A velocidade da internet na sua casa pode ter grande influência na sua experiência de navegação online. Por outro lado, pagar por um excesso de velocidade não faz sentido. Assim, para chegar à velocidade de internet que você precisa ter em casa deve levar em consideração o tipo de consumo de internet e o número de pessoas que a utilizam.
Em média, uma pessoa necessita de 2 mbps a 5 mbps se apenas usar a internet casualmente, para navegação em alguns sites. No entanto, hoje em dia fazemos muito mais na internet do que uma simples pesquisa no Google — na verdade, existem pessoas que passam o dia inteiro à frente do computador ou do celular. Além disso, nossas casas atualmente estão repletas de dispositivos que utilizam o wireless para funcionar, seja o nosso celular, smartwatches, geladeiras e outros pequenos e grandes eletrodomésticos.
Tudo isto entra na equação da média de megabites por segundo que a sua residência consome. A seguir, vamos abordar o consumo de internet de algumas das atividades online mais populares, para que você consiga fazer um diagnóstico do seu uso de internet doméstica.
Home Office
O trabalho remoto era um sonho de muita gente, mas praticamente impossível para aqueles que não trabalhavam por conta própria. No entanto, nos últimos anos muitas empresas adotaram o trabalho remoto e outras já apontaram com a adoção da metodologia híbrida, que permite a divisão entre o escritório e o home office.
No entanto, quem trabalha a partir de casa deve levar em consideração que, além da navegação básica, também irá precisar fazer upload e download de arquivos, bem como ter um bom link para as reuniões virtuais e videoconferências.
Em termos de arquivos, recomendamos uma média de 10mps de velocidade para uploads e downloads. Já no que diz respeito a videoconferências, depende muito do serviço que você ou a sua empresa utilizam — o Skype, por exemplo, requer por volta dos 200 kbps para uma chamada de voz e 4mps para uma chamada de vídeo com até cinco participantes.
Dessa forma, para um trabalhador de home office será necessário o mínimo de 100 megabits por segundo para conseguir trabalhar confortavelmente, sem interferências.
Gaming
Uma atividade que revolucionou a utilização da internet na última década foram os jogos online, uma atividade que requer uma boa conexão. Os jogos que consomem mais internet são aqueles em tempo real e os de multijogadores, pela necessidade de uma conexão rápida e estável. No entanto, podemos dizer que a velocidade de conexão necessária varia muito de jogo para jogo.
Em um primeiro nível podemos falar do tipo de jogos disponíveis nas plataformas de cassino online, como o video poker que permite jogar poker de forma real, sem perder a emoção do jogo. Estes jogos apenas requerem velocidade adicional se você se pegar na diversão durante todo o dia.
Já em um nível mais avançado entram os jogos em tempo real, como os e-sports. Os jogadores usam esses jogos não só como entretenimento, mas também como uma forma de socializar e entrar no espírito competitivo, por isso os e-sports se destacam como uma prática popular. Para este tipo de atividade, já é necessário uma internet mais reforçada, entre 200 mbps e 300 mbps.
Plataformas de Streaming
Como já dissemos, agora muito do nosso entretenimento pode ser encontrado online e o cinema não é exceção — assistir filmes e séries através de plataformas como a Netflix é agora o novo normal. Se você é fã de uma boa sessão de cinema em casa, com certeza não quer pausas indesejadas no seu filme devido a uma má conexão de internet.
A própria Netflix revelou que é preciso pelo menos 5 mbps para fazer streaming de conteúdos com qualidade normal; já para ver em full HD são necessários pelo menos 10 mbps, e 25 mbps para 4K Ultra HD. Tudo isto apenas para fazer streaming num só dispositivo. Estes valores são muito semelhantes em outras plataformas, como HBO, Amazon Prime ou o Twitch.
Agora que você tem uma ideia melhor de quantos megabytes irá gastar em média nas suas atividades online, só precisa fazer as contas. Dessa forma, consegue fazer um planejamento adequado para não desperdiçar dinheiro num plano muito elevado ou aumentar o seu plano para evitar falhas de conexão.
No Comment! Be the first one.