Aprenda como comprar com segurança no Mercado Livre, que é sem dúvida uma excelente opção para se encontrar produtos usados ou novos que muitas vezes não estão nem disponíveis no Brasil, como celulares e tablets de última geração, já que são importados e revendidos por membros do site.

+9 dicas simples para proteger sua privacidade

Muitos dos melhores smartphones do mundo hoje, só são encontrados neste site de leilão virtual.

Mas como em todo tipo de negócio existem pegadinhas e golpes. Eu mesmo já tive prejuízo quando não tinha experiência no site. Por isso, saiba como se prevenir e comprar com segurança no Mercado Livre.

Como comprar com segurança no Mercado Livre

1. Procure o produto desejado e na lista de resultados clique em filtrar por MercadoPago (figura abaixo).

O Mercado Pago funciona da seguinte forma: você faz o pagamento via boleto, transferência bancária ou cartão de crédito para o próprio Mercado Livre. Eles confirmam o pagamento e informam para o vendedor que já pode enviar o produto.

Quando você comprador receber e confirmar que está de acordo com o combinado, autoriza o Mercado Livre a liberar o dinheiro para o vendedor. Se por acaso o produto não condiz com o anúncio, você então devolve via correio ou transportadora e cancela a compra.

2. Um detalhe importante para se verificar são os ícones (medalhas) que aparecem ao lado do preço. Eles identificam que aquele vendedor já está no site há algum tempo e já realizou um determinado número de negociações que o qualificaram a receber o respectivo ícone (figura abaixo).

3. Outro detalhe: se alguém já tiver comprado aquele produto, aparecerá “n” produtos vendidos e o mais importante, “Veja os comentários dos compradores”. Leia o que disseram aqueles que já adquiriram aquela mercadoria.

Pode ser também que o preço dos vendedores que possuem os ícones citados na dica anterior, esteja muito acima de outros que não têm nenhum desenho, então o que fazer? Analise a “Reputação” do vendedor. É um gráfico colorido que indica se aquele vendedor possui mais qualificações Negativas ou Positivas de outros membros do site que já negociaram com ele.

No exemplo acima vemos que o vendedor possui 98% de qualificações positivas, o que é algo razoavelmente seguro. Mas o que se deu nas qualificações negativas? Para investigar, clique em “Ver perfil do vendedor”. Neste exemplo, cliquei em ‘Negativas’ e vi que o problema foi de configuração, não de defeito ou má-fé (figura abaixo).

4. Mas isso ainda não é o bastante. Para ir mais fundo na pesquisa é importante ver também as qualificações Positivas, pois num possível golpe elas podem ter sido forjadas. Neste exemplo, é possível notar que foram feitas diversas negociações em datas diferentes e, principalmente, por vários membros com qualificações consideráveis.

O número entre parênteses que se vê depois do nome equivale a quantas qualificações têm aquele membro. Isso é importante porque num possível golpe, o usuário cria uma série de outros usuários que fazem negócios falsos entre si apenas para elevar o número de qualificações. Isso é facilmente identificado quando se analisa as questões propostas aqui.

Tome cuidado com isso. Se ainda tiver dúvidas, investigue também os usuários que deram as qualificações positivas para ter certeza de que eles são membros mesmo, vendo assim as negociações realizadas por eles no Mercado Livre.

5. Antes de fechar negócio, pergunte ao vendedor qualquer que seja a dúvida. Se o produto estiver anunciado como novo, pergunte se de fato ele é novo. Se estiver anunciado como usado, pergunte as reais condições dele e diga que só vai fechar negócio se as dúvidas forem respondidas. Se não forem, é certeza de que tem algo errado.

Essas são as orientações que passo por experiência própria.

Fique sempre atento e desconfie se o vendedor oferecer um produto muito abaixo do preço dos demais membros. Os valores sempre têm preços próximos. Boas compras!

COMPARTILHAR