Tudo sobre a primeira consulta com ginecologista

0
22
Tudo sobre a primeira consulta com ginecologista
Foto: master1305/Unsplash

Os cuidados com a saúde da mulher devem fazer parte de uma rotina diária e, para isso, é importante que ela esteja bem informada. Saber a forma correta de realizar a higiene íntima e o exame de toque da mama, conhecer as mudanças do organismo durante o ciclo menstrual, proteger-se de doenças e não ter dúvidas sobre o sexo seguro fazem parte desses cuidados, que devem ser orientados pelo profissional de ginecologia.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é recomendável que a primeira consulta com ginecologista ocorra no início da adolescência, para que as meninas já possam compreender a fase de transição do corpo e os cuidados que serão necessários.

Neste primeiro contato, a paciente recebe informações gerais. Para a Febrasgo, é importante que as adolescentes deixem a vergonha e a timidez de lado e tirem todas as dúvidas. É nesse momento que começa a ser criado o vínculo entre médico e paciente, que tende a ser duradouro e precisa ser estabelecido com confiança.

Em geral, a primeira consulta é mais uma conversa para instruções da paciente e, também, da mãe ou responsável que a acompanha. É importante conhecer o histórico de saúde, a sua vida sexual e esclarecer as dúvidas sobre todo tipo de assunto.

Aquelas que preferirem ir ao consultório sozinhas podem fazê-lo. Cabe ao profissional manter sigilo sobre o que é conversado, a menos que a situação envolva doenças ou complicações em pacientes menores de idade.

Ciclo menstrual

Uma das questões fundamentais é as adolescentes compreenderem como funciona o ciclo menstrual, de forma que possam avaliar quais alterações no organismo são esperadas durante esse período e quais merecem ser investigadas, pois podem indicar algum problema de saúde como, por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos, a endometriose, as doenças da tireóide, dentre outros.

Por isso, ao contrário do que muitos pensam, o momento ideal de procurar um ginecologista pela primeira vez não é quando se inicia a vida sexual, mas quando acontece a primeira menstruação.

Exames

A Febrasgo destaca que a paciente que vai ao consultório pela primeira vez não precisa ter medo de exames. Em geral, na primeira consulta, eles são direcionados à avaliação do desenvolvimento da adolescente, de acordo com sua faixa etária.

A realização do exame de Papanicolau é necessária para as mulheres com vida sexual ativa, para a prevenção contra o câncer de colo de útero. As pacientes que não tiveram relação sexual também podem fazer o exame por meio da coleta do material com cotonete. Não é preciso se preocupar, pois o exame é indolor.

Regularidade

De acordo com as autoridades de saúde, as mulheres devem manter consultas regulares ao ginecologista. A periodicidade indicada quando não há problemas de saúde em tratamento é de, pelo menos, uma vez ao ano.

É importante buscar um profissional de confiança, que garanta um atendimento acolhedor e que seja um aliado para os cuidados com a saúde.

Gosta de jardinagem e natureza?

Adoro Plantas no Instagram