Criar logotipos grátis pela internet é muito fácil. Não espere porém um trabalho de alta qualidade, já que nenhum serviço automatizado, por melhor que seja, consegue substituir o talento de um designer gráfico.

Mas, se você precisa e quer apenas um logo rápido e não tem condições financeiras para contratar um profissional, eis alguns sites para desenvolver seus próprios logotipos gratuitamente. Todos apresentam uma interface simples, uns mais outros menos.

Certamente um deles vai atender suas necessidades.

Ao final do post, depois de uma super galeria com exemplos de logotipos criativos, trago um bônus: um link onde você poderá encontrar centenas de logotipos profissionais prontos para baixar! Claro, também são grátis. Você só precisará editar o escolhido com o nome da sua empresa.

Para isso pode usar o PhotoShop ou o gratuito Gimp, que é simples de usar e pode substituir o software da Adobe em tarefas básicas como essa.

Sites para criar logotipos grátis

Site para criar logotipos grátis 1: Logaster

Logaster

Logaster é um gerador de logotipos on-line que permite que você crie um ótimo logotipo em poucos minutos.

Tudo que você precisa é escrever o nome e escolher o tipo de negócio que mais se adequa à sua necessidade. O serviço gera dezenas de logotipos conceitos para sua escolha. E o melhor é que você está livre para editar todo o estilo dos seus logos, incluindo cores, texto, ícone e posicionamento, e fazer download.

Logaster suporta os formatos mais populares de imagem, como PNG, PDF, SVG e, claro, JPEG. Além disso, você pode baixar um versão do logotipo para redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus) ou fazer também cartão de visita, envelope em branco, baseados no logotipo que criou. Imperdível!

Site 2: Online Logo Maker

Logotipos grátis pela internet

A interface parece complicada numa primeira vista, mas ao começar a usar você verá que as opções são bem intuitivas. Este site de criação de logos permite que você escolha imagens, importe imagem do seu computador e personalize os textos.

Ao final é só clicar no último ícone (Download logo) e escolher o tamanho desejado. Ele criará um arquivo .png, ou seja, com fundo transparente. Simples e cumpre o esperado.

Site 3: Free Logo Creator

Logotipos grátis pela internet

Pensei em não indicar este site, já que ele não é muito amigável, vamos dizer assim. Você só terá opção de texto, sem imagens, e a cada alteração é preciso clicar no botão “Generate” para ver como ficou. Ele não trabalha em tempo real. Enfim, é uma opção, longe de ser a melhor.

Site 4: Logotype Maker

Logotipos grátis pela internet

Este site é incrivelmente simples e repleto de opções para criar logotipos, porém ele tem uma imensa desvantagem: o tamanho.

Na hora de fazer o download do logo ele fornece apenas o formato de 150×62 pixels, o que é muito pequeno. Se o logo for para um site/blog onde o espaço é limitado, sem problemas, mas na maioria das vezes este tamanho não será suficiente.

Site 5: CoolText

Logotipos grátis pela internet

O site não oferece lindas opções, mas alguma pode combinar com o que você precisa. Para usar não tem segredo. É entrar no site, escolher o estilo do logo que você deseja e personalizar com as cores e algumas opções. Feito isso clique em Render Logo e veja como ficou. Quando estiver satisfeito é só clicar em Download Image.

Site 6: Logomarca Gratuita

Logotipos grátis pela internet

O último indicado é o site Logomarca Gratuita. Ele é sem dúvida o jeito mais rápido de se criar um logo, mas é extremamente limitado. Digite o texto desejado, escolha entre as 10 opções disponíveis e clique em Criar. Só isso. Se gostou clique com o botão direito na imagem e depois em “Salvar imagem como…” (ou clique e arraste para a sua área de trabalho). O site não permite personalizar nada.

Logotipos profissionais prontos para baixar

Logotipos profissionais

Se quiser logotipos com aparência profissional prontos, tanto em PSD ou EPS, etc sugiro que acesse o freepik, que é um excelente banco de imagens com logotipos e muito mais para ajudar nos seus projetos.

Mais uma vez recomendo que, se puder, contrate um bom designer. Nenhum serviço de criação online se compara a um logo feito por um profissional. Pensando nisso, leia a seguir um artigo bem completo com alguns conceitos de design para quem quer criar seu próprio logo.

Logotipos criativos – os melhores exemplos

Logotipos criativos são obrigatórios para uma marca que deseja se fazer presente na mente dos consumidores. Eles se comportam como cartões de visitas de uma marca. Além do nome, que muitas vezes não é óbvio, deve demonstrar aquilo que a empresa faz ou ao menos informar sua área de atuação. Veja alguns exemplos para sua inspiração:

Como Criar um Logotipo

Saiba, em apenas 5 passos, como desenvolver uma logomarca profissional!

1. Saiba que um logotipo é aquilo que ele representa

Antes de criar um logotipo, você deve entender o que é um logotipo, o que representa e aquilo que é recomendado fazer. Um logotipo não é apenas um desenho – o logotipo reflete a marca comercial de uma empresa através do uso das formas, fontes, cores e/ou imagens.

Um logotipo tem de inspirar confiança, reconhecimento e admiração pela empresa ou produto. Este deve ser o objetivo de um designer ao criar um logotipo.

2. Conhecer os princípios efetivos do design de logotipos

Agora que você sabe o que um logotipo deve fazer, e que ele deveria representar, deve aprender sobre o que faz um grande logotipo: as regras e princípios básicos de design para um logotipo eficaz.

1. Um logotipo deve ser simples
Um projeto simples permite fácil reconhecimento e permite que o logotipo seja versátil e memorável.

2. Um logotipo deve ser memorizável
Seguindo de perto o princípio da simplicidade, é o princípio da memorização. Um projeto eficaz deve ser fácil de memorizar e isso é conseguido através de um logotipo, ainda que simples, adequado.

3. Um logotipo deve ser atemporal
Um logotipo eficaz deve ser atemporal – ou seja, deve resistir ao teste do tempo. Será que o logotipo ainda será eficaz em 10, 20, 50 anos?

4. Um logotipo deve ser versátil
Um logotipo eficaz deve ser capaz de trabalhar com uma variedade de mídias e aplicativos. Por isso, o logotipo deve ser projetado preferencialmente em formato vetorial (Corel Draw, Illustrator), para assegurar que ele possa ser redimensionado para qualquer tamanho. Importante, a logomarca deve ficar boa em apenas uma cor também.

5. Um logotipo deve ser adequado
Você deve posicionar o logotipo de forma adequada para sua finalidade. Por exemplo, se você está projetando o logotipo “X” para uma loja de brinquedos de crianças, seria apropriado usar uma fonte infantil bem como, um similar esquema de cores. Isso não seria tão apropriado para um logo de um escritório de advocacia.

3. Saiba identificar sucessos e enganos

Logos de sucesso

Agora que você sabe quais são as regras do desenho de uma logomarca, você pode distinguir perfeitamente as diferenças entre uma boa e uma má criação… Saber o que os outros logotipos conseguiram e por que eles conseguiram dá uma grande visão sobre o que realmente faz um bom logo.

Por exemplo, vamos olhar para o clássico Nike. Esse logotipo foi criado por Caroline Davidson em 1971 por apenas 35 dólares (isso mesmo…) no entanto, é um logotipo forte, memorável, eficaz, sem cor e facilmente escalonável. É simples, fluido e rápido, e representa a asa da famosa estátua da “Nike”, deusa grega da vitória – algo perfeito para um negócio de vestuário esportivo.

Nike é apenas um dos muitos logos perfeitos. Pense em outras marcas famosas que você conhece e verifique os logos – o que os torna bem-sucedidos?

Para obter mais qualidade em logos menos conhecidos, recomendo visitar sites especializados em logos, como o Logo Of The Day e ir a sua livraria ou biblioteca folhear livros de design de logotipos.

Logos não tão bem sucedidos

Nós também podemos aprender muito com os logos que não foram tão bem sucedidos como os da foto acima. Alguns logotipos podem descrever coisas que nem sempre sejam visíveis para o designer (como no logotipo do meio acima) ou podem ser apenas uma concepção ruim, como no logotipo à direita.

4. Estabelecer o seu próprio processo de design

Agora que sabemos o que é um logotipo, o que os princípios e normas de desenho da logomarca são e o que faz um sucesso do logo, podemos finalmente começar o processo de design em si.

A experiência pessoal é o fator chave na criação do seu projeto.

Em suma, um processo de design de um logotipo consiste em:

  • Resumo do projeto
  • Pesquisa & Debate
  • Desenho
  • Tipologia e conceitualização (ver passo 5)
  • Enviar ao cliente para revisão
  • Revisar e dar os últimos retoques
  • Enviar arquivos do cliente ao prestador de serviço, se necessário (bureau, gráfica, etc)

5. Aprenda A Software & Complete O logotipo

Depois que você concluiu o processo de concepção, é o momento de começar a dominar o seu software (Adobe Illustrator é o padrão da indústria), mas lembre que você não pode criar um logotipo pulando direto para o computador… primeiro o esboço. A não ser que não goste nem de esboçar “na mão”, aí vá direto para o Photoshop ou similar para pincelar suas ideias antes de começar a arte final.

Depois você tiver suas ideias e esboços iniciais, resultadas do “briefing”, pode então, saltar para o computador e iniciar a digitalização de seu logotipo.

Depois que tiver o(s) conceito(s) digitalizado e finalizado, pode enviá-lo para o seu cliente, obter as revisões e, finalmente, seguir a criação até finalizar o logotipo profissional. É isso.

Estes 5 passos foram baseados no artigo “How To Design A Logo” do excelente site Just Creative Design.

Conclusão

Portando não há mais desculpas para não ter seu próprio logotipo. Seja em sites simples ou mais elaborados e com mais opções, como a Logaster, as ferramentas estão à sua disposição. Aproveite!

35 COMENTÁRIOS

  1. Tive vários clientes que vieram até mim para pedir que eu refizesse seus logotipos obtidos de sites gratuitos porque perceberam que não tinham personalidade, eram muito parecidos com identidades visuais de outras empresas, tinham problemas de legibilidade ou reprodução gráfica, entre outras coisas. O grátis pode custar caro!!
    Meu sustento vem da criação de identidades visuais e, sinceramente, não os vejo como concorrentes, visto que empresas sérias sabem da importância de uma marca com um bom projeto e não levam esses sites asério. Logotipos profissionais

  2. Boa noite.
    Venho através deste comentário,parabenizá-los pelo excelente trabalho.
    Que DEUS os iluminem cada vez mais,e continuem com esta incrível capacidade de ajudar ao próximo.

  3. Prezados Amigos,
    Por experiência própria, seria bem mais interessante contratar um profissional para criar seu logotipo, pois um logotipo não se resume em um desenho sem sentido, ele precisa ter personalidade, ser criativo e ter uma ótima legibilidade e memorização. Então vou deixar um recado.
    Oriento a procurar a PLUSE Logotipos, pois la encontrarão profissionais qualificados para criar seu logotipo ou toda a identidade visual de sua empresa. Recomendo a todos.
    Marcilene Dias
    Administradora de Empresas.

  4. Vocês, pessoas que pedem logos, sabem, por acasooooo, que existem pessoas que a profissão delas é fazer logos…isto nao se pede assim…agá-se. Nao desvalorizem a profissão do designer gráfico.

    • Amigo, não se trata de desvalorizar. Mas há algo de errado de procurar uma maneira de ter um logo, sem ter todo o conhecimento para uma criação mais elaborada, de forma gratuita?

    • PROBLEMA É DELES NINGUÉM ESTÁ OS DESVALORIZANDO MAIS QUERIDO DINHEIRO NÃO BROTA EM ÁRVORES, ENTÃO TEMOS QUE SABER UTILIZA-LO SE AQUI É DE GRAÇA POR QUE EU IREI PAGAR PARA ALGUÉM FAZER UM?
      aliás se você quer que nós pagamos, por que você não paga o nosso por que ta parecendo até que você doa dinheiro, se tá assim vê se deposita lá na minha conta flw… =_)

  5. Sou publicitàrio.
    Não serve para todos, mas muitos logotipos são associados diretamente, com o serviço ou produto em questão.
    No seu caso, um homem barbudo, com um tapa olho preto, um chapéu tb preto com o simbolo da caveira no centro, seria uma boa idéia.(um pirata, para ser mais claro)
    abraço

  6. Muito bom! Quem diz que perde o emprego por seu site, é porque é um péssimo profissional! sem condições de oferecer qualquer coisa para algum cliente. Parabéns e outros segmentos também deveriam oferecer algo assim para os com menos posses.

  7. Engraçada a utilização do exemplo sobre petições gratuítas que não tiram o emprego do advogado… pois isso existe, e mtos dos Drs., a utilizam. Não utilizei o programa… mas não acredito que banalize a profissão ou desmereça qualquer profissional. Hoje, muitas pessoas estão começando a desenvolver trabalhos em casa como por exemplos, doceiras que estão investindo em sua capacidade de criar e conquistar seus clientes pelo paladar. Algumas destas pessoas não tem muito para investir contratando um profissional e acredito que esse programa poderia ajudá-las a dar início ao projeto que está em andamento, começando a profissionalizar seu produto e mais pra frente, quando já estiver com mais clientela contratar então um profissional que desenvolva sua marca da melhor forma. (Só para constar… estou no último semestre de Direito, apesar de atuar na área há 6 anos, e minha sogra está investindo no que ela sabe fazer de melhor que é brownie, e hoje não tem condições de investir nesse tipo de serviço – logotipo)

  8. Quem acredita nisso: (Uma pessoa que se dispõe a usar essa ferramenta pra criar um logotipo pro seu negócio está fadada ao fracasso. Está jogando o futuro… Não vai se preocupar com esse site, Não é verdade? O proffissional se faz pela criatividade que tem. Seja criativo!!!! e seja feliz!

  9. O Leda tem razão, para quem quer uma logomarca de verdade para um negócio sério precisa lógicamente recorrer a um profissional gabaritado, pois a logo é a imagem da sua empresa e algo feito desta forma impessoal não funciona – é como uma marca improvisada.

  10. Márcio, o Fábio falou tudo. Não está tirando o emprego de designers, mas com certeza banaliza a profissão.
    Procure no youtube sobre a entrevista da Marília Gabriela com o William Bonner. Nenhuma empresa de grande porte vai procurar profissionais de jornalismo na faculdade de engenharia. O fato de não ser necessário o diploma, não quer dizer que eles prefiram pessoas que não tenha cursado a faculdade.
    É um diferencial hoje em dia, até mesmo na carreira de Designer, ter formação acadêmica independente do seu talento, sem desmerecer, é claro. O que existe, no caso do jornalismo, são vários profissionais de antigamente não são formados em jornalismo por faculdade, mas acabaram entrando no ramo e agora podem exercer a função de jornalista.
    Quanto ao comentário do BOMBLOG… Não se trata de uma tendência de internet. Se você estudasse e tivesse conhecimento da criação de um logotipo em essência, veria que, se você tem uma empresa e utiliza uma ferramenta dessas, você desconsidera todo um posicionamento estratégico, estudos, análises de mercado, conceitos gráficos que são importantes para a Marca da empresa que é o que vai perpetuar nas mentes das pessoas. Se você acha mesmo que está certo, procure grandes empresas como Coca-cola, cuja tipografia, mesmo que escrevendo outras palavras, é facilmente reconhecida ou IBM, dando exemplos claros pra você entender e apresente essa nova tendência da internet. Eles vão rir de você.
    "… Uma pessoa que se dispõe a usar essa ferramenta pra criar um logotipo pro seu negócio está fadada ao fracasso. Está jogando o futuro do seu empreendimento ao acaso ao utilizar uma ferramenta que não se baseia em nenhum conceito da empresa, com critérios totalmente randômicos. "
    É exatamente isso. Uma Identidade Visual de Marca de qualquer coisa não é apenas "um logotipo com uma fonte bonitinha e cores fofas…". Se você acredita nisso, desculpe lhe desapontar mas não foi o movimento do mercado que faliu a sua empresa.

  11. muito bom,acabei de criar logo para meu novo blog de filmes,e ficou muito bom.O unico incoveniente e que tive que redimensionar,mesmo porque eu que nao entendo a formula dos pixels,mas e errando que se aprende e eu gostei do resultado final.Quanto ao comentario do FABIO LEDA,essa nao e a questaoeu tambem perdi e nao posso culpar ninguem pois meu negocio faliu por conta da crise, e vou ter que trabalhar de empregado, faz parte da evoluçao do mercado,ainda mais na internet,pois com a "computação nas nuvens" a tendencia e essa,eu tendo a capacidade dele optaria por contruir um site identico a esses,para prestar o serviço online no brasil,inclusive se antecipando a outras empresas.Para manter faça como o Marcos Velascos ,donativos,publicidade e parceria com sites de hospedagem de arquivos,tenho certeza que ele daria conta,porque pra mim um cara que faz curso de WebDesigner e muito capaz e inteligente.No meu caso eu eu nao tive essa capacidade e fiz o curso de montagem e manutenção de pc.Vai nessa FABIO,encare as novas tendencias da internet,e ande com ela .Fecidades a todos e parabens pelo post, muito bom.

  12. Muito triste o comentário do FÁBIO LEDA, ele quer conquistar o mercado com o título, se fosse assim os não Jornalista teriam muito emprego visto a nào obrigação da formação superior para o exercício da profissão, só lembrando que o corretor ortográfico dos computadores não tiraram o emprego de professores e formados em letras.

    • Só lembrando que o corretor ortográfico é uma ferramenta de apoio que não se baseia em conceitos, brainstorm, briefing, análise de cenário, benchmark e outras percepções, mas sim em um banco de dados com todas as variáveis de sinônimos, correções, sugestões, etc. Obviamente não tiraria o emprego de alguém, até porque se existe um profissional que vive APENAS de correção ortográfica em 2010, ele já pode ser considerado um fracassado. O mundo é capitalista, e ele precisa ser mais que isso. Isso é Skill e não um diferencial..
      Aconselho que leia sobre Design: http://independenciadaforma.wordpress.com/2009/05

  13. "Eles não tiram o emprego de nenhum designer, apenas ajudam a quem precisa de algo simples e rápido."
    Não tiram o emprego do designer DE VERDADE, mas deprecia e banaliza muito a profissão, que já é estereotipada demais.
    Imagine eu criar um "gerador de petições grátis" que não tira emprego de advogado, ou um "gerador de receita médica grátis" que não tira emprego de nenhum médico. Ou até um "gerador de plantas grátis" que não tira o emprego de nenhum arquiteto ou engenheiro. O que você acharia? Não venha com a velha justificativa de que medicina mexe com vidas etx., porque o que está em jogo no meu argumento é o valor da profissão e do profissional.
    Uma pessoa que se dispõe a usar essa ferramenta pra criar um logotipo pro seu negócio está fadada ao fracasso. Está jogando o futuro do seu empreendimento ao acaso ao utilizar uma ferramenta que não se baseia em nenhum conceito da empresa, com critérios totalmente randômicos.
    Eu, mesmo sendo designer que não terá o emprego ameaçado com essa ferramenta, abomino esse tipo de coisa. É totalmente anti-ético e desrespeitoso com a profissão e profissionais.

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