Empréstimo pessoal online é alternativa vantajosa para equilibrar contas e realizar sonhos

Empréstimo pessoal online

Imprevistos acontecem e quando envolvem dinheiro costumam provocar ainda mais estragos em nosso cotidiano. Pode ser um carro que quebrou, uma doença em alguém da família, a urgência de fazer algum reparo na casa: em algumas situações, é preciso agir rápido frente às dificuldades. Ou então simplesmente temos um sonho e alimentamos ele por anos, mas sem esperança real que se concretize, por não dispormos dos recursos. Em todos esses casos, seja relacionado a algo que não estava nos planos, ou a algum desejo que temos e que pode melhorar a nossa vida, o empréstimo pessoal é uma alternativa inteligente, capaz de equilibrar as contas e viabilizar projetos.

É apenas por não compreender como se contrata o crédito online, que muitos ainda optam por soluções oferecidas pelas instituições financeiras usuais, estando sujeitos à condições quase sempre menos favoráveis. Entender de que maneira é feita a aquisição do empréstimo é fundamental, inclusive, para escolher o que mais vai se alinhar às nossas necessidades. Mas, saiba de antemão, é muitíssimo mais fácil do que antigamente. Basta ter um celular na mão e um bom planejamento.

Enquanto o delivery não chega

Há muitos anos, quando se falava em empréstimos pessoais, já se pensava em uma burocracia absurda. Isso incluía enfrentar filas, ter em mãos uma verdadeira bateria de documentos e, às vezes, até encarar o mau humor de algum gerente, para quem era preciso explicar as razões pelas quais se solicitava o empréstimo.

Na atualidade, a situação é outra, aquele método tradicional utilizado pelos bancos felizmente ficou datado, sendo possível a contratação do empréstimo direto do sofá da sua casa, enquanto espera seu delivery chegar ou seu programa favorito começar. Preenchimento de formulário, envio de documentos (poucos, aliás), aprovação – tudo é feito online. Isso se traduz em economia de tempo, redução de esforço e eficiência.

Pela própria praticidade que oferece, o empréstimo pela internet já sai na frente do crédito convencional ofertado pelos bancos, mas ele guarda muitas outras vantagens, sendo uma delas, por exemplo, taxas de juros normalmente bem menores do que aquelas atreladas ao pagamento em atraso do cartão de crédito ou do cheque especial.

Conhecendo o empréstimo pessoal por dentro

Quem se planeja, economiza mais e sabe que as operações de crédito têm custos, por isso é preciso estar atento a cada um deles. Dentro do mecanismo de um empréstimo, digamos que existem duas molas-mestras: a taxa de juros e o Custo Efetivo Total – CET. O primeiro é um percentual que incide sobre o valor do empréstimo. Ele é destinado ao banco ou à instituição financeira que prestará o serviço. É importante salientar que não existe uma taxa de juros fixa para o crédito pessoal e nem um prazo universal para pagamento das parcelas. Nesse sentido, é necessário averiguar as condições oferecidas.

O segundo fator, o CET, mostra efetivamente quanto o empréstimo vai custar, ele representa a junção de todos os encargos e despesas que incidem sobre uma operação de crédito, ou seja, basicamente ele é o valor final e real da sua dívida. É interessante estar atento a todos os valores da operação e ter em mente que é direito do consumidor o acesso a esse total, antes de fechar o negócio.

Fechando um bom negócio

Para fechar um bom negócio, na hora de contratar um empréstimo online, o crucial é estudar cada aspecto do processo, assimilando alguns detalhes. Por exemplo, quando se dispõe de um imóvel ou veículo, é perfeitamente possível usá-lo como garantia para obter melhores créditos online. Caso não se tenha, existe o empréstimo sem garantia. Embora as condições praticadas não sejam tão boas, ele é uma solução a ser pensada para os momentos de urgência. Outra questão se refere ao parcelamento. As prestações podem ser quitadas a longo, médio ou curto prazo.

Fazer simulações, estudar as vantagens, ajustar o parcelamento e encaixá-lo no seu orçamento são algumas das etapas a serem percorridas na hora de pedir o crédito online, mas é importante estarmos adaptados à modernidade e suas facilidades: hoje, o empréstimo pessoal online é sinônimo de desenvolvimento e tecnologia, esse formato só tem a crescer e se consolidar no mundo todo.