Curiosando

Curiosando


As melhores frutas para sua saúde

Rodrigo PivaRodrigo Piva

Você é o que você come. Quem nunca escutou essa frase, não é mesmo? Alimentos pobres deixarão seu corpo fraco e sem energia para enfrentar bem o dia-a-dia.

Além disso, o desequilíbrio de nutrientes pode causar problemas sérios de saúde, portanto, escolha alimentos que satisfaçam suas necessidades, independente se o seu objetivo for emagrecer.

Melhores frutas para sua saúde

Nosso corpo basicamente precisa de seis nutrientes principais: carboidratos, proteínas e gorduras (nutrientes que fornecem energia para nosso corpo), sais minerais, vitaminas e água. Água é vital, óbvio.

No entanto, na maioria dos casos, a água pode não cumprir sozinha nossa necessidade de líquidos. Aí entram as frutas e os sucos de frutas. Escolhemos então 10 das melhores frutas para você consumir.

Maçã

Melhores frutas para sua saúde

Lembre-se do ditado de que uma maçã por dia te livra do médico. Claro, ela não faz milagre, mas ajuda.

Damasco

Uma fruta que merece fazer parte da sua dieta. O damasco tem origem na China, e se tornou popular pelo delicioso sabor, ótimo perfumaria e incrível valor nutricional. Rico em vitaminas A, C, fósforo, ferro, potássio, cálcio e outros nutrientes. Vale lembrar que eles devem ser consumidos quando frescos. Os Damascos secos não têm as mesmas propriedades que os frescos.

Outro incentivo para você consumir a fruta é que a vitamina A torna a pele brilhante e saudável. Fortalece também o sistema imunológico.

Banana

Rica em açúcares naturais: sacarose, glicose e frutose, a banana fornece energia rápida para o corpo. Duas bananas por dia fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos. Ajuda o organismo a combater diversos tipos de doenças. Especialistas dizem que a banana também auxilia no combate à depressão.

Frutas Vermelhas

Morango, amora, framboesa entre outras, são frutas que fornecem muitas vitaminas como flavonóides e fibras, ao mesmo tempo, fornecem energia e antioxidantes. Também auxiliam a memória e retardam o processo de envelhecimento. Possuem também uma grande quantidade de vitamina C e ajudam o organismo a desenvolver proteção contra úlceras.

Melão Cantaloupe

Melões Cantaloupes podem ser consumidos com casca, já que ela é muito fina (diferente da maioria da “família” de melões, como melancia, canárias e o próprio melão) e muito rica em nutrientes.

Benefícios do Cantaloupe:

Cereja

Têm grande poder antioxidante, que retarda os efeitos nocivos do envelhecimento e auxilia no combate de doenças graves. Seu consumo ajuda na proteção contra o câncer e doenças cardíacas.

Existem dois tipos de cerejas: as doce e as azedas (ou amargas).

As cerejas são ótimas para quem está preocupado com a balança pois têm baixas calorias.

São ricas em sódio, sais minerais e diversos tipos de vitaminas.

Frutas Cítricas

LIMÃO
O limão é uma fruta muito importante, pois estimula o sistema imunológico fornecendo vitaminas e minerais essenciais. É rico em vitaminas A, B e C, ferro e fósforo. É remédio para reumatismo, infecções como resfriados, febre e astenia.

LARANJA
A laranja também faz muito bem para nós. Cura problemas hepáticos, estomacais, renais e de intestino.

GRAPEFRUIT
É muito rica em vitamina C e ajuda problemas relacionados ao sangramento da gengiva. Também ajuda a aliviar a garganta, ossos, dores e gripes. A vitamina C é ótima para o sistema imunológico do corpo. Ótima também para perda de peso.

Portanto, inclua cítricos na sua dieta. Dessa forma você não só vai perder peso, mas também desintoxicar o corpo.

Kiwi

O Kiwi merece destaque entre todas as frutas. É rico em nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e fibras.

Para aproveitar todos os seus nutrientes, consuma preferencialmente com a pele.

A combinação de benefícios presentes na fruta, como vitamina C, potássio, vitamina E e antioxidantes, são vitais para lutar contra as células cancerosas.

Além de rico em fibras é pobre em gordura, que controla os níveis de colesterol e doenças do coração.

Geralmente têm efeito protetor contra qualquer tipo de sintomas respiratórios, incluindo asma e chiado no peito.

São ótimos para aliviar os sintomas da azia.

Mamão Papaia

Também conhecido como o “fruto dos anjos” papaias são doces e saborosos. É rico em nutrientes antioxidantes como vitamina C, vitamina B, ácido fólico, flavonóides, sais minerais, potássio, fibras e magnésio.

O mamão protege o organismo contra o câncer de cólon e também o sistema cardiovascular. É muito bom também para o sistema digestivo.

É muito bom também para controlar o colesterol. Além disso ele se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos e protege o organismo de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais graves.

Uvas vermelhas

A uva é extremamente saudável ​​para o corpo. Pode ser encontrada numa grande variedade de cores, no entanto, quanto mais escura a casca, mais saudável será para o corpo. Se você se preocupa com o ganho de peso pode ficar tranquilo. Além de baixas calorias a uva sacia com facilidade, não é preciso se empanturrar para ficar satisfeito.

Outro trunfo é o resveratrol, encontrado nas uvas vermelhas. Pesquisas comprovaram que ele consegue combater o diabetes tipo 2. O experimento foi realizado em ratos e mostrou que as uvas vermelhas são altamente recomendados para pacientes com problemas de diabetes.

Conclusão

A alimentação saudável depende de você. É uma necessidade nos dias de hoje. Ao escolher o que coloca em seu prato, você pode evitar diversos problemas de saúde e optar por um estilo de vida mais ativo.

Nosso foco neste artigo foi falar de frutas. Experimente. Varie. As vezes você não consome determinada fruta por hábito, mas sabendo o tanto de benefícios que ela proporciona, não vale a pena experimentar?

Consumindo diferentes tipos de frutas podemos nos proteger de AVC, doenças intestinais, diversos tipos de câncer, problemas nos olhos e manter nossa pressão arterial sob controle.

Se o objetivo é perder peso, consuma frutas diariamente! Além de fornecerem energia para o corpo, principalmente por causa do alto teor de fibras, têm baixo teor de sódio, que minimiza a retenção de líquido no corpo.

A recomendação padrão é que um terço de nossa dieta seja em forma de frutas e legumes.

Aproveite! Viva melhor!

Paulistano, radicado em Santa Catarina, apaixonado por tecnologia e informação. Em 1993 começou a trabalhar com design e diagramação; é Webmaster do Curiosando desde 2008.

Ativar Notificações
Receber notificação de
guest
3 Comentários
novos
anteriores mais votados
Comentários em linha
Ver todos os comentários
john

muito bom

maria dos remedios

muito obrigado me ajudou bastante

Aline

Adorei ,Muito Interessante Eu Sempre Tento Fazer Dietas e Nunca Da Certo,Agora Quero Saber a Fundo O Que é Bom e o Beneficio Que Traz e Estou Praticando Exercicios Fisicos Que Esta Me Ajudando Muito….Obrigado