Futebol continua como tema favorito para jogos eletrônicos e online no Brasil

Pro Evolution Soccer
Fonte: Pro Evolution Soccer via Facebook

Os jogos eletrônicos estão em alta, não apenas no exterior, mas também no Brasil. Por aqui, o futebol continua sendo uma das temáticas prediletas. Além dos tradicionais FIFA e PES, alguns diferentes tipos de jogos também estão ganhando a audiência do torcedor brasileiro. O estilo fantasy, por exemplo, tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes sites de futebol do país.

Em setembro de 2018, a Electronic Arts anunciou que a franquia do FIFA conseguiu vender mais de 260 milhões de jogos. Ou seja, desde o lançamento em 1993 até hoje, o game conseguiu atingir esse número incrível. A franquia da Konami, o Pro Evolution Soccer, não fica muito longe disso. Apesar de nunca ter anunciado o número oficialmente, a expectativa é que pelo menos 100 milhões de jogos já foram comercializados.

O Brasil tem uma boa participação nesta fatia, já que é um dos locais onde as duas empresas mais fazem campanha de marketing. A Konami, por exemplo, acertou um patrocínio com o Corinthians, ano passado, no valor de R$ 5 milhões, segundo o portal Terra. Isso mostra que o gosto dos brasileiros pelos jogos eletrônicos de futebol continua a crescer, e em diferentes modos, inclusive o fantasy.

Esse modo de jogo é conhecido por ser uma espécie de simulador online. O usuário monta um time, escala os jogadores disponíveis e pontua pela atuação do jogador na vida real. No Brasil, o Cartola FC é o principal neste estilo. Segundo dados do próprio site, quase 9 milhões de times foram montados na plataforma no ano passado, tendo um crescimento de 3 milhões, em comparação com 2017.

Cartola FC
Fonte: Cartola FC via Facebook

No entanto, o Cartola FC não é o único jogo neste estilo por aqui. O portal da ESPN Brasil também possui o Fantasy Futebol, mas é voltado para o futebol estrangeiro. Ele funciona no mesmo estilo do concorrente, mas nele é possível escalar jogadores da Liga dos Campeões, do Campeonato Inglês e também do Espanhol.

Jogos para todos os estilos

Além do modo fantasy clássico, alguns outros jogos derivados deste estilo foram surgindo, principalmente em sites de aposta online. Por exemplo, o modo Betfair intercâmbio surgiu justamente na tentativa do site de alinhar a ideia de saber escolher os jogadores mais eficientes e, ao mesmo tempo, jogar com as apostas esportivas. Isso acabou rendendo uma modalidade diferente neste tipo de jogo.

Outra plataforma que tem ganhado muitos adeptos são os simuladores de treinador. O jogo Football Manager, como exemplo, é um sucesso absoluto, não apenas entre os torcedores, mas também com jogadores profissionais. Nele, você assume a função de comandante do time e precisa lidar com todos os problemas do dia a dia da profissão, seja com transferências ou escolha de táticas.

Football Manager
Fonte: Football Manager via Facebook

O futebol continua sendo uma força nacional, mesmo com as mudanças das novas tecnologias. Atualmente, as pessoas estão deixando de lado a ideia de serem meros espectadores. Elas buscam mais informações e, principalmente, uma interatividade maior. A prova disso é o sucesso de jogadores e clubes nas redes sociais, como o Instagram. Os jogos eletrônicos, independente do estilo, são também uma forma de colocar os torcedores mais próximos do campo.

COMPARTILHAR
Paulistano, radicado em Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e informação. Em 1993 começou a trabalhar com design e diagramação; é Webmaster do Curiosando desde 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here