O primeiro videogame de sucesso da história foi o Magnavox Odyssey, lançado em 1972. Eu que sou de 79 vivi os tempos áureos dos clássicos River Raid, Enduro e do viciante Frostbite, apelidado carinhosamente de “gelinho”; jogos de Atari 2600 (e podem ser encontrados para jogar online ou no Android e iOS).

Aí chegaram concorrentes modernos, como o Master System e Mega Drive (que acredite, ainda vendiam 150 mil unidades anualmente no Brasil, segundo reportagem do UOL publicada em 2012).

Poucos anos se passaram e a indústria cresceu, se tornou gigante, com previsão de faturar mais de 100 bilhões de dólares até 2017. Este número fica ainda mais impressionante quando comparado à Hollywood. Só no ano de 2013, a indústria de jogos faturou US$ 52 bilhões contra 50 bilhões da indústria cinematográfica. No 2013 tivemos a quebra de um recorde com o jogo ‘Grand Theft Auto V’, que conseguiu arrecadar US$ 1 bilhão em três dias após ser lançado.

Jogos para celulares (e tablets) também estão em franco crescimento, mas os consoles ainda dominam o mercado.

Enquete: vote no melhor console

Dicas dos Profissionais

Confira algumas dicas de jogadores profissionais, que se tornaram ‘personal trainers’ de pessoas que estão começando no mundo dos games, publicadas na Folha de S.Paulo:

Ir à luta só

Games em equipe como “Crossfire” exigem estratégia de grupo. Tentar levar o time à vitória sozinho pode ser sinônimo de enfrentar todos os adversários de uma só vez.

Seguir uma receita

Em jogos como “League of Legends”, pontos fortes e fracos dos personagens variam conforme o adversário. Uma tática que dá certo em certa partida não funciona em outra.

Posicionamento

Saber onde se colocar na tela é importante. Em ‘Street Fighter 4’, um personagem com menos resistência precisa manter distância dos mais fortes e atacá-los de longe.

Falar muito

Comunicação é um aspecto fundamental para jogos em equipe. Não fique gritando e pressionando os outros jogadores do time no meio de uma partida.

Melhores games grátis para jogar agora!

O excelente site TechRadar preparou uma lista imensa com os 100 melhores games para se jogar hoje; veja a seguir 10 opções:

Super Mario 63

Super Mario

Super Mario é clássico e dispensa apresentações. É diversão garantida.

League of Legends

League of Legends

League of Legends é um dos jogos mais famosos do momento. Não espere dominá-lo nas primeiras vezes, mas o aprendizado é rápido. Não é raro ler notícias de torneios do League of Legends que pagam prêmios na casa dos milhões de reais mundo afora. Para jogar é preciso preencher um cadastro.

Planetside 2

Planetside 2

Planetside 2 é um excelente jogo de tiro em primeira pessoa. Para se divertir é preciso apenas preencher um cadastro. Lembre-se de desmarcar a opção de receber e-mails com ofertas, logo acima dos termos do serviço que você precisa marcar.

Pool Live Pro

Pool Live Pro

Pool Live Pro é mais um viciante jogo de sinuca. É possível competir com outros jogadores. Para jogar é preciso ter um e-mail do Yahoo.

Star Wars: The Old Republic

Star Wars: The Old Republic

Star Wars: The Old Republic é imperdível para os tantos fãs da saga. Apesar de gratuito, o jogo ainda permite assinaturas para ter mais poder e missões.

TrackMania Nations Forever

TrackMania Nations Forever

TrackMania Nations permite não apenas dirigir em alta velocidade, mas literalmente deixa que você voe nas curvas radicais desse belo jogo. O chato é que é preciso instalar o aplicativo Steam, antes de poder jogar.

FlightGear

FlightGear

E já que falamos de carro, porque não fazer um upgrade para um avião? Se gosta de simuladores de voo, mas não quer gastar nada sugiro o FlightGear, cujo único ponto negativo é o tamanho de 1 GB, que pode desencorajar dependendo da velocidade da sua internet. Mas se isso não for empecilho, a diversão está garantida. É compatível com Windows, Mac e Linux.

Tetris

Tetris

Os mais velhos devem lembrar o Game Boy (e as tantas imitações que surgiram), e principalmente de Tetris, um dos jogos mais viciantes de todos os tempos. Que tal matar a saudade?

BOMBAY TAXI 2

BOMBAY TAXI 2

Este é por minha conta, não estava na lista. No Bombay Taxi você escolhe o modelo do táxi, seleciona o nível desejado e mãos à obra. O objeto não poderia ser mais fácil: estacionar o táxi na vaga indicada, sem bater.

River Raid

River Raid

Mais um que selecionei por conta própria. River Raid é um dos jogos mais clássicos do Atari. Esta é uma imitação, quase idêntica à original. Você precisa atirar em tudo, até nos “postos de combustível”, até que ele esteja acabando, aí precisará passar devagar para abastecer seu avião. O único cuidado é não bater nem nas paredes, muito menos nos navios e helicópteros que estão no seu caminho. Uma dica é usar a seta para baixo, assim seu avião ficará bem devagar permitindo atingir/desviar dos alvos com mais facilidade.

Se quiser matar a saudade dos mais importantes jogos do Atari, tais como Enduro, Pac-Man, Pitfall e muitos outros, acesse a área de clássicos do Terra.

Jogos mais importantes de todos os tempos

Quando pedirmos para alguém fazer uma lista dos melhores games a resposta não virá fácil. Tem quem prefira jogos de estratégia, outros de tiro em primeira pessoa e assim por diante.

E são tantas opções que fica difícil eleger os melhores ou o melhor jogo. Por isso decidi buscar alguns sites que toparam fazer uma lista dos melhores games da história.

Quando penso em games um site que uso como referência é o GamesRadar+. Eles decidiram formular um ranking dos games mais importantes do mundo. Deixam claro que mais importantes não quer dizer que sejam os melhores, até porque, como disse no início do post, isso é muito pessoal. Mas eles quiseram listar jogos que ajudaram a moldar e definir a indústria como ela é hoje. São games que popularizaram gêneros e/ou se transformaram em passatempos para pessoas de todas as idades e estilos. A lista é imensa, mas aqui traremos ‘a nata’; eis o TOP 10:

10. Grand Theft Auto III (2001)

Tela do Grand Theft Auto III

O GTA III trouxe uma experiência nunca antes vista: diversos lugares para explorar, pessoas inocentes para serem roubadas e muitas outras coisas. Ou então você poderia apenas dirigir pelas ruas da Liberty City. Não foi à toa que diversos jogos tentaram pegar carona no sucesso do GTA.

9. Half-Life (1998)

Tela do Half-Life

Half-Life foi pioneiro em muitos aspectos. Levou o gênero de games de tiro em primeira pessoa para um outro patamar, em termos de narrativa e design, gerando uma legião de atiradores on-line nunca antes vista.

8. Pokemon Red & Blue (1996)

Pokemon Red & Blue

Pokemon foi o primeiro jogo para videogame que realmente alcançou o mesmo (imenso) sucesso com as crianças que os brinquedos e desenhos animados de maior sucesso dos anos 80 e 90. O conceito não era nada complicado, pelo contrário, era muito simples: combinar animais bonitinhos dos desenhos animados. 15 anos mais tarde Pokemon provou ser mais popular e duradouro do que os Tamagotchis da vida, o que levou a uma legião de imitadores que nunca conseguiram igualar o sucesso da Nintendo.

7. EverQuest (1999)

Tela do EverQuest

Desenvolvido pela Sony, ficou conhecido por popularizar o gênero MMORPG (RPG online multiplayer) e se tornou um vício entre os jogadores. O jogo se passa num mundo de fantasia onde o jogador pode criar personagens. No Brasil foi proibido em 2008 e parece que isso perdura até os dias atuais.

6. The Legend of Zelda (1986)

Tela do The Legend of Zelda

Um dos games mais fascinantes da Nintendo. O jogo mostrou ser possível construir um mundo dentro de um jogo. A aventura era tão grande, que a Nintendo teve que usar o conceito de “salvar”, para que o jogador pudesse voltar mais tarde e recomeçar de onde parou ao invés de começar de novo. Tenha certeza que Zelda inspirou e inspira diversos games de sucesso.

CONTINUA NA PÁGINA 2

1
2
COMPARTILHAR