentos se não tivesse as olimpíadas. As obras que serão feitas, mais cedo ou mais tarde teriam que entrar em vigor, além do mais, o Brasil precisa de mais valorização estrangeira!

Brenda

Ninguem tem o PODER de previsão o jeito agora é esperar e ver até onde isso vai dar…

cynthia

Ótima matéria. Mais prefiro não me por contra , nem a favor, se eu publicar isso agora e daqui a cinco anos, se essa opinião não for a mesma, dirão que houve superfaturamento e vou quebar a cara!! Rss
Mais estamos em um caminho sem volta, se criticarmos de nada vai adiantar. Resta-nos ver no que vai dar! Mais que não tentem fazer com que me sinta orgulhosa!
Sem chance ‘pelo menos por enquanto!

Erilson Cristiano Alves

eu sou a favor que as olimpíadas de 2016 seja realizadas no rio

lok

eu nao concordo Ronaldo Zina panico

Sibele Pires

^ ^

Querendo ou não, será aki, não adianta ficarmos falando se somos ou não somos afavores. Sabemos o bom valor “aparente” dessa Olimpíada, o Brasil não tem condições nenhum se sediar PN de Olimpíadas!! Tds sabem, mas eles terão, sabe pq ???
Pq tiraram dos nossos bolsos! Isso, nós msm; Brasileiros Burros, com o perdão da palavra. E ainda tem gente que faz apologia, insentiva, e se orgulha, se orgulhar? Como eu já disse, aparentemente, será bom pra imagem de nosso país. Mas o que é imagens, qual será o seu valor MORAL, MORAL ????

A-C-O-R-D-E-M queridos … ; – } ^ ^.

Orkut: sibele.s.pires@hotmail.com l propícia à questionamentos ! .

caroline

sou muito contraaaaaa
ñ devia acontecer a olimpiadas deviam envestir em coisas melhores ñ é msm pessoal!!!!!!!!!!!!

Yuri

Sou totalmente a favor das olimpiadas serem no Rio de Janeio. Eu moro aqui na cidade desde que nasci e acredito que ela tenha capacidade para efetuar esse evendo, é obvio tambem que o Brasil possui vários problemas e tera que resolve-los ate 2016. Descodo na opniao de algumas pessoas que acham que so porque bilhoes são desviados e o Brasil tem coisas mais importantes para resolver pois as olimpiedas nao traram investimentos so para a infra-estrutra da cidade, ela trara tambem grandes investimentos nas outras áreas.

E também gostaria de deixar aqui uma frase que meu antigo professor de literatura falava: ”A humanidade so evolui quando está a beira do precipicio”

Luiz Sheautzer
O Brasil só tem uma economia forte, pela grande carga tributária, que nos sugam, para serem repassadas para o governo. Com essa carga tributária, daria tranquilamente, para termos o orgulho de vermos o resultado do saneamento básico, educação para todos e de ótimo nível, segurança publica treinada, equipada e bem remunerada, saúde para todos de escelente qualidade, pavimentação “estilo tapetinho” em todoas as ruas do subúrbio carioca, moradia para todos sem favelismo, auxílio familiar em várias vertentes … Isso tudo, é claro, se fosse realizado a médio ou a longo prazo, para que hoje pudessemos ver todas essas maravilhas, realizadas por um governo competente em todos os sentidos comprometido com o POVO e somente com o POVO, que cá entre nós, seria uma utopía. E porque isso não acontece? hahahaha !!!! Simplesmente pq se o governo resolver o problema do saneamento básico, educação, segurança, saúde, desenvolvimento, pavimentação, família, esporte, etc,… Leia mais »
gio

QUEREMOS AJUDAR PESSOAS NÃO É?
ENTÃO…COM ESTE DINHEIRO QUE VAMOS GANHAR COM AS OLIMPIADAS PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS!!!!!!!!!!!!! ; )

gio

Ale, concordo plenamente com vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! [: D]

gio

VAI SER UMA GANDE OPORTUNIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!
– O Brasil VAI SER UM PAÍS MAIS LEMBRADO RESPEITADO.
– NAS OLIMPIADAS O BRASIL VAI RECEBER MUITO DINHEIRO , E PARA A EDUCAÇÃO PRECISA DE DINHEIRO!
– VAI DESENVOLVER O PAÍS , PARA FICAR COM + TECNOLOGIA!!!
E AI VC PREFERE O BASIL COM + DINHEIRO OU – DINHEIRO…
ACORDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

carine

sou totalmente CONTRA por todos os motivos citados acima
ah falaserio?
olimpiadas agora?
nessa crise?
nem pensar

Lídice de Paula
Como fazer olimpíada numa cidade onde se joga todo e qualquer tipo de lixo na rua, onde várias pessoas cospem no chão. Cidade que só é conhecida no mundo através dos bairros chiques. O verdadeiro RJ está nos bairros que não são citados. Os políticos não suportam passar vergonha e por isso só aparecem na mídia, que para eles é um prato feito( vide Cel. Jairo quase empurrando o Lula ). Quem mora no subúrbio não precisa dessa olimpíada, porque já vivemos eternamente numa competição. Exs.: ganhamos pouco dinheiro, vivemos endividados quase sempre, viajamos de kombi caindo aos pedaços, tropeçamos em cocô de cachorro na rua, caímos em bueiros sem tampa, não podemos ficar doentes porque não temos plano de saúde, entramos em todo o tipo de fila, somos assaltados a qualquer hora do dia (corremos mais que atleta profissional ) , temos ruas alagadas, calçadas sem pedra portuguesa, renovamos… Leia mais »
ale

oooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
eu sou a favor, porque o brasileiro vai ser muito privilegiado. imagine , se ganhar medalhas de
ouro em outros paises é legal, imagine ganhar
no seu propio pais deve ser super d+++++++++++++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Delfim

Moro em uma rua de realengo que serviria de palco para as provas de natação, remo e canoagem. Se houver interesse do COB é só me procurar que eu mostro através de fotos a qualidade da água da chuva que inunda tudo sem qualquer custo à prefeitura. O presidente do COB poderá sugerir uma competição na lama, também a custo zero. Pra que gastar dinheiro à toa. Deixem para gastar com celebrações,farrase obras faraônicas nas suas casas. Continuem sendo modestos e humildes.

Delfim Ribeiro Coelho

Moro em uma rua do bairro de realengo que serviria sem qualquer custo para atividades esportivas da olimpíada de 2016 tais como: canoagem , remo, triatlo e tiro ao alvo.Basta para tal que chova um pouco o que tornará a rua pronta para as atividades aquáticas referidas e, no caso do tiro ao alvo não haverá duvidas que a medalha de ouro será nossa. A turma do tiro treina quase todos os dias.Se as autoridaes fossem espertas não gastariam um centavo com esse evento. Bastaria que percorrecem o subúrbio e ficariam conhecendo o potencial que temos de obras que nunca sairam do papel.

Bruna

Sou contra também, creio que todas as melhorias em infraestrutura vai acontecer com a copa!!
E que por sinal temos coisas mais importantes para preocupar do que infra estrutura, como por exemplo os direitos básicos que nós não cumprimos que são a saúde, a educação, e afins…
Além do mais a gente sabe como as coisas funcionam no Brasil, acho isso tudo uma palhaçada, talvez nós deveriamos sair com nariz de palhaço de uma vez!!!!!